Flávio Gomes

11 de agosto de 2015

Ingovernabilidade instalada

Do deputado federal Roberto Freire (SP), presidente nacional do PPS: “… Em um cenário tenebroso, o que nos dá esperança é o bom funcionamento de nossas instituições, entre as quais uma Polícia Federal republicana e um Ministério Público cada vez mais atuante. Apesar do desastre do Executivo, os demais Poderes da República vêm exercendo seu papel com altivez: o Legislativo adota uma postura independente e tem sido capaz de pautar o debate nacional por meio de uma agenda própria em consonância com a sociedade; e o Judiciário leva a cabo um eficiente trabalho simbolizado pela figura do juiz Sérgio Moro, que conduz as ações penais decorrentes da Lava Jato. Enquanto o Parlamento e o Judiciário trabalham ativamente, o atual governo continua paralisado, acuado pelas novas denúncias do petrolão e na iminência de ter suas contas rejeitadas pelo TCU na análise das ‘pedaladas fiscais’. Isso sem falar nas manifestações do dia 16 de agosto em todo o país, que devem levar multidões às ruas, representando a ampla maioria da população brasileira que já defende a intervenção constitucional do impeachment. Diante do quadro de ingovernabilidade instalada, aumentam as chances de abertura do processo de impedimento de Dilma Rousseff pelo Congresso Nacional. Os brasileiros não suportam mais três anos e meio de corrupção, inflação, desemprego e recessão econômica. Não será fácil, mas o Brasil tem todas as condições de se reerguer com um novo governo que resgate a confiança no país e aponte outros rumos. Merecemos, afinal, muito mais do que uma República de pixulecos.”

Indicação

O jornalista Lauro Jardim divulgou, na Veja on line, a informação de que Marco Fireman, que foi um dos homens fortes no governo Téo Vilela, será nomeado presidente da CBTU. O cargo é da cota do PP, liderado em Alagoas pelo senador Benedito de Lira. Biu mostra, assim, que retomou as suas boas relações com o Palácio do Planalto.

Comodidade

O governador Renan Filho assinou a ordem de serviço para a duplicação da AL-110, entre Arapiraca e São Sebastião, investimento de R$ 24 milhões. Quando a obra e a duplicação do trecho Barra de São Miguel/BR-101 estiverem prontas o percurso rodoviário entre Maceió e Arapiraca, por São Miguel dos Campos, será todo em pista dupla.

Porém

Não foi totalmente agradável a presença de Renan Filho ontem em Arapiraca. Alunos da Universidade Estadual de Alagoas aproveitaram o ato de assinatura da ordem de serviço para protestar contra o governo. Eles denunciaram a precariedade da estrutura da instituição e cobraram a contratação dos professores já aprovados em concurso.

Miudeza

Na reunião do prefeito Rui Palmeira com a bancada federal, ontem, discutiu-se a necessidade de apoio junto à União para liberação de recursos. Participaram Ronaldo Lessa, JHC, Maurício Quintella, Arthur Lira, Pedro Vilela, Marx Beltrão e Carimbão. Faltaram Paulão e Cícero Almeida – os que têm interesse em concorrer com Rui, em 2016.

Agenda

Acontece hoje, no Hotel Radisson, o Seminário Alagoano de Educação 2015, que visa debater Plano Nacional de Educação. Serão discutidos três temas, incluindo O direito à Educação em Alagoas: onde estamos?” com a Promotora de Justiça alagoana Cecília Carnaúba. Outros conferencistas são Nilson José Machado e Moaci Alves Carneiros.

Descaso

Jornalistas alagoanos que foram ao Salão de Turismo Rota 101 Nordeste, no final de semana passado, no Centro de Convenções de Pernambuco, voltaram num misto de decepção e vergonha. É que o evento, com cerca de 160 estandes e 8 mil visitantes, teve uma insignificante participação de agentes públicos e empresários alagoanos. 

Opinião

De Marina Silva, ex-senadora, sobre o momento político: “Que as denúncias sejam investigadas pelo Ministério Público, pela Polícia Federal, pelo juiz Moro para que o Brasil volte ao rumo. Nós dizíamos que o País estava à beira de uma crise. Mas naquele momento disseram que estávamos errados. Hoje se vê que a crise é muito maior”.

 

*O fotógrafo e jornalista Felipe Camelo, colunista da “Gazeta de Alagoas”, abre hoje a exposição “Sem Pose”, com curadoria e projeto do arquiteto Lucio Moura. A mostra tem painéis com 30 imagens feitas nos últimos dois anos. No Parque Shopping, 19 horas,

*Em virtude do Dia da Justiça, hoje não haverá expediente em órgãos do Poder Judiciário, em todas as instâncias. Já a OAB/AL festeja a data reunindo advogados, das 12 às 19 horas, no Iate Clube Pajussara, em festa com diversos grupos musicais.

*O advogado Álvaro Almeida Filho, conquistou o 1º lugar na Corrida dos Advogados, realizada domingo, Dia dos Pais. Interessante é que ele é um dos líderes do movimento “OAB pode mais”, que organiza chapa de oposição para a eleição a entidade.

* A partir de hoje, especialistas e técnicos da Secretaria de Saúde de Arapiraca, com apoio da Clínica Santa Fé e Universidade de Tóquio, iniciam triagem com a distribuição de três mil kits para exames de sangue oculto nas vezes, para prevenção do câncer colorretal.

 

*Desde ontem e até 13 de setembro, os técnicos das secretarias estaduais da Fazenda e da Educação irão fazer o curso de formação de tutores da Esaf. A capacitação vai ensiná-los como usar ferramentas da escola virtual da Esaf. Contato:  pef@sefaz.al.gov.br.

 

*De 14 a 16 de agosto acontecerá o I Encontro de Comunidades Quilombolas e Povos Tradicionais de Terreiro de Alagoas, na Comunidade Quilombola Muquém, na Serra da Barriga, município de União dos Palmares. Contato: claudiacult@gmail.com.

 

*Bons resultados dos times alagoanos pelo Brasileiro, no final de semana: CRB 1X0 Náutico (Série B), ASA 2×2 Botafogo PB (Série C) e Coruripe 2×0 Serra Talhada PE (Série D). Hoje, 19 horas, o CRB pega o Sampaio Correia, em São Luiz do Maranhão.

 

“O governo começou com uma base de 400 deputados. A oposição tinha 113. A base caiu para 140 na eleição para presidir a Câmara e, agora, para 128 votos” 

Carlos Sampaio,

Deputado federal e líder do PSDB na Câmara