2 de setembro de 2015

Zika, dengue e chikungunya

 

Residia numa rua perto da praça do skate. Convivia bem com os mosquitos daquela área. Apesar de todos os cuidados de prevenção nem sempre os outros fazem a sua parte. Porém os voadores não me fizeram nenhum mau além das picadas com a coceira (prurido) em seguida.

Estou agora nas mangabeiras. Não é que fui pego pelo aedes aegypti?  E o resultado é que estou com a zika.

A zika tem febre mais baixa que as outras viroses, manchas pelo corpo e coceira. O diagnóstico é mais clinico, pois os exames laboratoriais não apresentam alteração.

A dengue e a chikungunya tem febre mais alta com dores de cabeça e no corpo, prostração, fraqueza etc. Demoram mais para sair.

O tratamento é sintomático não havendo medicação específica. A hidratação é importante. Água e sucos naturais ajudam muito.

Em geral não apresentam complicações, porém caso aconteçam é muito importante recorrer ao médico imediatamente.

Zika: manifestações neurológicas como a síndrome de Guillain-Barré.

Chikungunya: a permanência das dores nas juntas com edema dificultando à volta as atividades normais.

Dengue: desidratação grave.

O mais importante de tudo é a prevenção. E a prevenção está ligada a higiene geral da cidade sem retenção de água limpa principalmente, pois facilita a proliferação dos mosquitos e sua reprodução junto com os vírus.

Mais se todo mundo já deve ter ouvido falar nestas coisas e cada vez mais pessoas são infectadas? Ouvir é fácil. Difícil é fazer. Quantos jogam lixo nas ruas. Quantos carros de todos os tipos, grandes, pequenos, vão na nossa frente e de repente a janela é aberta e de lá são jogados, papel, plástico, garrafas plásticas, latas de refrigerantes, etc.

Além de emporcalharem a cidade produzem o ambiente propicio para a reprodução ativa dos vetores de vários males entre eles os mosquitos! Falta então a maioria da população algo que se aprende desde pequeno em casa e é reforçado na escola e faculdade: educação! Só com educação poderemos acabar com vários males que atacam a sociedade moderna.