Flávio Gomes

22 de agosto de 2015

Peleguismo aperfeiçoado

De Hubert Alquéres, professor: “… O peleguismo sempre fez parte da cultura política brasileira. No modelo lulista, ele foi exacerbado e sindicalistas também passaram a fazer parte da máquina do estado por meio de um tremendo aparelhamento, com cargos públicos sendo loteados para servir aos propósitos do petismo. O sindicalismo e os movimentos sociais se tornaram a tropa de choque que Lula ameaçava por nas ruas para enfrentar ‘a oposição e as elites golpistas’. Tivemos nestes anos as centrais defendendo o ex-presidente no caso do mensalão e a UNE fazendo manifestação contra CPIs constrangedoras ao governo. Dessa forma se afastaram ainda mais dos vínculos com suas bases e com as aspirações emergentes da sociedade brasileira. O amancebamento sindical cobrou o seu preço: nos últimos tempos, as manifestações convocadas pelas centrais governistas naufragaram, o braço esquerdo do lulopetismo perdeu musculatura. Organizadas verticalmente, de forma burocratizada, e com uma pauta definida de cima para baixo, essas manifestações contaram, no máximo, com as camadas de sindicalistas, assessores e ativistas que orbitam em torno da máquina sindical ou do governo aparelhado. Resumindo: passaram ao largo da grande massa de trabalhadores. Caiu por terra também a fanfarronice dos dirigentes petistas de ameaçar colocar essas tropas nas ruas para defender Lula e o legado dos governos do PT…”

Precaução

Renan Filho anunciou que até o final do ano está licitada a obra de duplicação da AL 101 Norte, trecho Maceió-Barra de Santo Antônio. É bom, contudo, não criar ilusões. O governador conseguiu R$ 16 milhões junto ao governo federal. A conclusão da obra exige cerca de R$ 70 milhões, a preços de hoje. Conseguir o resto é outra novela.

Recado

Do presidente do Senado, Renan Calheiros: “Não dá para cada vez mais pensar em aumentar impostos. A sociedade não aguenta mais essa carga. O Congresso tem defendido a necessidade rápida de cortar despesas, ministérios, cargos em comissão. Só assim a presidente vai demonstrar para a sociedade que está fazendo a parte dela”.

Palpite

Profundo conhecedor da política alagoana dá o diagnóstico: a eleição para prefeito de Marechal Deodoro, em 2016, tende a se transformar numa das mais polêmicas de Alagoas, em todos os tempos. Segundo ele, a oposição está se unindo e muita água irá passar por debaixo da ponte. “E também pelos tribunais, aqui e em Brasília”, afirma.

A conferir

Segundo experiente integrante da bancada federal de Alagoas no Congresso para Dilma Rousseff o pior já passou, em termos de riscos de impeachment e de impopularidade. O pacote de medidas sugeridas por Renan Calheiros para a área econômica deverá garantir a governabilidade. “No STF e no TSE a presidente não terá dificuldades”, sentencia.

Na Ordem

O grupo “OAB Pode Mais” definiu, nesta semana, os cabeças de chapa para a disputa pela presidência da OAB/AL: Roberto Mendes Filho presidente e Vagner Paes de vice. O outro grupo de oposição é encabeçado por Fernando Falcão, tendo Luciano Almeida como vice. Pela situação, Fernanda Marinela, presidente, e Ednaldo Maiorano vice.

Folclore

Hoje é o Dia do Folclore. Por conta disso, o programa “Balançando o Ganzá”, às 14 horas, na Educativa FM, terá uma edição especial sobre o tema. A propósito, continua aberta à visitação pública, no Memorial à República, na Avenida da Paz, a exposição “Folclore Agosto de Pedro Teixeira, Egildo Vieira e Asfopal”, uma iniciativa da Secult.

Opinião

De Ilimar Franco, “O Globo”: “Os tucanos continuam falando grosso, mas perderam a exuberância. A Agenda Brasil de Renan os desarmou. Aecistas dizem que ela jogou água na fervura do clima conspiratório no PMDB. Concluíram que foram usados, mas que não podem dizer ‘não’ à Agenda. Os primeiros itens interessam ao setor produtivo. E também precisam ficar de braços abertos caso o peemedebista mude de lado.” 

 

 

*O programa “MPB em Foco” de hoje apresenta, como destaque, uma homenagem ao Dia do Folclore, com composições do alagoano Heckel Tavares. Dentre outras atrações, o cantor Miltinho e a cantora Helena de Lima. Às 11 horas, na Educativa FM.

*O cantor PV Melo, revelação mais recente da música alagoana, é atração novamente hoje, no Maikai, no Stella Maris, abrindo um show do grupo “Cavaleiros do Forró”. A programação da noite se inicia às 23 horas. Informações: 991263333.

*Até o próximo dia 31 o Maceió Shopping participa da campanha de vacinação contra a poliomielite, com um posto volante no 1º piso da expansão. Hoje, a partir das 16 horas, o personagem “Zé Gotinha” estará reebendo de 6 meses a 5 anos para a vacinação.

A 9ª edição do Dia Nacional da Construção Civil será realizada hoje, das 9 às 13 horas, na Unidade Sesi Tabuleiro, localizada no Distrito Industrial de Maceió. O tema é “Família: o alicerce de tudo o que se constrói na vida”. Sebrae?AL dá apoio.

* Prossegue a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, até 30 de agosto. Para hoje a programação prevê o “I simpósio multidisciplinar em autismo”, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, no auditório do Maceió Atlantic Suítes, na Praia de Jatiúca. 

*Acontece hoje, das 16 às 21 horas, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, na Praça Deodoro, o “Bazar Solidário, com shows de artistas alagoanos.  O objetivo é arrecadar itens de vestuário, a serem distribuídos com moradores de rua. Contato: 99935.4585.

*ASA x Fortaleza, às 16 horas, em Arapiraca, pela Série C do Campeonato Brasileiro, é a atração local de hoje do futebol alagoano. Às 16h30m, em Bragança Paulista, o CRB vai enfrentar o Bragantino, pela Série B. Dois jogos de resultados imprevisíveis.

 

“Chegamos ao nono dia de agosto sem um homicídio na capital. Isso é a continuidade de um novo tempo na segurança pública do Estado.”

 Alfredo Gaspar de Mendonça

 Secretário estadual da Segurança Pública