Blog do Dresch

4 de setembro de 2015

Estrutura turística no Porto

                   Maceió poderá retomar a sua fatia de mercado nos cruzeiros marítimos que exploram as capitais litorâneas do Nordeste. A garantia foi dada pelo governador Renan Filho, ao participar do Forum Brasileiro de Turismo e garantir a construção de um trapiche no Porto de Maceió para ofertar uma melhor acomodação dos navios que chegam à capital alagoana. Para o empresário Glênio Cedrim, presidente do Maceió Convention & Visitors Bureau, a promessa do governador atendeu á expectativa do setor turístico alagoano, que sempre enfrentou dificuldades na recepção dos turistas que chegavam á costa alagoana em navios de luxo.

O trapiche turístico 2

                   Ainda de acordo com Cedrim “os cruzeiros atraem um grande público de turistas estrangeiros, e isso estimula o turismo internacional em Alagoas. A construção deste trapiche é importante e deve fazer parte de um conjunto de ações, reunindo todos os atores do turismo e aproveitando o potencial do estado para avançar no segmento” justificou. Para o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, Marco Ferraz, o trapiche deverá reduzir em 50% os gastos com a praticagem, que consiste nos serviços oferecidos aos navegantes em áreas que apresentam dificuldades de acomodação das embarcações, como o Porto de Maceió.

Campanha para lésbicas

                   O Ministério da Saúde resolveu direcionar uma campanha para atendimento ginecológico para mulheres lésbicas e bissexuais. A mobilização, de caráter informativo, tem como objetivo acabar com o tipo de atendimento para todas as mulheres (como se todas fossem heterossexuais) que precisassem de atenção ligada à reprodução. De acordo como o Ministério, entre os desafios do atendimento estão a crença equivocada de que as mulheres lésbicas não têm risco de desenvolver cânceres de mama e de colo de útero nem necessitam de anticoncepcionais e preservativos masculinos. A campanha distribuirá cartazes e folders para informar profissionais da saúde sobre as especificidades desta população. O Ministro Arthur Chioro salientou também a importância de abordar o assunto na formação dos profissionais e na educação continuada de quem já trabalha no setor. O Ministério considera que as mulheres lésbicas são menos acolhidas que as demais na prevenção e tratamento dos citados tipos de cânceres. Para a enfermeira e militante Carmen Lúcia, as mulheres lésbicas são extremamente invisíveis na sociedade. “As pessoas pensam que todos são heterossexuais. Se você não afirma sua lesbianidade ou seu lugar diferente, não tem direitos ou cuidados específicos” disse ela. A campanha tem o slogan “Cuidar da Saúde de Todos. Faz Bem para a Saúde das Mulheres Lésbicas e Bissexuais. Faz Bem para o Brasil”.

 

Investigação sobre Anastasia

                   A Polícia Federal que continuar investigando o senador e ex-governador de Minas Gerais Antonio Anastasia (PSDB) e pediu autorização para tanto ao Supremo Tribunal Federal. A solicitação foi feita após o Procurador-geral Rodrigo Janot pedir o arquivamento das investigações iniciais sobre o recebimento de propina. A PF garante ter novas informações sobre o envolvimento do senador. Antes os agentes investigavam a informação que o ex-governador mineiro teria recebido R$ 1 milhão de um emissário do doleiro Alberto Youssef, mas este não confirmou a informação, o que levou Janot a pedir o arquivamento.

Tem peixe na Pecuária

                   Nesta sexta e Sábado acontece mais uma edição da Feira do Peixe Vivo, no Parque da Pecuária, onde o consumidor pode escolher a espécie e encaminhá-lo para o abate e higienização. Cerca de 20 aquicultores familiares e pescadores artesanais de diversos municípios deverão colocar a venda cerca de cinco toneladas de espécies como tilápia, tambaqui, surubim, curimatã além de camarão, ostras e sururu. Também se cogita a possibilidade da comercialização de carne de Jacaré e de peixes marinhos. No último mês de Abril em outra edição da feira, foram comercializadas 12 toneladas de pescado e foi pouco perto da procura pelo pescado.

Cepram simplifica licenças

                   Na mais recente reunião do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram), os integrantes aprovaram de forma unanime que a partir de agora os processos de licenciamento ambiental simplificados não precisarão passar pela aprovação do Cepram, tornando os mesmos mais céleres na sua tramitação. Por determinação governamental, os municípios que necessitarem da autorização para obras de baixo impacto ambiental terão de procurar o Instituto do Meio Ambiente (IMA) a fim de realizar os levantamentos e análises para a concessão da licença.

Feliciano será candidato

                   Um dos líderes da bancada evangélica no Congresso e marcado por declarações polêmicas contra homossexuais, o pastor e deputado Marcos Feliciano será o candidato do PSC á Prefeitura de São Paulo no próximo ano. Em 2014 ele obteve 398 mil votos no Estado, sendo o terceiro deputado mais bem votado. Feliciano tem pautado sua trajetória pela “defesa da família” e por outras bandeiras religiosas e até homofóbicas. No pleito, possivelmente terá de enfrentar o atual prefeito Fernando Haddad (PT), a senadora Marta Suplicy, o apresentador e jornalista José Luiz Datena, o empresário João Dória Jr. e o favorito Celso Russomano (PRB) que na última eleição teve 1,5 milhão de votos.

 

 

  • Maragogi esta sediando mais um evento de grande apelo gastronômico e turístico. O Festival da Lagosta esta na sua sétima edição e mais uma vez deve receber milhares de turistas e visitantes.
  • O Festival foi iniciado na noite da quarta feira, na Praça de Eventos João e Nanu, onde foi montada a Arena Gastronômica e acontece, até esta segunda feira, uma degustação dos pratos feitos por renomados chefs da culinária local e nacional, sempre, claro, a base de lagosta.
  • Mas o Festival vai prosseguir até o dia 27 em doze restaurantes participantes, que vão oferecer pratos especiais com descontos de 30% a 50%.
  • O trade turístico da Região Norte do Estado, acredita em um crescimento de mais de 20% na ocupação dos leitos, graças á tradição do evento e a qualidade dos pratos ofertados.
  • Nesta edição o “padrinho” do Festival é o chef Wanderson Medeiros, escolhido recentemente pela Revista Quem, como o melhor chef do Brasil.
  • O Festival é promovido pela Prefeitura de Maragogi, do Costa dos Corais Convention & Visitor Bureau e conta com o patrocínio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, do Banco do Nordeste e do Sebrae, além do apoio do Salinas do Maragogi Resort.