9 de setembro de 2015

Pronação dolorosa ou lesão da babá

Criança chorando dor no membro superior que está paralisado ao longo do corpo. Ninguém da família sabe o local exato da dor. Entram todos no consultório. Pai, mãe, avó, avô etc.

O que aconteceu? Às vezes ninguém sabe informar e a babá com receio de algo também omite o fato.

Esta lesão que tecnicamente chamamos de pronação dolorosa, tem nome de lesão da babá ou da nineira em espanhol. É uma sub-luxação da cabeça do rádio na articulação do cotovelo.

Aparece quando andando com uma criança de poucos anos a babá segurando em sua mão vai ampara-la para que a mesma não caia. Exemplo. Ao descer uma calçada. Ao segura-la para não cair a criança roda o corpo e é erguida por um membro superior só. Vem então a dor que pode ser imediata ou pode aparecer algumas horas depois.

O médico ortopedista experiente faz o diagnóstico imediatamente principalmente pela posição da defesa da criança. Caso haja a informação de que alguém segurou no membro superior para evitar uma queda mais ainda, pois o diagnóstico fica fechado.

A redução da cabeça do radio para o seu local de origem se faz rapidamente e com alguma dor. Após o choro repentino da criança a mesma passa a usar o membro superior antes afetado e principalmente movimentando o cotovelo.

Em dez ou quinze minutos tudo está resolvido e todos estão felizes  e contentes com o resultado do tratamento.

Caso persista alguma dúvida ou a lesão não tenha sido totalmente revertida haverá necessidade de um exame de imagem como também uma imobilização.