Roberto Baia

25 de agosto de 2015

Semana da psicologia

O Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) realiza dias 25 de agosto, em Maceió, e 27, em Arapiraca, a Semana da Psicologia, comemorativa aos 53 anos da Regulamentação da Profissão no Brasil (Lei 4.119).

Em Maceió, o evento acontece no Hotel Ritz Lagoa da Anta, bairro de Cruz das Almas; e no Planetário Municipal, em Arapiraca. As inscrições das palestras serão gratuitas para profissionais, professores e acadêmicos da área.

 

Programação

A programação na capital inicia as 8h30, com a solenidade de abertura contando com a participação de autoridades e das instituições de ensino superior em Psicologia. Logo em seguida, começam as palestras, se estendendo pela manhã, tarde e noite. Paralelamente às conferências, serão realizados quatro minicursos, pela manhã e a tarde.

 

Temas do evento

O evento, construído de variadas temáticas, inicialmente abordará o tema “Revisitando as Psicoterapias”, com uma Mesa participativa de quatro conferencistas, durante toda a manhã. No início da tarde, “Psicologia, Mídia e Subjetividade”, será o assunto a ser debatido, com profissionais da área de comunicação. Ainda pela tarde, o tema “Psicologia e os Desafios Atuais”, contará com a participação de cinco profissionais psicólogo/as.

Encerramento

A Conferência de encerramento terá a apresentação e lançamento da Plataforma OrientaPsi, do Conselho Federal de Psicologia (CFP), onde o conselheiro psicólogo Rogério de Oliveira Silva, vice-presidente do CFP, falará dessa nova ferramenta destinado à Psicologia, onde psicólogo/as de todo o país vão puder se encontrar, trocar experiências profissionais e técnicas, debater o futuro da profissão, contar com um centro consultivo e de orientação para o seu trabalho, além de ter um canal exclusivo de comunicação, direta, com CFP, CRP's e todos os colegas de profissão.

 

Minicursos

Em paralelo às conferências, serão realizados quatro minicursos, pela manhã e a tarde, envolvendo os temas “Psicologia nas Emergências e Desastres”; “Autismo”; “Psicogerontologia” e “Psicologia Escolar”, com duração de quatro horas, cada.

Ao final, será servido um coquetel aos presentes, encerrando a programação na capital alagoana.

 

Vagas limitadas

As inscrições para os minicursos são presenciais no CRP-15. As vagas são limitadas e mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível. Para as palestras, os interessados devem se inscrever no dia do evento e/ou nos Centros Acadêmicos das Instituições de Ensino.

 

Arapiraca

Em Arapiraca, a programação acontece no Dia Nacional do Psicólogo e da Psicóloga (27 de Agosto), no Planetário Municipal, localizado no bairro Zélia Barbosa Rocha, próximo ao Lago da Perucaba. Duas palestras movimentam a manhã e a tarde, com os temas “Revisitando as Psicoterapias” e “Constelação Familiar e Sistêmica”, respectivamente.

 

Pela tarde, também acontece o minicurso “Avaliação e Diagnóstico do Abuso Sexual Infantil”, finalizando, com um coquetel, no final da tarde. As inscrições em Arapiraca serão no local do evento.

 

Exposição fotográfica

Foi aberta em Arapiraca a exposição fotográfica “Guardiões da Memória”, na Casa da Cultura, na Praça Luiz Pereira Lima, bairro do Centro.

A mostra foi lançada na sexta-feira (21), com comes e bebes, dando início à extensa programação da Semana de Cultura Popular de Arapiraca, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).

 

Casa da Cultura

Foram 27 fotos selecionadas pela curadoria do Sesc a fim de rodar estes registros por todo o estado. Elas foram clicadas entre 2009 e 2013 e podem ser vistas até o próximo dia 16 de setembro, no hall da Casa da Cultura, de forma gratuita.

 

Fotógrafos

Idealizada pelos fotógrafos Silvestre Rizzatto e Lourdes Rizzatto, companheiros em vida e na arte, a exposição traz fotos dos trabalhos do artista circense Teófanes Silveira, o Palhaço Biribinha, do Mestre Duda da Canafístula, do mestre de coco de roda Nelson Rosa e do artesanato de José Wilson e seus chapéus do Guerreiro, afora outras investidas como Dança da Fita e quadrilhas de bairros locais.

 

… A Questão ambiental é fundamental na elaboração de projetos estruturantes de Desenvolvimento Regional. Pensando nisso, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente de Alagoas (Semarh/AL) e Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) se uniram para promover o primeiro Seminário de Regularização e Fiscalização Ambiental do Baixo São Francisco alagoano, que será realizado nos próximos dias 02 e 03 de setembro na histórica cidade de Penedo (AL).

 

… O seminário terá entre as temáticas discutidas o processo de licenciamento ambiental em suas fases, as outorgas de água na bacia hidrográfica do São Francisco e a elaboração de termos de referência em projetos ambientais.

 

… As atividades ocorrerão em dois locais. Na quarta-feira, 02 de setembro, às 8h30, será realizada a abertura do evento e o desenvolvimento das atividades na Casa da Aposentadoria no Centro Histórico de Penedo. Já no segundo dia do evento, na quarta-feira (03), as atividades ocorrerão no auditório da sede da Codevasf, no bairro Santa Luzia, também em Penedo.