Roberto Baia

24 de agosto de 2015

Desperdício de água

Com os trabalhos dirigidos pelo presidente em exercício Moisés Machado, a Câmara Municipal de Arapiraca discutiu o desperdício de água no município. Moisés Machado pediu, na oportunidade, a presença de Antônio Carlos Dallalana, diretor da CAB Ambiental Região Nordeste e de Clécio Falcão, presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), para falar quais as soluções encontradas pelas empresas para evitar os inúmeros vazamentos na cidade.

 

Vazamentos

Segundo o vereador, os vazamentos acontecem com frequência, justamente porque ao fazer os consertos, abrem-se grandes crateras nas ruas, deixando a água jorrar, provocando um grande desperdício. 

 

 Vereadora

 Foi aprovado Voto de Aplauso, de autoria da vereadora Gilvania Barros, pelos 34 anos de existência dos Alcoólicos Anônimos em Arapiraca.

Em sua justificativa, a vereadora ressaltou a importância da irmandade de AA, que tem salvado milhões de pessoas em todo o mundo com suas experiências e relatos.

Gilvania Barros também falou sobre os 57 anos de existência de Alcoólicos Anônimos no estado de Alagoas, que tem contribuído com a sociedade com um grande serviço de recuperação dos doentes alcoólatras.

 

Voto de pesar

Também foi aprovado Voto de Pesar, de autoria do vereador Dr. Fábio, pelo falecimento de Benedito de Almeida Silva, ex-prefeito de Igaci, pai do ex-superintendente da Polícia Federal em Alagoas, Bergson Toledo e do Dr. Herbet, diretor da Casa Santa Fé em Arapiraca.

Em sua justificativa, Dr, Fábio falou sobre o homem público que foi Benedito de Almeida Silva, que deixou um legado de honradez e respeito a coisa pública.

 

Tribuna livre

Também na sessão da noite desta quarta-feira (19), foi aberto o espaço para a Tribuna Livre, para que os coordenadores do Centro Pop, Especializado para População em Situação de Rua, fizesse uma  explanação sobre suas atividades.

Durante mais de uma hora, a secretária de Assistência Social de Arapiraca, Anadja Gomes  e a coordenadora do Centro Pop, TelmaFreire, fizeram uma extensa prestação de serviços dos trabalhos realizados pela secretaria.

Da Assessoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Arapiraca: Cláudio Roberto

 

 

 

Três anos

Os agricultores do Perímetro Irrigado do Boacica realizaram na quinta-feira, 20 de agosto, uma assembleia para homologação dos seus representantes no Conselho de Administração e eleições dos membros do Conselho Fiscal do Distrito de Irrigação do Perímetro do Boacica (DIB).

O DIB é a organização que representa os agricultores irritantes do perímetro mantido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) às margens do rio São Francisco em Igreja Nova (AL). Agora os eleitos terão mandatos de três anos.

 

Representantes

Foram homologados para compor o Conselho de Administração os agricultores Antônio Messias da Silva,  que representa a área de policultivo; José Aldo dos Santos, representante da área do povoado Tapera; José Edenilson Santos,  que representa os lotes próximos à sede do município de Igreja Nova; José Renaldo Santos, que representa os lotes no povoado Serraria; Manoel Roque Gregório dos Santos, representante dos lotes na área dos povoados Bela Vista e Vista Alegre; Neilton da Silva,  que representa os lotes do povoado Capim Açu;  Orlando Andreza, que representa Ilha das Antas e Itapecuru; e Roberto Moura, que representa os lotes da área do povoado Ipiranga.

 

Conselho Fiscal

Já para o Conselho Fiscal foram eleitos os agricultores José Edílson Santos, Edine Ribeiro, José Givanilson Paulo, Rodineles dos Santos e José Humberto Ferreira como membros titulares e Francisco Félix Júnior como suplente.

 

Organização

Um dos membros do Conselho de Administração eleitos, Antônio Messias da Silva, acredita que para o fortalecimento do DIB como organização que representa os irrigantes é necessário que os agricultores participem mais das atividades da organização.

 

Agricultores

“O distrito somente existe, pois também existem os irrigantes. Para que as ações aconteçam, deve haver a participação. Mas o que vemos nas assembleias é um número muito pequeno de agricultores. É importante que todos tenham na cabeça que isso aqui somente funciona se eles estiverem presentes”, relatou.

 

… Dando continuidade ao trabalho de atenção e apoio aos jovens e adolescentes, o Sine de Arapiraca vai promover mais um curso de capacitação profissional, voltado para o primeiro emprego.

 

… Com o apoio da prefeita Célia Rocha e da secretária de Indústria, Comércio e Serviços, Myrka Lúcio, o Sine de Arapiraca atua em parceria com os governos estadual e federal, e juntamente com as empresas locais.

 

… De acordo com a diretora do Sine de Arapiraca, Gicely Correia, o treinamento com os jovens será realizado nesta terça-feira (25), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, que sedeu o prédio do CREAS, no bairro Santa Esmeralda, mais precisamente na Rua Estelita de Macedo, na rua do antigo cartório eleitoral.