24 de agosto de 2015

Climatério / Menopausa

 

Menopausa é quando ocorre a interrupção fisiológica dos ciclos menstruais, devido à cessação da secreção hormonal dos ovários. O climatério é o período entre a última menstruação e a parada definitiva da mesma. Pois neste intervalo algumas mulheres ainda apresentam alguma menstruação.

A menopausa se caracteriza por ausência da menstruação, ressecamento vaginal (secura), ondas de calor (fogachos), sudorese noturna, insônia, diminuição do desejo sexual, diminuição da atenção e memória, perda de massa óssea (osteoporose), aumento do risco cardiovascular, alterações na distribuição da gordura corporal e depressão.

A reposição hormonal pode ser uma solução para todos os sintomas e sinais acima referidos.

A terapia de reposição hormonal tem que ser muito bem estudada e realizada pelo (a) ginecologista ou endocrinologista. Pois algumas mulheres não podem ou não devem realizar este tratamento.

No que diz respeito à perda de massa óssea – osteopenia ou osteoporose – alguns cuidados podem e devem ser realizados.

Alimentação rica em cálcio e vitamina D. Sol que infelizmente é o de horário ruim. De dez horas às 15horas. Sem filtro solar. Claro que não necessitará ser diariamente, porém pelo menos uma vez na semana. Atividade física diariamente.

Realizar uma densitometria óssea exame padrão ouro para o diagnóstico preciso da osteoporose. Cálcio e vitamina d no sangue.  Procurar um profissional capacitado para o diagnóstico e tratamento. Podendo ser ginecologista, geriatra, clinico geral, reumatologista, endocrinologista ou ortopedista.

Depressão e diminuição de atenção e memória. Não sendo comum pode ser interpretada de maneira diversa. Tenho tido alguns exemplos de pacientes que procuram o ortopedista com muitas dores pelo corpo. E estão em menopausa. Relatam que estão com irritação frequente. Dificuldade de relacionamento com os de casa e os colegas de trabalho. Irritadas com tudo que se mostra em volta.

Um caso emblemático foi de uma senhora que já estava com consulta marcada com um psiquiatra, pois a família não aguentava mais suas mudanças de humor. Sugeri procurar um profissional de ginecologia e que possui experiência em reposição hormonal. Foi perfeito! Realizada a TRH (terapia de reposição hormonal) as dores no corpo desapareceram e o humor voltou a ser o normal. Não havendo mais desentendimentos com os familiares e colegas de trabalho.