Roberto Baia

1 de setembro de 2015

Campanha de vacinação

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite – iniciada no dia 15 de agosto -, foi prorrogada até o dia 10 de setembro, em todo o País. Estão sendo imunizadas crianças com idade entre 6 meses a menores de 5 anos.

Em Arapiraca, segundo o secretário de Saúde, Ubiratan Pedrosa, 95 por cento das crianças incluídas na faixa etária, foram imunizadas, atingindo a meta do governo federal.

 

Contra Dilma

Entre os 16 pedidos de impeachment da presidente Dilma Rousseff apresentados à Câmara dos Deputados, cinco foram arquivados e 11 ainda aguardam uma deliberação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Cunha tem escondido as argumentações ao impedir que a Mesa Diretora divulgue o conteúdo dos pedidos.

 

“Tráfico de pessoas”

Uma das alegações mais inusitadas é a que acusa Dilma Rousseff de ter cometido crime de “tráfico internacional de pessoas”, ao trazer para o Brasil os médicos cubanos que atuam no programa Mais Médicos, marca de seu primeiro mandato.

 

Hospital de traumas

A obra de ampliação da Unidade de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca, prossegue em sua segunda etapa. Atualmente, os trabalhos estão concentrados na área onde deverá funcionar o setor de internação do hospital, que passará dos atuais 40 para 118 leitos.

Blocos reformados

São dois blocos, que estão sendo reformados, ampliados e interligados, para proporcionar uma estrutura mais ampla e moderna que vai abrigar pacientes, acompanhantes e servidores da Unidade.

 

Penedo

Quais as fases do licenciamento ambiental? Preciso de outorga para licenciar a construção de um poço artesiano? Como proceder? Como evitar custos adicionais após a finalização do projeto ambiental? Como abordar a Questão Ambiental no projeto de infraestrutura? Essas e outras questões serão debatidas no I Refisa – Seminário de Regularização e Fiscalização Ambiental do Baixo São Francisco alagoano, que será realizado nos dias 02 e 03 de setembro na histórica cidade de Penedo (AL).

 

É gratuito

O evento é gratuito e aberto à participação de profissionais, estudantes e demais interessados em se capacitar para atuar na área de Meio Ambiente nos municípios do vale do São Francisco alagoano.

 

Seminário

O seminário é uma promoção integrada entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente de Alagoas (Semarh/AL) e o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e surgiu da necessidade identificadas por esses órgãos públicos de estimular a formação de profissionais especializados para estudos e elaborações de projetos ambientais nos 50 municípios que integram a bacia do rio São Francisco em Alagoas.

 

Feira de Arapiraca

Em função do feriado da Independência, na próxima segunda-feira, 7, a Feira de Arapiraca não será realizada, já que a data coincide com o feriado nacional. A informação é da Direção do Departamento Técnico de Feiras e Mercado, subordinada à Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço do município. Assim, a feira será realizada na terça-feira, 8.

 

Educação

Um dos maiores especialistas do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv), Murillo de Miranda Bastos Melo está em Maceió, a convite da AMA para um curso destinado aos técnicos das prefeituras. As aulas acontecem até o dia 04 de setembro, na Faculdade Tecnológica de Alagoas.

 

Capacitação

Segundo o gerente de Apoio Institucional da AMA, Pedro Ferro, o curso tem como tema “A gestão integral de convênios com ênfase em OBTV – Da captação à prestação de contas (Siconv)”. O objetivo é de capacitar os técnicos das prefeituras alagoanas no processo de captação de recursos e formalização no Siconv.

 

 

 

 

… Com vasta programação, a Semana da Cultura Popular de Arapiraca se encerrou nesta segunda-feira, 31, mas a homenagem ao cordelista João Caboclo-Linho vai continuar.

 

 

 

… Até o dia 16 de setembro, situada na Casa da Cultura, a mostra fotográfica “Guardiões da Memória”, por Lourdes e Silvestre Rizzatto, traz registros de diversos mestres da Cultura Popular e folguedos da região.

 

… E o João Caboblo-Linho é o chamariz desta exposição, postado logo à frente.