Flávio Gomes

6 de agosto de 2015

A criatura e seu labirinto

De Luiz Recena, no site “Diário do Poder”: “… Entre os criadores políticos brasileiros Lula da Silva está na lista dos mais cruéis. Para chegar aonde chegou, vindo de onde veio, saltou e pisou muito mais obstáculos do que pescoços maternos. Convenceu, iludiu, conquistou, enganou, seduziu, negou, ganhou muito e perdeu pouco. Distribuiu, retomou, dividiu, escolheu a melhor parte. Ficou forte e sentiu o bafo da eternidade. Acreditou no que quis e escondeu os espelhos. Poderoso, criou. No delírio do gesto toda a criatura se parece ao desejo do criador. A Dilma criada era da Silva. Mas não era sequer a sombra dele. No mundo autoritário ela até poderia. No jogo democrático a conta sempre chega. A criatura perdeu. O mexicano Octávio Paz ensina que o labirinto é uma solidão. O criador pode se esconder, não a criatura. Na crise atual nenhum deles sabe a saída. Lula quer dissociar-se de Dilma, deixá-la. Só que a presidente o abandonou antes. Não obedece mais, nem ouve a voz do dono. Nunca antes nesse país viu-se coisa igual. Criador e criatura ganharam quatro eleições seguidas e agora se arranham para ver quem é o mais culpado na crise, quem é mais responsável por jogar fora tanto capital político amealhado. Lula joga contra e conspira. A aliança com a direita para governar é conta de Lula, a fatura da farra deve ser paga por Dilma…”

Ponto final

Renan Filho está enviando para a Assembleia Legislativa a proposta de reajuste salarial do funcionalismo, independentemente da posição das entidades sindicais. Para os servidores em geral 5% de aumento; para a Educação, 7%. “Não podemos prejudicar os servidores que aceitam o reajuste que podemos dar”, diz o governador.

Esperança

Já chegou a Renan Filho a situação do chamado pessoal de apoio administrativo – os que não são vinculados a alguma entidade ganham salário mínimo, independentemente do tempo de serviço. O governador diz que não pode fazer de uma só vez o que deixou de ser feito em décadas. E estima resolver a situação em dois anos.

Posição

O senador Renan Calheiros diz que está fora do processo de escolha do Procurador Geral da República: “Não amesquinharei o cargo de presidente do Congresso Nacional. Essa é uma indicação da presidente da República. Tão logo a presidente indique um nome, seja quem for, despacharei para a Comissão de Constituição e Justiça”.

Palpite

Para o cientista político Eduardo Magalhães o prefeito Rui Palmeira terá uma reeleição tranquila, porque não encontrará adversários à altura. Magalhães acredita que o senador Renan Calheiros e o ex-governador Téo Vilela estarão juntos, apoiando Rui, e em dobradinha, em 2018, concorrendo às duas vagas em disputa pelo Senado.

Frustração

Presidente da AMA e 2º secretário da Confederação Nacional dos Municípios, Marcelo Beltrão, prefeito de Jequiá da Praia, lamenta o descumprimento de compromisso por parte do governo federal. O repasse extra de FPM, de 0,5% do total arrecadado do Imposto de Renda e do IPI, deveria ser por 12 meses, mas foi apenas por seis.

Presença

Arapiraca vai participar do G 20Semiárido, marcado para 14 de agosto, no Sest/Senat, em Petrolina, Pernambuco. O objetivo do grupo é estabelecer políticas públicas para o desenvolvimento do Nordeste. O município será representado pela secretária municipal do Planejamento, Cícera Pinheiro, indicada pela prefeita Célia Rocha 

Cenário

De Carlos Fernando Lima, um dos procuradores da Operação Lava a Jato: “Nenhuma pessoa, num regime republicano, está isenta de ser investigada. Apenas pessoas com foro privilegiado devem ser investigadas perante o órgão com competência. No caso do ex-presidente Lula, ele pode ser investigado pela Justiça em primeiro grau”.

 

* A Braskem realiza hoje, 10 horas, entrevista coletiva on line para divulgação dos resultados do segundo trimestre de 2015. Participarão o presidente, Carlos Fadigas, e os diretores Mário Augusto da Silva, Marcelo Cerqueira e Marcelo Lyra.

*A Escola Superior da Magistratura de Alagoas está promovendo palestras para discutir a violência doméstica. Hoje, 12 horas, é a vez de palestra para cerca de 200 alunos do ensino médio do Colégio Adventista de Maceió, no Barro Duro, Maceió.

*Acontece até hoje, no Centro de Convenções de Maceió, a VIII Conferência Estadual de Saúde de Alagoas. O objetivo é debater os rumos do SUS entre conselheiros de saúde, sociedade civil, gestores da saúde pública e usuários do sistema.

* O Teatro Deodoro recebe hoje, às 20 horas o concerto ‘O Mar Fala de Mim’ de Irina Costa. A Orquestra Sinfônica da Ufal, regida pelo maestro Luiz Martins, se apresenta com Irina. O show terá participação especial do Coral do Cesmac, com 90 integrantes.

*Depois de temporada em Arapiraca, a exposição “Só Lâmina”, do artista plástico Nuno Ramos será aberta hoje às 19 horas, na Galeria de Artes Sesc Centro, em Maceió. A visitação irá de amanhã ao dia 28, das 12 às 18 horas, de 2ª a 6ª feiras.

*O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), realizará a terceira edição do Simpósio sobre as Geotecnologias e Geoinformação. O evento acontecerá nos dias 17 e 18 de setembro.

* A Imprensa Oficial Graciliano Ramos está com inscrições abertas para novo edital do Programa de Incentivo à Cultura Literária, para obras inéditas de autores alagoanos ou radicados em Alagoas. Inscrições até o dia 17. Contato: www.imprensaoficial.al 


 “É mais fácil matarem Dirceu do que ele fazer uma delação premiada”

Roberto Podval

Advogado do ex-ministro José Dirceu, descartando a possibilidade de o petista fazer um acordo de delação premiada