Edmilson Teixeira

22 de agosto de 2015

Palestina – chique

A pacata sertaneja cidade de Palestina será palco neste sábado do VI Congresso Americano, onde focará o  tema:  “Oralidade de Língua Inglesa no Alto Sertão de Alagoas”.  Na verdade o evento, segundo seus organizadores, visa mostrar que é possível alunos de escolas públicas se comunicarem por meio do Inglês. O Congresso culminará com as comemorações dos 53 anos de emancipação política do município. 

 

Palestina – interação

 

David Rodrigues, o cabeça do Congresso, disse que este evento será dividido em dois momentos: durante o dia, serão realizadas as conferências e os debates, na escola Pedro Felix de Melo, com a participação de mais de 400 estudantes. À noite será a culminância dos trabalhos, onde os alunos de escolas públicas de Palestina e de cidades circunvizinhas apresentarão peças teatrais, músicas, danças e conversação, tudo em inglês.

 

Palestina – show

 

E como se não bastasse, o  VI Congresso Americano contará ainda com o show do cantor Sam Alves, vencedor do The Voice Brasil em 2013. Tanto as apresentações dos estudantes, quanto o show do Sam Alves acontecerão no Estádio de Futebol da cidade. Os ingressos custam R$20,00.  “Esse é um projeto único, não conheço outro do tipo no Estado. Mas o que antes começou pequeno, agora é um evento”, salientou David Rodrigues. Ele conta com o apoio da Prefeitura e do Sebrae.  

 

Feliz Deserto

A cidade já está se preparando para seu maior evento esportivo. Trata-se do Festival do Maçunim e Gincana de Pesca e Arremesso. O evento que entra para a sua XXII edição acontece de 4 a 6 do mês que vem.  

Pão de Açúcar

Acredite: Pão de Açúcar, cidade tida como uma das maiores do sertão alagoano, até hoje não tem uma Guarda Municipal. Somente agora um projeto está sendo discutido, a fim de garantir tão logo a implantação de uma equipe, composta inicialmente por 15 seguranças.

Coruripe

 

Em seu 12ª ano de existência, o “Programa Coruripe sem Fome” assegurado pela Prefeitura, realizou  quarta e quinta desta semana, uma expedição para a Fazenda Progresso. Lá  houve a distribuição de sementes de feijão de corda para famílias que realizam o plantio e tiram dali um complemento para o sustento. Na próxima  semana  a equipe fará novas visitas ao local, a fim de finalizar a entrega que beneficiará mais de 600 pessoas envolvidas. São parceiros do projeto, estado e a usina Coruripe.  

 

Igreja Nova – eleição

Na quinta-feira, os agricultores do Perímetro Irrigado do Boacica realizaram  uma assembleia para homologação dos seus representantes no Conselho de Administração e eleições dos membros do Conselho Fiscal do Distrito de Irrigação do Perímetro do Boacica (DIB). O DIB é a organização que representa a referida categoria no perímetro mantido pela Codevasf às margens do rio São Francisco em Igreja Nova. Agora os eleitos terão mandatos de três anos.

 

Santana do Ipanema

 

No próximo dia 4 de setembro, das 8h às 13h, Santana do Ipanema receberá, simultaneamente, o XV Seminário Alagoano de Apicultura e II Seminário de Meliponicultura. Realizado na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), o evento visa abordar a gestão de apiários para o aumento da competitividade e a criação de abelhas sem ferrão como uma opção viável para Alagoas. 

 

Igreja Nova – defesa

Após a publicação de portaria instaurando inquérito civil para investigar supostas irregularidades cometidas na contratação de professores, a Prefeitura, alega que a contratação, sem concurso público ou processo seletivo, ocorreu porque vários professores da rede se afastaram de suas funções transitoriamente por motivos diversos e o ano letivo não poderia ser comprometido. “não se justifica a realização de concurso público ou processo seletivo, pois a qualquer momento os professores efetivos que estão afastados podem retornar às funções”.

Penedo

Na quarta-feira à noite, o vice-prefeito Ronaldo Lopes esteve acompanhado de vários secretários municipais, a fim de tratar juntamente com os comerciantes, assuntos relacionados aos transtornos causados pela obra de requalificação do Largo de São Gonçalo que atualmente encontra-se em andamento no Centro Histórico de Penedo. Disse que a Prefeitura vem acompanhando sistematicamente os serviços da empresa responsável, por meio do engenheiro Ivo Costa, a fim de que a obra não pare e que tudo ocorra dentro do que foi montado no projeto.

 

Batalha

Em dois pregões eletrônicos realizados nesta semana pela Secretaria de Estado da Agricultura, o governo economizou cerca de R$ 600 mil em recursos provenientes do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) e emendas parlamentares. O primeiro pregão, realizado na quarta-feira, resultou na aquisição de 200 toneladas de sementes de arroz. O segundo, ocorrido na quinta, serviu para compra de uma unidade de concentração e secagem de leite e soro de leite, destinada à  unidade

Arapiraca

Durante o dia de ontem em Arapiraca, juízes e servidores de comarcas do Agreste e do Sertão  participaram de curso sobre o novo Código de Processo Civil (CPC), promovido pela Escola Superior da Magistratura (Esmal). A capacitação, que reuniu cerca de 170 pessoas, ocorreu no Fórum local.

União

Técnicos do IMA estiveram na manhã de quinta-feira,  em União dos Palmares, a fim de  apresentar o projeto: “Você sabia que mora na Área de  Proteção Ambiental de Murici?”. O projeto  será desenvolvido pelo órgão, junto aos 10 municípios que compõe a área de proteção.