Roberto Baia

15 de agosto de 2015

Evasão escolar

O presidente da Câmara de vereadores de Traipu, José Valter dos Santos, lamentou o índice de evasão escolar no município de Traipu.

O parlamentar relata ter recebido denúncia de que gestores de outros municípios, estão realizando a manutenção de estradas de Traipu e envia transportes para buscar os alunos no perímetro Traipuense. Ele assegura que esteve nos povoados  Bengo e Capivara, onde constatou o fato.

 

Problema sério

De acordo com o vereador, a população que reside nos povoados que fazem fronteira com os municípios, a exemplo de  Girau do Ponciano, Batalha, Belo Monte, Campo Grande e São Brás, estão até solicitando inclusive a empresa Eletrobrás a alteração de seus endereços, gerando mudanças na área territorial do município. “O número de eleitores também poderá ser alterado, visto que  os títulos eleitorais também tem sido transferidos”, observou.

 

Melhor projeto

O Samu nas Escolas de Alagoas foi escolhido, entre 80 trabalhos, como o melhor projeto de extensão do País durante a 45ª edição do Encontro Científico dos Estudantes de Medicina (ECEM), realizado em João Pessoa, na Paraíba. O projeto está sendo executado pelas estudantes de Medicina da Ufal Elka Karollyne Alves, Camila Hansen e Thais Mayumi de Albuquerque e conta com a orientação dos professores Diogo Nilo Miranda e Tereza Angélica Lopes.

 

Prática dos trotes

Apresentado durante o encontro, as estudantes enfatizaram que o projeto contribui no processo de conscientização da população, especialmente estudantes do Ensino Fundamental e Médio. “Um dos propósitos do projeto é reduzir, ao máximo, a prática dos trotes. Para isso, realizamos diversas oficinas sobre primeiros socorros e a importância do Samu para a comunidade, apresentando aos alunos do Ensino Fundamental e Médio a dinâmica das ações e a contribuição dessa experiência na formação dos acadêmicos de medicina, enfermagem e serviço social”, disse Elka Karollyne.

 

“Tô na rede”

Os coordenadores do projeto Tô na Rede, em Arapiraca, juntamente com o Instituto de Políticas Relacionais, entidade representativa da Fundação Bill e Melinda Gates e Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) promoveram, na manhã de sexta-feira (14), um café da manhã, na Biblioteca Professor Pedro de França Reis, na Casa da Cultura, para apresentação das ações de fortalecimento dos espaços públicos de incentivo à leitura no município.

 

Agentes culturais

Dezenas de agentes culturais estiveram presentes ao evento, que também contou com a parceria da

Prefeitura de Arapiraca, por meio das secretarias de Cultura e Educação, entre outros órgãos da administração municipal.

 

Representou

O secretário de Governo, José Lopes da Silva, representou a prefeita Célia Rocha, ao lado da coordenadora do programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi), Gineide Castro.

O evento ainda reuniu o diretor da Casa da Cultura de Arapiraca, Wagno Godez, a bibliotecária Wilma Nóbrega e a coordenadora das bibliotecas públicas digitais de bairros (Arapiraquinhas), professora Eliane Bezerra, e Vanessa Labigalini (Tô na Rede), entre outras personalidades.

 

Questionamentos

A secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, respondeu questionamentos de alagoanos na tarde de quinta-feira (13), durante entrevista a uma emissora de rádio da capital. Por quase meia hora, a médica fez, ainda um balanço das ações realizadas desde que assumiu a pasta, em janeiro deste ano. Disse que foi preciso eleger prioridades e dar encaminhamentos a projetos para garantir acesso de usuários aos serviços de saúde.  “Temos 87% da população alagoana dependendo do SUS.

 

Prestando contas

Prestação de contas que a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, apresentou na quinta-feira (13) em uma emissora de rádio da capital, além de referência no atendimento de urgência e emergência no caso de traumas, a principal unidade hospitalar de Alagoas, o HGE, passou a contar com serviços como a Unidade de Acidente Vascular Cerebral e a Unidade de Angioplastia.

 

Manutenção

A manutenção da sinalização horizontal garante mais segurança no trânsito da cidade. É o que a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) está fazendo nas principais vias de acesso da cidade.

 

Guaribas

Na manhã de quinta-feira (13), técnicos do Departamento de Trânsito (DT) da SMTT concluíram a pintura de lombadas na extensão da Avenida Governador Muniz Falcão, entre os bairros São Luiz I e II, e Avenida Vereador Adalberto Saturnino, no bairro Guaribas.

 

 

 

… Com inscrições gratuitas feitas no Ginásio Municipal João Paulo II, o “Programa de Desenvolvimento do Esporte – Clínica de Futebol 7” acontece neste sábado (14) em Arapiraca.

 

… Apresentando novas técnicas, o professor Mestre em Educação Física, José Mário, irá mostrar alguns métodos que vêm sendo desenvolvidos na Europa.

 

… Ele está fazendo doutorado em Portugal e aprendendo diretrizes diferentes às usadas nos campos de futebol brasileiros.

 

… ao público, sobretudo infantil, o encontro deste sábado (15) ocorrerá no Sesc Arapiraca, situado na Rua Manoel Francisco Cazuza, bairro Santa Edwiges, a partir das 9h.

 

… Esta ação é uma parceria entre a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), Federação Alagoana de Futebol (FAF) e Sesc Alagoas.