Flávio Gomes

1 de setembro de 2015

A maior das bombas

De Cristovam Buarque, senador do PDT/DF: “… A pobreza – sobretudo depois de ter sido escondida pelo marketing governamental dos últimos anos, afirmando que ela teria sido transformada em classe média porque, endividando-se, consegue comprar alguns equipamentos domésticos – está explodindo na miséria da falta de educação, saúde, segurança, mobilidade. A violência urbana é uma bomba que explode como uma guerra civil de proporções gigantescas, matando quase 60 mil brasileiros por ano… A incapacidade de gestão que caracteriza o Estado brasileiro dos últimos anos ameaça o crescimento de nossa economia e o bom funcionamento de nossa sociedade. A baixa poupança de nossas famílias, empresas e governo é uma bomba que impede os investimentos necessários à construção de uma infraestrutura eficiente, ao crescimento da economia e ao aumento da produtividade de nossa indústria. O desemprego é uma bomba trágica de grandes proporções. A bomba do consumo de drogas corrói famílias e anula o potencial de dezenas de milhares de jovens. Mas, a maior das bombas é a despolitização do debate entre grupos políticos sem visão nem propostas, presos às pequenas bombas do presente, sem a percepção das grandes em andamento: o divórcio entre as urnas e as ruas, entre os políticos e o povo, está explodindo no colo da democracia.”

Versão oficial

De Fábio Farias, secretário do Gabinete Civil, a Romero Vieira Belo, do semanário “Primeira Edição”: “O governador não disse que vai parcelar os salários, até porque sua determinação é no sentido de manter o calendário que vem sendo cumprido, mas é evidente que vivemos uma grande crise econômica, com queda de arrecadação, de modo que a última palavra será dada, sempre, pela receita estadual”.

Apreensão

A edição de hoje do Diário Oficial do Estado de Alagoas, que tem apenas a versão eletrônica, certamente será muito acessada. É que, por determinação expressa do governador Renan Filho, com base na Lei Delegada, todos os ocupantes de cargos de confiança, inclusive secretários, serão exonerados. Nem todos serão renomeados.

Mais um?

O economista Marcos Calheiros, presidente do PSC/AL, recebe hoje o presidente nacional do partido, pastor Everaldo Dias. Um objetivo da vinda dele é se reunir com o deputado Sérgio Toledo, filiado ao PDT, às 15 horas, no Maceió Mar Hotel. Atualmente o PSC tem só um representante na Assembleia Legislativa: a deputada Thayse Guedes.

Aceitação

O grupo “OAB Pode Mais”, formado por jovens advogados para disputar a eleição na OAB/Alagoas, tem recebido adesões de profissionais mais experientes. A exemplo de José de Oliveira Costa, Daniel Quintella, Mendes de Barros, Clênio Pacheco e Paulo Newton. Roberto Mendes Filho e Vagner Paes encabeçam, formalmente, o grupo.

Cidadania

No dia 13 de setembro será instalada a TV Cidadã, como canal 32 da TV aberta, numa iniciativa do Tribunal de Contas de Alagoas, com espaço para diversas instituições públicas levarem mensagens de cidadania ao telespectador. A TV Cidadã é dirigida pelo jornalista Geraldo Câmara, também Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas.

Abuso

Ônibus e vans continuam a fazer fila dupla na Avenida Antônio Gouveia, orla marítima de Maceió, para deixar ou pegar passageiros. É uma prática antiga de desrespeito às leis de trânsito, mas tolerada pelos guardas da SMTT. Não se sabe se por acordo feito pela direção do órgão com os hoteleiros ou por algum outro interesse menos relevante.

Explicação

Do juiz Sérgio Moro, da Operação Lava a Jato, sobre a delação premiada: “Existem problemas, sim, mas é uma técnica de investigação que segue um critério puramente pragmático. Muitas vezes a única pessoa que pode revelar os crimes são os próprios criminosos. Se esse é o meio necessário para se pegar o grande chefe, se é necessário fazer um acordo, então esse é um caminho possível de ser percorrido.”

 

*O advogado Eli Jessé Lima Albuquerque está precisando de qualquer tipo de sangue, com urgência, para dar continuidade a um tratamento de saúde. Os voluntários devem se dirigir ao Hemopac, no bairro do Farol. Informações: 3311.1500.

* De hoje até 6ª feira, 4, o município de Jundiá receberá mais uma Ação Empreendedora, organizada pelo Sebrae/AL. A abertura será às 19 horas, na Câmara de Vereadores, com a palestra “Vantagens da Formalização”, por Carl William, analista técnico do Sebrae.

*A Secretaria da Fazenda lança, hoje, o projeto da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica. O documento beneficia o setor varejista com transferência de todos os procedimentos via Emissor de Cupom Fiscal para um software online gratuito e integrado em tempo real.

* Até 25 de setembro estão abertas as inscrições do curso de especialização em Educação e Meio Ambiente, ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas em Marechal Deodoro. Para se inscrever é preciso diploma de graduação. Contato: www.ifal.edu.br.

 

*Dos clubes alagoanos no Brasileiro o ASA (Série C) se deu mal no final de semana: perdeu (3×1) do Cuiabá, fora, mas continua na zona de classificação, em 4º. O Coruripe foi à Bahia, ganhou do Colo Colo (3×1) e se manteve em 2º do grupo, na Série D.

 

*O CRB voltou a jogar bem, ganhou do Botafogo RJ por 2×1, no Trapichão, e hoje tem um confronto difícil pela Série B, contra o Bahia, às 20h30m, em Salvador. Na 6ª feira, dia 4, também às 20h30m, o CRB pega o Ceará, no Trapichão.

 

 

“Tem que juntar Lula, Temer e Fernando Henrique Cardoso numa sala e jogar a chave fora para encontrar a solução”

Abílio Diniz

Empresário, ao comentar a crise brasileira