Flávio Gomes

5 de setembro de 2015

A escória resiste

Do jornalista Jorge Oliveira: “… O sindicalismo, que deu origem ao PT, apodreceu, esfacelou-se nos sucessivos escândalos do mensalão e da lava jato. Não à toa, dois dos seus principais homens de finanças foram flagrados roubando os cofres públicos. Delúbio Soares, o primeiro tesoureiro, vive com uma tornozeleira eletrônica, vigiado dia e noite como um bandido comum. O segundo, João Vaccari Neto, está recolhido à penitenciária. Pesam contra ele acusações seríssimas: a de roubar a Petrobrás e acharcar empresários para manter o PT do Lula no poder. A orgia financeira, porém, não acaba aí. Ao lado do gabinete da Dilma, numa sala decorada de estrelas vermelhas, um senhor de barba rala, com cara de assustado, como se estivesse a qualquer momento esperando para ser algemado, é o terceiro tesoureiro da quadrilha. Trata-se de Edinho da Silva, um ex-deputado estadual por São Paulo, inexpressivo na política e na vida social, já denunciado na Lava Jato. De comum entre os três, apenas o fato de não serem expoentes do partido, razão pela qual foram escolhidos a dedo por Lula como boi de piranha para intermediar o assalto às empresas públicas. Os brasileiros vivem hoje uma situação vergonhosa, calamitosa, desastrosa. Os ministros e os ex-ministros do PT são vaiados e até ameaçados. Não podem sair às ruas sem escoltas com medo de serem agredidos ou insultados pela população. A Dilma, empoleirada dentro de um gabinete, só sai de lá para entregar as casas inacabadas do “Minha Casa, Minha vida”, um programa assistencialista adotado por políticos fisiológicos em troca de voto…”

Garimpo

O governador Renan Filho repete a bem sucedida estratégia do antecessor, Téo Vilela, indo pessoalmente, Brasil afora, em busca de empresas para se instalarem em Alagoas. Nesta semana ele tirou alguns dias para ir ao Sul com esse propósito, incluindo visita à fábrica de móveis planejados Todeschini, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.

A conferir

O secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias, é empresário. Dentre seus negócios consta a representação em Alagoas da Portobello, que inaugura este mês a sua fábrica aqui no Estado. Há fortes comentários de que a partir daí Fábio deixará o cargo, após arrumar o início do governo e cuidar da Lei Delegada, para cuidar só dos negócios.

Padrinho

Em entrevista ao programa “Conjuntura” (TV Mar, canal 25 da NET), o Diretor de Irrigação da Codevasf, Napoleão Casado, explicou que tem ligações políticas com o deputado federal Maurício Quintella (PR/AL). Mas revelou que sua nomeação foi uma indicação feita à presidente Dilma pelo senador Benedito de Lira (PP/AL).

Perda de tempo

O vereador Silvio Camelo (PV), da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Maceió, quer sessão pública para discutir o aparecimento de tubarões nas nossas praias. Dá para adiantar: tubarão sempre existiu no Pontal da Barra e outros casos recentes são de tubarões mortos em alto mar, por pescadores, e trazidos à praia.

Orientação

Alfredo Brêda, presidente do Sindicato da Indústria da Construção de Alagoas, admite os efeitos da crise sobre o setor, mas diz que, até por conta disso, investir em imóveis é uma boa opção: “Como os investimentos diminuíram este ano, em 2016 faltará imóvel. Em conseqüência, os imóveis estarão valorizados, com preços mais altos.”

Cultura

A Feira do Livro do Maceió Shopping, que homenageia o falecido escritor e ex-governador Divaldo Suruagy, está acessível ao público até 15 de setembro. Funciona todos os dias, das 10h às 22h, em um espaço ao lado do cinema, no segundo piso da expansão. Há títulos de diversos gêneros, com valores a partir de R$ 3,00

Opinião

Do jornalista Ricardo Noblat, sobre o “é dando que se recebe” que caracteriza a política nacional: “No regime presidencialista brasileiro, a cooptação de aliados se dá com a distribuição de cargos para que roubem e permitam roubar, e de dinheiro destinado à construção de obras nos redutos eleitorais de deputados federais e senadores.”

 

*Comemorando 15 anos, hoje e amanhã a Associação Médico-Espírita de Alagoas  realiza o VIII Encontro de Medicina e Espiritualidade, no Lar São Domingos. Presença do presidente da AME Brasil, Gilson Luís Roberto. Contato: www.amealagoas.com.br.

*Encerra-se hoje, na Praça Afrânio Jorge (“Praça da Faculdade”), no Prado, a 16ª Feira da Reforma Agrária, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra de Alagoas. Os hortifrutigranjeiros comercializados são produzidos pelo MST.

*Hoje, às 11 horas, na Educativa FM, o programa “MPB em Foco” apresenta sucessos de Ney Matogrosso, Maria Bethânia e outros, além de dueto de Gonzaguinha e Núbia Lafayette. E ainda o cantor e compositor alagoano Gama Junior, 20 anos de carreira;

*Às 13 horas, na Difusora AM, o programa “Eternamente Jovem”, que aborda a Jovem Guarda, terá Sérgio Reis, The Beatles, The Fevers, Celly Campello, Roberto Carlos, Peppino di Capri e Jayne, dentre outros. Produção e apresentação: Givaldo Kleber.

 *Ivan Barsand anuncia para o “Balançando o Ganzá” deste sábado, às 14 horas, na Educativa FM, entrevista com Juliana Michaello, da Ufal, sobre mapeamento do patrimônio cultural e imaterial de Alagoas. Além, é claro, de muito sobre folclore.

*O Cine Sesi Cultural, que leva filmes para cidades que não possuem salas de cinema ou cujas salas encontram-se desativadas, está desde ontem e até amanhã em Ibateguara. Sempre às 18 horas, sessões gratuitas, ao ar livre, na Praça Padre Francisco.

*O Coruripe depende apenas de uma vitória hoje sobre o Globo, do Rio Grande do Norte, para se classificar à próxima fase da Série D do Campeonato Brasileiro e continuar pensando na Série C. Às 19h30m, no Estádio Gérson Amaral, Coruripe.

 

“A presidente já não governa mais. Quem está governando são os acólitos (ajudantes, acompanhantes) que estão do lado dela.”

Hélio Bicudo

Jurista e fundador do PT, que quer o impeachment de Dilma Rousseff