Roberto Baia

6 de setembro de 2015

Feira de mangaio

A tradicional Feira Livre de Arapiraca, a maior do Estado de Alagoas e que ocorre sempre às segundas-feiras, será adiada devido ao Dia da Independência, neste próximo dia 7.

De acordo com a secretária Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), Myrka Lúcio, por conta da missa solene e do desfile cívico-militar que acontecerão pela cidade, à feira passou para o dia posterior, terça-feira (8).

 

Histórica

Ela ocorre nos bairros do Baixão e Centro, nas ruas Maurício Pereira; Teodorico Costa; do Sol; Pedro leão; Tiradentes; Miguel Correia Amorim; Padre Cícero; José Lopes da Silva; e Manoel Ângelo Tavares.

A Feira Livre de Arapiraca, cuja origem remonta ao ano de 1884, quando o município ainda era um povoado de Limoeiro de Anadia, representa uma expressão viva e espontânea da cultura popular genuinamente nordestina, sendo a manifestação cultural mais antiga e de maior importância de toda a região.

 

Japaratinga

Japaratinga, no Litoral Norte, é o 35º município alagoano cujo sistema de saneamento básico passa a ser fiscalizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), depois que a prefeitura municipal firmou, em agosto deste ano, o Contrato de Programa e o Convênio de Cooperação Técnica com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a Agência Reguladora.

 

Serviço regulado

O Convênio de Cooperação delega ao Estado, por meio da Arsal, a competência de organizar, fiscalizar e regular o sistema de saneamento básico e esgotamento sanitário na localidade.

Além de Japaratinga, o serviço é regulado nos seguintes municípios: Arapiraca, Craíbas, Lagoa da Canoa, Olho D’Água Grande, Igaci, São Brás, Feira Grande, Girau do Ponciano, Coité do Noia, Campo Grande, Ouro Branco, Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira, São José da Tapera, Cacimbinhas, Monteirópolis, Olivença, Maravilha, Carneiros, Estrela de Alagoas, Jacaré dos Homens, Batalha, Piranhas, Pariconha, Olho D’Água do Casado, Inhapi, Delmiro Gouveia, Campestre, Messias, Santa Luzia do Norte, Barra de São Miguel e Palmeira dos Índios.

 

Área recente

O saneamento básico é área mais recente regulada pela Arsal, cujas fiscalizações “in loco” do serviço começaram após a publicação, no ano passado, do Regulamento dos Serviços de Saneamento do Estado de Alagoas, estabelecendo as condições gerais para prestação e utilização dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

 

Ruas serão interditadas

O desfile do dia 7 de setembro é tradição em Arapiraca. Famílias lotam as ruas do Centro para assistir a apresentação das escolas e instituições.

Para garantir a segurança da população, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) vai interditar ruas do Centro, no entorno da Avenida Rio Branco e Rua Estudante José de Oliveira Leite, corredores do desfile.

 

Logo cedo

Os serviços que serão executados pelos Agentes de Autoridade de Trânsito (AAT) terão início a partir das 7h da manhã e serão concluídos após o término do desfile com a dispersão dos estudantes e demais integrantes.

 

Célia e Yale

Este ano, a Independência do Brasil comemora seus 193 anos e terá a presença da prefeita Célia Rocha (PTB), do vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB), secretários municipais, vereadores e demais autoridades institucionais do município.

“O desfile é uma tradição de nossas famílias e sinto-me orgulhosa de participar desta festa que marca a independência do Brasil e me traz boas recordações do meu tempo de estudante aqui em Arapiraca”, frisou Célia Rocha.

 

Agentes de trânsito

De acordo com o superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, o órgão terá 20 agentes de trânsito distribuídos na área central da cidade em barreiros e motorizados com cinco viaturas (VTRs) e cinco motos (Águias).

“Já montamos toda a estratégia de disciplinamento do trânsito e vamos atuar também em parceria com a Polícia Militar do 3º BPM com a finalidade de mantermos um trânsito seguro e resguardar a integridade de todos que forem assistir ao desfile”, ressaltou Teófilo.

 

Trajetória do desfile

A trajetória do desfile será a mesma de anos anteriores. Os participantes vão se concentrar no Largo Amphilóphio, ao lado do Clube dos Rua Estudante José de Oliveira Leite e termina na Casa da Cultura, na Rua Esperidião Rodrigues, na Praça Luiz Pereira Lima, antiga Praça da Prefeitura.

  

… Para este 7 de setembro, a SMTT vai interditar dez pontos de cruzamentos no Centro de Arapiraca. Os agentes de trânsito vão ficar distribuídos em dez locais distintos para impedir a entrada de veículos nas proximidades do circuito do desfile.

 

… As ruas Fernandes Lima, Esperidião Rodrigues, Roberto Lúcio e parte da Rua São Francisco serão bloqueadas. Nas barreiras os agentes vão utilizar cones refletivos de sinalização no trânsito.