Flávio Gomes

3 de setembro de 2015

Um signatário insuspeito

Por Júnia Gama, “O Globo”: “… O 21º pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff protocolado na Câmara este ano partiu de um petista histórico: o jurista Hélio Bicudo, 93 anos, um dos fundadores do PT. Cabe agora ao presidente da Casa, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), decidir se dará ou não prosseguimento à demanda. A ideia surgiu de uma conversa que Hélio teve com advogados logo após as manifestações de 16 de agosto. O pedido foi formulado e, nesta terça-feira, a filha dele, Maria Lúcia Pereira Bicudo, foi à Câmara para protocolar. O ex-petista não participou do ato porque passou recentemente por um procedimento cirúrgico devido a um infarte e permanece em casa, sob repouso. Maria Lúcia espera agora entregar simbolicamente o documento a Cunha. O pedido se baseia nas apurações do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as contas do governo para alegar que Dilma descumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), com as chamadas ‘pedaladas’ fiscais. E defende ainda que a presidente faltou com probidade por causa de sua postura condescendente com os investigados na Lava-Jato… ‘Houve uma maquiagem deliberadamente orientada a passar para a nação (e também aos investidores internacionais) a sensação de que o Brasil estaria economicamente saudável e, portanto, teria condições de manter os programas em favor das classes mais vulneráveis… Tudo indica ter a denunciada agido com dolo, pois a reiteração dos fatos, sua magnitude e o comportamento adotado, mesmo depois de avisada por várias fontes, não são compatíveis com mera negligência…”

 

Porém

Embora se repita a notícia de que o senador Renan Calheiros e o governador Renan Filho, ambos do PMDB, pretendem fazer uma aliança com o prefeito Rui Palmeira (PSDB) no próximo ano, apoiando sua reeleição, há quem, dentre os “calheiristas”, pense diferente. Tem gente graúda no PMDB articulando um nome para se opor ao de Rui.

Hipótese

O deputado federal Cícero Almeida, muito bem colocado nas avaliações sobre a disputa pela Prefeitura de Maceió em 2016, poderá ser esse nome de oposição a Rui Palmeira. No PRTB, seu partido, controlado por Renan Calheiros, já se admite sua expulsão. O que permitiria, legalmente, Almeida buscar outra legenda para concorrer à prefeitura.

A conferir

Em relação à eleição do próximo ano, o prazo para filiação de quem pretende e não exerce mandato, ou para troca de partido de quem for expulso do seu, termina em dois de outubro agora. Se a “expulsão” de Cícero Almeida do PRTB se concretizar dentro desse prazo, aí ficará bem evidente que a motivação terá sido mesmo a disputa de 2016.

Exceções

O senador Fernando Collor (PTB), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), e o deputado Maurício Quintella (PR) são os únicos alagoanos dentre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, entre fevereiro a julho de 2015. A avaliação é a 22ª feita pelo DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar.

 

Explicação

Nota do gabinete do senador Benedito de Lira (PP/AL), sobe o seu indiciamento na Operação Lava a Jato, diz que ele “não tem envolvimento com essas pessoas nem mal feitos”. E mais: “O relatório da investigação comete um equívoco, pois tem como referência uma doação declarada na prestação de contas da campanha eleitoral de 2010.”

 

Convocação

Proposta por Heloísa Helena, presidente da Comissão Permanente de Higiene, Saúde Pública e Bem Estar Social, a Câmara Municipal de Maceió faz hoje, 9 horas, audiência pública sobre produção, compra e distribuição de remédios nas unidades de saúde. A vereadora do PSol convoca os cidadãos que precisam de remédios gratuitos.

 

Queda

De Lauro Jardim, em “Veja”, sobre pesquisa do Ibope no Ceará: “Na cidade de Lavras da Mangabeira, de 31.000 habitantes, Dilma obteve a inacreditável marca de 84,6% de votos no segundo turno, em outubro passado. Agora, de acordo com a pesquisa (realizada em agosto, ou seja, dez meses depois,) 76% dos habitantes reprovam o governo”.

 

*Codevasf, Secretaria Estadual dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente e IMA encerram hoje, em Penedo, o I Seminário de Regularização e Fiscalização Ambiental do Baixo São Francisco alagoano. A partir das 8h30m, no auditório do escritório da Codevasf.

*O “Clube do Jazz na Diteal”, novo projeto da Diretoria de Teatros de Alagoas, será aberto hoje, 10 horas, com entrada franca, no Complexo Cultural Teatro Deodoro. Haverá workshop de improvisação para todos os instrumentos, com o maestro Almir Medeiros.

* Hoje o projeto “Concertos nas Igrejas” fará mais uma apresentação gratuita para a população de Maceió. Desta vez será na Igreja do Livramento, Centro, com início às 17 horas. É uma iniciativa do Coro da Universidade Federal de Alagoas.

*O show “Lindeza” é a atração do projeto “Quinta no Arena” de hoje, às 19 horas, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, no centro de Maceió. O show é uma parceria ente a Companhia Teatro da Meia-Noite e o músico e compositor Janu, de Arapiraca.

* Hoje à noite acontece o I Recital de Música do Centro de Referência Esportiva de Alagoas. A partir das 18h30m, 40 crianças e adolescentes interpretarão canções da MPB na sede da instituição, na Avenida Amazonas, 425, Prado. Acesso gratuito.

*Hoje, às 13 horas, será aberto o seminário “A Atuação da Família na Luta pela Garantia dos Direitos das Pessoas com Deficiência Visual”, na Casa da Cultura de Arapiraca. É iniciativa da Associação de Pessoas com Deficiência Visual do Agreste e prefeitura.

*O CRB voltou a jogar bem, especialmente, virou um jogo que perdia por 2×0, mas amargou uma derrota para o Bahia, em Salvador, por 3×2.  Com direito a gol ilegal do Bahia e falha individual no gol decisivo da partida, aos 48 minutos do 2º tempo.

 

“O que o Brasil pode esperar dessa geração que esqueceu a ética e a honestidade em troca das benesses do governo”

Jorge Oliveira

Jornalista, sobre a cumplicidade entre a UNE e o governo do PT