Blog do Dresch

15 de setembro de 2015

O bate-bola no Senado com grandes nomes

                  Marcados para hoje os depoimentos dos craques do futebol brasileiro Zico e Pelé na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Futebol, no Senado da República, para falar da atual situação do futebol no país. Zico é pré-candidato à presidência da Federação Internacional do Futebol (Fifa), na eleição que deve acontecer no inicio do próximo ano. Ele ainda busca apoio de alguma Confederação de algum país filiado para confirmar a candidatura. A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou uma declaração de apoio ao ex-jogador.

Zico e Pelé na CPI 2

                   Outros nomes do futebol brasileiro também devem comparecer hoje á sessão da CPI. O Bom Senso Futebol Clube, movimento independente dos atletas que discute o futebol no país, será representado pelo zagueiro do Cruzeiro, Paulo André. Também foram convidados os ex-jogadores Carlos Alberto Torres, Cafu, Ricardo Rocha, Roque Júnior e Juninho Pernambucano. A CPI do futebol do Senado é presidida pelo senador Romário (PSB-RJ) e tem como relator o senador Romero Jucá (PMDB-RR).

Suíça elogia coragem do MPF

                   O Procurador geral da Suíça, Michael Lauber, disse ontem em Zurique que estava “impressionado com a coragem na luta contra a corrupção do MP brasileiro”. Durante uma palestra, ele fez questão de ressaltar o caso de corrupção das Petrobrás, dando como exemplo na reunião anual da Associação Internacional de Procuradores, o trabalho desenvolvido no Brasil. “Estamos impressionados com a coragem deles (os brasileiros)” disse Lauber. “Eles lutam com convicção e com a certeza de estar fazendo a coisa certa, com o respeito pelo estado de direito” completou. A colaboração entre o Brasil e a Suíça permitiu o congelamento de mais de US$ 400 milhões em contas relacionadas aos ex-funcionários da Petrobrás. Ele disse que a parceria é crucial para levar o caso adiante para o esclarecimento total. Porém, o governo suíço reconhece que outras praças financeiras receberam valores potencialmente superiores provenientes de propinas do esquema de corrupção da Petrobrás e também devem colaborar. Questionado sobre como os bancos acabaram aceitando estes milhões de dólares de ex-executivos da Petrobrás, sem questionamentos, o procurador justificou dizendo que o esquema foi sofisticado. O dinheiro teria passado por várias sociedades antes de chegar às contas da Suíça. A Suíça abriu investigações sobre o caso brasileiro em Abril de 2014, e em Março de 2015 o MP de lá revelou 300 contas em 30 bancos diferentes com dinheiro da corrupção.

 

 Segurança nutricional

                   Alagoas já escolheu os 44 delegados que vão lhe representar na Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontece em Brasília no inicio de Novembro. Além disso, os representantes alagoanos vão apresentar as seguintes propostas, aprovadas na Conferência Estadual, realizada na semana que passou: Estímulo à politicas que fomentam a produção natural de alimentos, através da agricultura familiar e sua distribuição justa; a educação alimentar, principalmente nas escolas, e a ampliação de restaurantes populares. Um dos objetivos é fortalecer o Plano Nacional de Segurança Nacional e Nutricional, segundo o Secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Joaquim Brito.

Segurança nutricional 2

                   Representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate á Fome e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) participaram da conferência em Alagoas, e reafirmaram que o propósito do Governo Federal é fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todos o direito da alimentação adequada  saudável. A Conferência Nacional esta marcada para os dias 2 e 3 de Novembro, em Brasília.

Idade biológica

                   Cientistas de vários países desenvolveram uma análise genética que torna possível estabelecer a idade biológica de uma pessoa, descobrir o ritmo do envelhecimento e o grau de risco para desenvolver doenças como o Alzheimer. O trabalho envolveu cientistas do Reino Unido, Suécia e Estados Unidos eles garantem que a idade biológica é mais útil do que trabalhar do que baseado na data de nascimento de uma pessoa. O estudo não especifica o que é possível fazer para retardar o envelhecimento, mas avaliou o comportamento de 150 genes de dois grupos de pessoas, um de 25 anos outro de 65 anos.

Idade biológica 2

                   Foram estudadas pessoas que envelheciam lentamente e as que envelheciam de maneira acelerada, o que permitiu antecipar quem morreria primeiro. A pesquisa possibilitou identificar as pessoas que quase não tinham possibilidade de morrer e pessoas que tinham 45% de possibilidades de morrer. Esse mesmo teste pode ser utilizado associado a outros já utilizados para identificar quem tem alto risco de desenvolver doenças neurodegenerativas. O grupo de especialistas que conseguiu identificar a idade biológica admitiu que ter conhecimento dessa informação pode ter implicações na previdência e nos planos de saúde.

 

 

  • O filme “Que Horas Ela Volta?” será o longa brasileiro que representará o país na disputa para ocupar um lugar entre os cinco filmes que lutarão pelo Oscar de melhor filme estrangeiro neste ano.
  • Dirigido por Ana Muylaert, o filme foi escolhido como o melhor do Festival de Berlim.
  • Também a imprensa internacional especializada tem se derramado em elogios, que escolheram o filme como um digno representante brasileiro na disputa.
  •  O filme já foi comercializado para 22 países e só na França, em um final de semana foi visto por 130 mil pessoas. Outro sucesso brasileiro “Cidade de Deus” obteve 155 mil pessoas na estreia naquele país.
  • “Que Horas Ela Volta?” foi escolhido pelo Ministério da Cultura entre outros concorrentes como “A História da Eternidade”, de Camilo Cavalcante, “Estrada 47” de Vicente Ferraz e “Casa Grande” de Fellipe Barbosa.
  • Nos últimos anos o Brasil não tem conseguido ficar na seleção final da Academia, que indica os cinco concorrentes ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.