Edmilson Teixeira

27 de agosto de 2015

Santa Luzia do Norte

A ex-prefeita Fátima Barros, aceitou convite do presidente do Senado, Renan Calheiros, a fim de comandar em seu município, a direção do PMDB. Fátima que faz parte do grupo político liderando pelo pai, Deraldo Lima, ex-prefeito  de Santa Luzia do Norte, disse que o PSDB partido do qual estava comandando até o início deste mês, vai permanecer  em seu bloco de oposição. A meta, segundo ela,  é formar um “blocão”  visando a eleição que se aproxima. Disse que é candidata em 2016.  

 

Santa Luzia do Norte- referência

 

Fátima comentou que durante seu convite, o senador Renan Calheiros teria argumentado que está estruturando o PMDB pelo interior alagoano; cuja missão é a de agregar  candidatos vocacionados para vestir a camisa da agremiação, sobretudo que sejam pessoas respaldadas pela aceitação popular; ou melhor, que tenham um histórico de trabalho e luta  em seus devidos municípios.

 

Cajueiro

 

O clima em Cajueiro anda tenso para o lado dos servidores públicos do município que cobram reajustes em seus salários. Com a interferência  do Sindprev, os que atuam na Saúde, entraram em greve na terça-feira, depois de sucessivas tentativas de negociações com a Prefeitura, sem chegar a um denominador comum. Somente está funcionando 30%, nos serviços essenciais, no caso de Hospital, Caps e Nasf.   

 

AL no Recife

 

Começou ontem e vai até amanhã, na histórica cidade pernambucana de Olinda, a XXIII Agrinordeste – fórum anual que reúne agricultores de todos os estados da região Nordeste. O evento que acontece  no Centro de Convenções de Pernambuco, conta com a presença de uma caravana de 18 produtores alagoanos inseridos no Arranjo Produtivo Local (APL) Ovinocaprinocultura no Sertão e no Projeto Sertão Empreendedor, acompanhados por representantes do Sebrae/AL.

                                                              

Santana do Ipanema

 

Sexta-feira da outra semana, das 8h às 13h, Santana do Ipanema receberá, simultaneamente, o XV Seminário Alagoano de Apicultura e II Seminário de Meliponicultura. Realizado na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), o evento visa abordar a gestão de apiários para o aumento da competitividade e a criação de abelhas sem ferrão como uma opção viável para Alagoas. 

 

Penedo

 

Os penedenses receberam uma boa notícia esta semana, oriunda do governador Renan Filho. É que brevemente será instalada no município uma empresa que recicla aço e ferro, prometendo gerar um novo ciclo econômico na região do Baixo São Francisco. Esse mesmo grupo marcará presença na cidade de Teotônio Vilela. Trata-se da Transmetais.

 

Função

 

A Transmetais visa oferecer à comunidade uma saída sustentável para o descarte de materiais de forma responsável, oferecendo serviços de reciclagem para clientes comerciais, industriais e residenciais. A empresa compra todos os tipos de sucata de metal, podendo retirar o produto nos locais mencionados pelo próprio cliente, dando assim maior comodidade e rentabilidade a quem buscar os serviços da empresa.

 

Leite

A desoneração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) concedida pelo governador Renan Filho a produtores de leite alagoanos começa a mostrar seus reflexos na economia do Estado. O primeiro deles, segundo o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, é o aumento na procura, por parte do comércio varejista, de produtos alagoanos. A isenção do setor foi decretada pelo governador em maio deste ano e entrou em vigor no dia 1º deste mês.

 

Leite – foco

 

“Isso certamente vai influenciar a produção de leite no campo e trazer melhorias no preço do leite. É uma questão de tempo até resgatarmos a cadeia produtiva, abrindo espaço no comércio varejista local e, possivelmente, atingindo outros mercados”, comentou o presidente da Cooperativa, Aldemar Monteiro.

 

Igaci

 

Na manhã da última segunda-feira, a Justiça Eleitoral numa ação com a PM/AL realizaram na cidade de Igaci, uma operação conjunta para combater a propaganda antecipada na região. É que lá, carros adesivados fazendo alusão a pretensos  candidatos nas próximas eleições municipais estavam circulando há um bom tempo, inclusive propagandas encontradas em fachadas de residências.

Igaci- alerta

“A Justiça  através da juíza eleitoral Marina Gurgel, já havia dado um prazo para que todas as propagandas fossem retiradas dos veículos e residências. Constatamos que diminuiu bastante a quantidade, mas ainda realizamos alguns flagrantes da prática irregular”, explicou o chefe de cartório da 45ª Zona, Tadeu Lages.

Prazo

A propaganda  de campanha política só é permitida a partir do dia 05 de julho do ano eleitoral, isso após o registro das candidaturas. Antes desta data, qualquer tipo de propaganda é considerado crime; cabendo ao juiz eleitoral a autuação e possível penalização dos fatos.

Maragogi

Quarta-feira da semana que se aproxima, Maragogi será palco mais uma vez do badalado  Festival Gastronômico da Lagosta. O evento que entra para a sua 6ª edição promete atrair gente de toda parte, cuja programação se estende até o dia 27 de setembro, proporcionando descontos de 30% a 50% sobre os valores dos pratos regionais. Doze restaurantes, sendo que um deles fica em Japaratinga, estão envolvidos no projeto.