Blog do Dresch

15 de agosto de 2015

Homenagem à juíza assassinada

                A Prefeitura de Niterói (RJ) inaugurou esta semana um memorial em homenagem à Juíza Patrícia Acioli, na praia de Icaraí. Ela foi assassinada em 11 de Agosto de 2011, quando chegava a sua casa no final da noite, após um dia de trabalho no Fórum de São Gonçalo, na Baixada Fluminense. Patrícia foi assassinada com 21 tiros, em uma articulação de um grupo de 11 policiais militares, inclusive o ex-comandante do Batalhão da Polícia Militar de São Gonçalo, tenente-coronel Luiz Claudio da Silva. O memorial esta localizado na mesma árvore usada para homenagear a juíza na época do assassinato e que ficou conhecida como “a árvore de Patrícia”.

Memorial para Patrícia 2

                   No local foi colocada uma placa com os dizeres: “Em memória de uma corajosa brasileira que, em dias de menosprezo à vida e impunidade, combateu com autonomia o crime organizado no estado do Rio de janeiro”. O local do memorial é simbólico já que Patrícia foi criada em Icaraí e passou o maior tempo da sua infância na praia do bairro. O viúvo e os três filhos da Magistrada estiveram presentes à homenagem. As investigações sobre o crime apontaram para o grupo de militares do mesmo Batalhão, que não aceitavam as decisões da Juíza em relação ao envolvimento dos PMs com o tráfico e com o extermínio de pessoas na região.

Votação das contas

                   Uma decisão do Ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu que as contas dos presidentes da República devam ser votadas em conjunto pelo Congresso, e não de forma separada pelos deputados e pelos senadores. A determinação enfraquece as articulações do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) que vinha estabelecendo o ritmo do processo de apreciação contábil relativo á gestão da Presidente Dilma Rousseff em 2014. Com a decisão, a eventual votação das contas da Presidente será conduzida pelo Senador Renan Calheiros (PMDB-AL) que preside o Congresso. A noticia foi bem recebida no Planalto uma vez que Renan tem se mostrado mais amigável com o governo, se aproximado novamente e sugerido um pacote de medidas que devem aliviar a pauta política e também a economia do país. Cunha, por sua vez, tem feito de tudo para atrapalhar a gestão de Dilma Rousseff, porque acredita que o Governo tem influenciado a Operação Lava a Jato, onde ele aparece como recebedor de propina, segundo o Ministério Público Federal e a Polícia Federal. A decisão do Ministro Barroso do STF dá respaldo jurídico a uma articulação de Calheiros para mudar a tramitação das contas do Executivo, uma vez que fica a seu critério colocar as contas em votação.

 

Comitê Agropecuário

                   Com o compromisso de viabilizar, coordenar e direcionar as ações do setor agropecuário no estado foi empossado esta semana o Comitê de Defesa Agropecuário de Alagoas. Na posse dos seus integrantes, o Governador Renan Filho salientou o compromisso de buscar soluções para questões importantes do setor, como as normas adequadas de funcionamento de matadouros e laticínios, controle de doenças do rebanho, produção leiteira, valorização da Bacia Leiteira e outras atividades relativas ao segmento.

Que bêbado você é?

                   Um grupo de pesquisadores de psicologia da Universidade do Missouri, em Columbia (EUA) elaborou uma classificação que descreve, com base científica, os diferentes tipos de bêbados. O estudo concluiu que existem quatro tipos de bêbados representados por personagens conhecidos da realidade e da ficção: Ernest Hemingway, Mary Poppins, Professor Aloprado e Mr. Hyde. Estes personagens se enquadram nas descrições de 374 estudantes universitários americanos com média de 18 anos. Eles tinham que examinar o seu comportamento em estado sóbrio e de embriaguez, segundo cinco fatores de comportamento: extroversão, afabilidade, estado de consciência, estabilidade emocional e intelecto.

Que bêbado você é? 2

                   A conclusão foi a seguinte: Os bêbados do tipo Hemingway acham que podem beber todo o álcool do mundo que não ficarão embriagados. Eles não apresentam mudanças de personalidade quando passam da sobriedade á embriaguez. Chegaram a 40% dos pesquisados. Os do tipo Mary Poppins são mais agradáveis quando estão bêbados, evidenciando um comportamento simpático e amigável. Chegaram a 14% da pesquisa. Os do tipo Professor Aloprado (imortalizado por Jerry Lewis e Eddie Murphy) são aqueles que mudam de personalidade por uma questão química e ficam muito mais extrovertidos que o normal. 19% dos estudantes ficaram neste grupo.

Que bêbado você é? 3

                   Os bêbados do tipo Mr. Hyde (personagem fictício criado por Robert Louis Stevenson) apresentam tendência de serem menos responsáveis, menos inteligentes e mais hostis, quando estão sob a influência do álcool. São 22% dos pesquisados. No entanto o estudo, por ter limitações, sofre muitas criticas. Como foi analisado apenas o comportamento de universitários a maioria brancos (e americanos), os quatro tipos de bêbados  podem não ser representativos em outros setores demográficos, outras classes sociais etc. Porém, os resultados confirmam a percepção social que pessoas diferentes respondem de maneiras distintas à intoxicação por álcool.

 

  • Tem inicio hoje a Campanha Nacional contra a Poliomielite, que pretende imunizar em todo o país cerca de 12 milhões de crianças, na faixa etária de seis meses a 4 anos e 11 meses.
  • Em Alagoas o público alvo para imunização é de pouco menos de 244 mil crianças, sendo que a meta é atingir 95% desta população.
  • Em paralelo á vacina contra a pólio acontecerá a atualização do calendário de vacinação de todas as crianças, sendo ofertadas as vacinas que não foram aplicadas.
  • Estarão disponíveis as vacinas BCG, Hepatite B, Pentavalente, Poliomielite Atenuada (VOP), Poliomielite Inativada (VIP), rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Tríplice Viral, Tetraviral, Hepatite A e DTP.
  • A Secretaria da Saúde manterá à disposição 900 postos de saúde, entre fixos, extra-fixos e volantes, com 3.400 funcionários envolvidos na campanha, além de 500 veículos.