Roberto Baia

3 de setembro de 2015

São parceiros

O diretor-presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Silva, recebeu na quarta-feira (2) a visita do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Luiz Dantas, na sede do Iteral, em Jaraguá. Na ocasião, Dantas se colocou à disposição para contribuir para o instituto por saber a importância do trabalho desenvolvido pelo Iteral no Estado. Sertanejos da região da Bacia Leiteira, Dantas e Silva são parceiros de longa data.

 

 Evento esportivo

Uma semana após o lançamento do projeto que levará a prática esportiva para mais perto da comunidade, o Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC), a cidade de Arapiraca vai sediar um importante evento do setor nesta sexta-feira (4).

A partir das 9h, o “Grande Encontro do Esporte Educacional no Agreste” acontecerá no Ginásio Municipal João Paulo II, no Parque Ceci Cunha, bairro do Centro.

 

Crianças e adolescentes

A previsão é de cerca de 900 crianças e adolescentes de Arapiraca, Igaci e Taquarana neste importante momento da Rede de Multiplicadores do Esporte Educacional, patrocinado pelo Governo Federal e Petrobras, tendo o apoio da Prefeitura, Instituto do Esporte Educacional e O Consolador.

 

Participantes

Segundo o secretário Municipal de Esporte e Lazer (Smel), Nelson Santos Filho, haverá na programação muitas atividades, como vôlei, rugby, futsal, taekwondo e jiu jitsu, dentre outras.

Serão entregues kits com todo o material a ser utilizado durante o dia, bem como distribuídos brindes e lanches aos participantes.

 

ASA de Arapiraca

Durante entrevista concedida na manhã de quarta-feira (2), no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, o técnico Vica falou abertamente sobre a situação vivida pela Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) nos últimos dias.

O comandante do alvinegro destacou o compromisso que a diretoria executiva do clube tem em honrar seus compromissos e de transparecer o que ocorre dentro e fora de campo para os interessados em acompanhar o dia a dia do clube.

 

Pendência resolvida

– Em outras oportunidades, no início do campeonato, o presidente (Bruno Euclides) foi a público e afirmou que havia uma pendência, que tinha algumas dificuldades financeiras e isso foi colocado há algum tempo atrás. As coisas foram se resolvendo, o clube foi achando seu caminho na parte financeira, para nossa felicidade fechamos o mês passado no azul e isso foi publicado para que todos tivessem conhecimento. Esse fechamento foi motivo de muita alegria para todos nós e para a diretoria que entrou há pouco tempo e que, a meu ver, tem conseguido administrar o clube de forma correta”, disse o técnico.

 

Qualidade da água

Criado para permitir o acesso online de exames para laboratórios, o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) já está funcionando em Alagoas. E para garantir a utilização correta do sistema, a Secretaria de Estado da Saúde, juntamente com o Laboratório Central (Lacen), está capacitando técnicos de Vigilância Ambiental de 35 municípios em gerenciamento de água para consumo humano. O treinamento, ministrado pelo doutor em química Sebastião Palmeira, do Lacen, está sendo realizado nesta quarta e quinta-feira no auditório Arthur Ramos, da Sesau.

 

Vigilância ambiental

 “O sistema permite a agilidade da Vigilância Ambiental para a obtenção de informações e, consequentemente, a garantia de respostas rápidas que auxiliam nas tomadas de decisões”, esclareceu o instrutor. Além das 35 cidades participantes do curso, outros 41 municípios já foram capacitados sobre o uso do GAL. “A meta é que os 102 municípios alagoanos tenham seus técnicos capacitados nos próximos 60 dias”, destacou o químico do Lacen.

 

Audiência pública

Tudo pronto para a Audiência Pública em Defesa do Rio São Francisco, que será realizada nesta quinta-feira (3), no auditório da Faculdade São Vicente (FASVIPA), com início previsto para as 8 horas da manhã.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Pão de Açúcar, Dyego Correia, todas as providências já foram tomadas para a realização do tão esperado evento, inclusive o envio de convites para diversas autoridades municipais, estaduais e federais, além da divulgação em emissoras de rádio, carro de som e redes sociais. “Está tudo providenciado e agora só resta esperar a participação do povo e das autoridades convidadas”, disse Dyego Correia.

 

Apoio dos vereadores

A Audiência Pública foi solicitada pelo vereador Diomedes Rodrigues (PSDB), em sessão ordinária do Legislativo municipal, através de requerimento,  e contou com o apoio de todos os vereadores presentes à sessão que deu início às atividades legislativas do segundo semestre de 2015, no município de Pão de Açúcar.

 

Velho Chico

Segundo o vereador Diomedes, a iniciativa de requerer a realização da audiência pública tem como objetivo mostrar à população a grave situação do Velho Chico e cobrar aos deputados federais e senadores alagoanos comprometimento em defesa da vida do rio,  principalmente neste momento em que a Barragem de Xingó encontra-se com uma vazão defluente de 900 metros cúbicos por segundo, o que tem provocado o estreitamento e assoreamento do rio na região do Baixo São Francisco. “Estamos fazendo a nossa parte, mas está faltando outros segmentos fazerem a parte deles,  neste momento em que o Velho Chico está pedindo socorro”, disse Diomedes.

 

 

… Durante a audiência pública, o ambientalista Jackson Borges de Lima fará uma palestra e mostrará dados técnicos através de um relato sobre a real situação vivida pelo rio São Francisco.

 

… Certamente alguns convidados também farão uso da palavra, a exemplo do prefeito Jorge Dantas e do deputado estadual Inácio Loiola, já que os mesmos já confirmaram presença e têm se posicionado contra o letal Projeto de Transposição.

 

… Durante as discussões, o público participante terá a oportunidade de se manifestar em defesa do rio, já que se trata de um ato de importante participação popular.

 

… A pretensão dos organizadores é elaborar a Carta de Pão de Açúcar em Defesa do Rio São Francisco, cujo documento será enviado aos deputados federais, senadores, deputados estaduais, representantes do Ministério Público Federal, representantes do Ministério Público Estadual e outras autoridades constituídas.