Olívia Cerqueira

2 de setembro de 2015

União dos Palmares atinge a meta de vacinação contra a poliomielite

Por João Paulo Farias – Ascom

 

Com cerca de 6 mil crianças menores de 5 anos vacinadas, o município de União dos Palmares foi o primeiro no estado, há atingir a meta de 95% estipulada pelo Ministério da Saúde, para imunização contra a poliomielite. A doença conhecida como paralisia infantil, está erradica no país desde 1981.

A campanha iniciou no dia 15 de agosto e tinha o prazo de encerramento no fim do mês, mas devido ao empenho da equipe, a meta foi atingida antes do dia 31 de agosto. Além da dose contra a pólio, a campanha também atualizou as vacinas que estavam atrasadas em algumas crianças.

Segundo a coordenadora municipal de Imunização, Renata Aciole, é de extrema importância à criança receber a dose da vacina nos primeiros anos de vida. “Essa vacina é importante pra que a gente mantenha erradicada a paralisia infantil, tentando manter protegidas essas crianças dessa doença, que não existe no Brasil, desde 1981”, explicou Renata.

VACINAÇÃO CONTRA O HPV

A coordenadora anunciou que a partir do dia 14 deste mês, começa a segunda dose de vacinação contra o vírus do papiloma humano – HPV, destinada as meninas de 9 a 11 anos de idade. “Já fizemos a primeira dose nessas crianças e para se manter eficaz essa vacina, é necessário que ela tome a segunda dose”, disse.

Renata ressalta que está montando junto a sua equipe as estratégias para vacinar essas crianças. “Na primeira dose eu busquei (as crianças) nas escolas, onde o foco é maior e pretendo dessa vez fazer da mesma forma. Então já alerto aos pais que fiquem atentos”, concluiu.