Flávio Gomes

21 de agosto de 2015

A CUT e as armas

Jornalista Jorge Oliveira: “ Depois que o presidente da CUT, Vagner Freitas, ameaçou ‘pegar em armas’ para impedir a deposição da Dilma da presidência, a Polícia Federal precisa urgentemente vasculhar a sede da entidade para saber se Freitas já tem realmente o arsenal à disposição dos seus filiados e militantes do PT… Gigolôs do dinheiro público, as centrais sindicais – a do Freitas incluída – embolsaram do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) no ano passado, 180 milhões de reais. Isso mesmo 180 milhões de reais!, resultado de uma manobra criada por Lula quando presidente para silenciar seus dirigentes e os sindicatos pelegos aliados que deixaram de defender a categoria para se juntar incondicionalmente ao PT na defesa desse governo corrupto.  As centrais sindicais unidas podem criar um verdadeiro exército com alto poder de fogo e sair às ruas como já fazem os bolivarianos que se armaram até os dentes no exército criado pelo ex-ditador Hugo Chávez. Aliás, em novembro de 2014, entrou clandestinamente no território brasileiro o ministro venezuelano Elias Jaua para assinar acordos com o MST e a CUT para “fortalecer a revolução socialista do Brasil”, como ele mesmo informou nos atos dos convênios. Quando diz que pode reagir a bala às manifestações populares, Freitas não está usando nenhum sentido figurado às suas palavras, como tentaram amenizar alguns para botar panos quentes na irracionalidade delinquente do presidente da CUT. É assim que pensa a escória sindical que quer ver o circo pegar fogo…”

Proeza

O governador Renan Filho festeja, com razão, um feito na complicada área de Segurança Pública: pelos dados oficiais, Maceió completou ontem oito dias seguidos sem registro de homicídios. Mais um indicativo dos méritos da ação eficiente e enérgica do titular da SSP, Promotor de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça Neto.

Agenda

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas promovem hoje, 8h30m, no Ritz Lagoa da Anta, palestra com Vinícius Lages, ex-ministro do Turismo. Tema: “Conjuntura: os necessários ajustes estruturais e a agenda de desenvolvimento”. Presença anunciada de Renan Filho.

Na área

Derrotado por Renan Filho na disputa pelo governo, o senador Benedito de Lira (PP) está trabalhando, sem muito alarde, na recomposição das forças políticas que não apoiam o atual governo. Cuida de ampliar os espaços do seu partido visando eleger bom número de prefeitos e vereadores, ano que vem, e também sua reeleição ao Senado, em 2018.

Parceria

Por iniciativa do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas, Fernando Dacal, e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luiz Dantas, será instalada hoje a Frente Parlamentar da Engenharia. O objetivo é, com ação conjunta entre as instituições, dar dinâmica às causas de engenheiros e arquitetos.

Perda

Aconteceu ontem a missa do sétimo dia da morte da professora Teônia Barros. Era irmã e parceira do Cônego Teófanes de Araújo na realização de grandes feitos pela Educação em Alagoas. Dentre eles, o antigo Colégio Guido de Fontgalland e o Centro de Estudos Superiores de Maceió, formadores de grandes profissionais aqui no Estado.

Contratempo

O jornalista Audálio Dantas, conterrâneo de Tanque D’Arca radicado há vários anos em São Paulo, não teve condições de vir receber, ontem, o título de Doutor Honoris Causa que lhe foi concedido pela UNEAL – Universidade Estadual de Alagoas. De última hora, foi diagnosticado com diverticulite. Audálio será operado hoje, em São Paulo.

Opinião

Do deputado Paulo Teixeira (PT/SP) membro da Executiva Nacional do partido, sobre o principal expoente do PSDB, maior partido de oposição: “Falta grandeza ao ex-presidente Fernando Henrique. Nos piores momentos de seu governo, quando teve a desvalorização cambial, o presidente Lula trabalhou para que o PT não pedisse seu impeachment.”

 

*A escritora Lysette Lyra tome posse hoje, às 17 horas, como sócia efetiva do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. Passa a ocupar a Cadeira 17, antes ocupada pelo patrono, Aureliano Cândido Tavares Bastos, e pelo ex-governador Divaldo Suruagy.


*A advogada alagoana Marié Alves Miranda Pereira agora é integrante da Comissão Nacional da Advocacia Pública. A nomeação ocorreu anteontem, através da portaria 175/2015, assinada pelo presidente da OAB nacional, Marcus Vinícius Furtado.

*Empreendedores de Santana do Ipanema participam até hoje da Oficina Sebrae de Empreendedorismo, no Ginásio Marcello Candia/Casa do Menor. O evento, das 19 às 22 horas, visa repassar orientações sobre práticas de gestão e inovação em negócios.

*A Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas recebe hoje, 9 horas, a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Em 2017 fará 300 anos a aparição de Nossa Senhora Aparecida, no Rio Paraíba, em São Paulo.

*O Cine Sesi Cultural, projeto que leva filmes para cidades que não têm salas de cinema ou cujas salas estão desativadas, estará de hoje a domingo em Branquinha, Zona da Mata. As exibições, às 18 horas, serão na Praça José Gomes de Freitas.

*A comédia “Congresso Nacional de Sexologia” estará hoje e amanhã sempre às 21 horas, no Teatro Deodoro, com os atores Charles Paraventi, Lucas Domso e Dani Brescianini. Ingressos: R$ 60,00. Informações: 99622-5601 / 99664-0622.

 

“Há uma alternância entre quem faz o papel de anjo e o de diabo”

Esperidião Amin

Deputado federal por Santa Catarina, ao dizer que a briga entre Renan Calheiros e Eduardo Cunha é para aumentar o poder do PMDB