Olívia Cerqueira

12 de agosto de 2015

União dos Palmares será o palco de debates sobre a cultura afro

 

Por João Paulo Farias 

De 14 a 16 deste mês, o município de União dos Palmares sediará o I Encontro de Comunidades Quilombolas e Povos de Terreiro de Alagoas, com o objetivo principal, de discutir e fortalecer a cultura dos quilombolas e dos povos de terreiro.

O encontro é uma realização da parceria da Fundação Cultural Palmares em Alagoas, com as secretarias estaduais da Cultura, da Mulher e Direitos Humanos e da Prefeitura de União dos Palmares. Além do apoio da Universidade Federal de Alagoas –Ufal, a Universidade Estadual de Alagoas- Uneal e outras entidades.

O evento pretende reunir 200 pessoas e foi dividido em duas etapas; nos dois primeiros dias, professores, pesquisadores, gestores, quilombolas, religiosos e outros envolvidos, irão discutir as ações e estratégias que envolvem a temática, na comunidade quilombola Muquém. No último dia, haverá uma solenidade na Serra da Barriga, com a participação de religiosos e grupos culturais.

A chefe da representação da Fundação Cultural Palmares no estado, Élida Miranda, destacou a importância do evento. “Esse encontro é um momento que a gente tá buscando motivar, incentivar a sociedade civil pra que se organize e fortaleça principalmente a sua identidade e seu pertencimento a origem de sua cultura”, disse.

Para o prefeito de União dos Palmares, Beto Baía, esse encontro fortalece a riqueza cultural que o município tem, pois foi palco do maior grito por liberdade das Américas. “União acolhe a todos os envolvidos nesse evento, que é de extrema importância, pois irá discutir a nossa origem cultural e as formas de torná-la mais forte e efetivar as políticas públicas para a população negra”, ressalta.

INSCRIÇÕES

Para se inscrever no evento é necessário preencher uma ficha de inscrição, que está disponibilizada aqui e enviar por e-mail para claudiacult@gmail.com.