Flávio Gomes

31 de agosto de 2015

Descendo a ladeira

Do jornalista Ricardo Noblat: “… Em troca do empenho do governo para que ele escape da Lava Jato, Renan inventou a ‘Agenda Brasil’. Trata-se de… De nada sério. Renan reuniu mais de 40 projetos que tramitam no Congresso e batizou-os de ‘Agenda Brasil’. Dilma fez de conta que a agenda poderá salvar seu governo do buraco e aproximou-se de Renan. Atropelado, Temer concluiu que chegara a hora de devolver a Dilma a tarefa que ela lhe deu e tomou sem aviso prévio. Chega! Basta! Estou fora! E assim será. O que Dilma ganhará com a troca de Temer por Renan? Um aliado capaz de barrar no Congresso as pautas bombas de Eduardo Cunha, o presidente da Câmara denunciado à Justiça por corrupção e lavagem de dinheiro. O comportamento errático de Dilma é típico de quem não entende e não gosta do serviço que faz, e tampouco se cerca de quem entende, embora possa gostar. É assim que ela pretende se arrastar pelos próximos 40 meses de mandato. Talvez consiga. Não se depõe presidente só porque ele governa mal. O preço que o país pagará por um governo desastroso será gigantesco, todavia. Aumenta o desemprego. Haverá dois anos consecutivos de crescimento negativo. Quem sabe essa não será a única forma de aprendermos a votar melhor?” 

Menina dos olhos

Renan Filho continua orgulhoso do trabalho na Segurança Pública. Ele anda divulgando dados positivos no combate à violência. Um dos exemplos que tem dado: em agosto, a média de homicídios é de menos de um por dia. “No primeiro final de semana após minha posse foram registrados 26 assassinatos”, registra o governador, comparando.

Argumento

O presidente do Senado, Renan Calheiros, citado na Operação Lava-Jato, nega “acordão” com a presidente Dilma visando a impunidade: “Erra quem pensa que você pode, nas questões institucionais, fazer acordos políticos. A democracia não caminha desta forma. A democracia exige que cada um faça a sua parte, cumpra o seu papel.”

Valeu

O deputado federal Ronaldo Lessa foi muito elogiado por ter trazido para Maceió uma reunião da Comissão de Turismo da Câmara, da qual é vice-presidente, com presença do ministro do Turismo, e o Fórum Brasileiro de Turismo. Espera-se, agora, que as questões locais de relevância nesse setor tenham melhor acolhida pelo governo federal.

Vitrine

Em primeiro mandato, o deputado federal Pedro Vilela (PSDB/AL) conseguiu outro espaço para sua atuação parlamentar: é membro da Comissão Especial da Reformulação da Legislação do Esporte, criada nesta semana pela Câmara dos Deputados. Os objetivos são a Olimpíada 2016 e a situação dos atletas brasileiros de modo geral.

Oitentona

Marlene Lanverly, que foi secretária de Estado em vários governos e uma das principais assessoras do falecido governador Divaldo Suruagy, completou na 5ª feira última 80 anos de idade. Sem maiores comemorações, apenas com familiares e amigos próximos. Ela continua dirigindo a equipe que mantém o escritório de Suruagy, na Jatiúca.

“Sem pose”

Acontece até hoje a exposição “Sem pose”, com trabalhos fotográficos de um dos mais respeitados profissionais da imprensa de Alagoas: Felipe Camelo, colunista do jornal Gazeta de Alagoas e blogueiro do portal Gazetaweb. Visitação a partir das 10 horas, no Parque Shopping. A curadoria e o projeto são do arquiteto Lúcio Moura.

Mentiras sinceras

Do jornalista Merval Pereira, “O Globo”: “A presidente Dilma Rousseff vai pouco a pouco, à sua maneira, fazendo um arremedo de mea culpa para tentar recuperar a credibilidade perdida. Mas como não é de sua natureza admitir erros, não consegue passar a sinceridade de seus atos, pois na verdade eles são insinceros.”

 

*O cantor e compositor Gonzaguinha, grande nome da Música Popular Brasileira, é o personagem de hoje do programa “Aplauso”, que abordará sua vida e sua carreira. Das 10 horas ao meio-dia, na Educativa FM, com pesquisa e produção de Givaldo Kleber.

*O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas alerta que o pagamento da Taxa de Bombeiros referente a 2015, poderá ser feito até amanhã, sem encargos. Com isso, a instituição visa diminuir a inadimplência no pagamento da taxa, que é obrigatório.

*Por conta do Mês do Folclore, a secretaria estadual da Cultura montou a exposição “Mestres do Patrimônio Vivo de Alagoas”, no Shopping Pátio Maceió, no Benedito Bentes. A mostra é gratuita e permanece aberta ao público somente até amanhã.

*“Amostra Grátis”, exposição no Complexo Cultural Teatro Deodoro, termina amanhã. Um evento, às 17 horas, marca o encerramento. Presenças dos 13 artistas participantes, do fotógrafo Pablo de Luca e dos curadores Viviani Duarte e Rosivaldo Reis.

*O projeto “Cine 12h30”, iniciativa do Sesc Alagoas, encerra amanhã a programação referente ao mês de agosto, com filmes de cineastas alagoanos e de alunos do Ateliê Sesc de Cinema. Início às 12h30m, no Sesc Centro, com entrada Franca.

*O Coruripe, representante de Alagoas na Série D do Campeonato Brasileiro, decide a sua sorte na competição hoje, a partir das 16 horas. Vai encarar o Colo Colo, da Bahia, fora de casa. E precisa ganhar para se classificar em 2º lugar no seu grupo.

*Já o ASA, nosso representante na Série C, está teoricamente a três vitórias de garantir a sua classificação à fase final. O adversário de hoje, fora de casa, é o Cuiabá/MT, às 17 horas, na Arena Pantanal. Faltam cinco rodadas para acabar a fase de classificação

 

“Os prefeitos não podem ficar sozinhos. A crise não é responsabilidade nossa. A situação tem que ser compartilhada.”

Marcelo Beltrão

Presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, ao anunciar uma campanha de esclarecimento da situação