Roberto Baia

5 de agosto de 2015

Eleições em Lagoa da Canoa

Com a aproximação do período eleitoral, a cidade de Lagoa da Canoa – a terra do poliinstrumentista Hermeto Paschoal, já se prepara para a sucessão do prefeito Álvaro Melo, que já anunciou que vai entrar na disputa para se reeleger. Mas a oposição já está bem articulada com as pré-candidaturas do ex-prefeito Lauro Fonseca – sem partido, que terá como vice-prefeito em sua chapa o ex-presidente da Câmara de Vereadores daquela cidade, Elialdo Alves (PR).

 

Oposição fortalecida

Pelo menos três vereadores já anunciaram apoio aos pré-candidatos da oposição, dentre eles Edilza Alves (PR), a mais votada no pleito passado, Jadielson Tavares (PPS)  – o segundo mais votado, e Simonal, este último filiado ao DEM.

Em contato por telefone, no final da tarde de ontem com este colunista, o ex-vereador Elialdo não poupou críticas a atual gestão,  a avaliando como a pior já registrada no município, que está localizado a 12 quilômetros de Arapiraca.

 

“Postura de ditador”

“O prefeito tem postura de ditador e sua gestão está marcada pela incompetência. Todo Estado de Alagoas tomou conhecimento da sua falta de respeito com os servidores da educação, dentre eles professores, que pelo simples fato de lutarem por seus direitos e salários dignos foram chamados de vagabundos , maloqueiros e arruaceiros. Outro problema é o tratamento do prefeito com a área de saúde, que está abandonada. Para se ter uma ideia da situação, ele (o prefeito) ainda não pagou os salários dos servidores, que só receberão depois do dia 10, quando o prazo correto por lei no que concerne a pagamento de salários, é até o quinto dia último do mês subsequente”, afirmou Elialdo.

 

Cidade violenta

“Com relação a obras estruturantes, até agora, depois de dois anos e meio de administração, ele está realizando a construção do calçadão em frente à Igreja Matriz da cidade. Mas também não podemos deixar de registrar outro fato preocupante que é o elevado casos de violência, onde a bandidagem está se sentindo livre, leve e solta, está agindo até na área rural, principalmente nas portas das escolas”, disse o ex-vereador para lembrar que no próximo dia 28 é data em que se festeja a Emancipação Política do município.  “Infelizmente, com essa péssima gestão, a população não tem motivos para comemorar”, completou.

Colheita do feijão

Dezenas de produtores rurais do município de Campo Alegre participaram na terça-feira, 4, do evento que marcou o início da colheita do feijão plantado através do programa barriga Cheia. O evento aconteceu na região da Fazenda Santa Justina e contou com uma grande feijoada feita para comemorar os resultados positivos do programa. O programa foi implantado no município através de uma iniciativa fruto da parceria entre Governo Municipal, Governo de Alagoas e Usina Porto Rico.

 

Arapiraca

Em alusão à passagem do Dia Nacional da Saúde, que será comemorado nesta quarta-feira (5), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando, desde segunda-feira (3), uma série de atividades educativas e preventivas em vários pontos da cidade.

 

Atividades

Coordenadas pelo Departamento de Promoção à Saúde, as ações contam com o apoio de profissionais das unidades básicas de saúde, Nasf, Vigilância Sanitária, Secretaria de Esportes, Sest/Senat, Sesc, Secretaria Estadual de Prevenção à Violência e academias de ginástica, entre outros parceiros.

Na terça-feira (4), as atividades foram realizadas no 3º Centro de Saúde (Caic), no bairro Senador Arnon de Mello e Praça Marques da Silva, no centro da cidade.

 

Apoio da prefeita

De acordo com o secretário de Saúde, Ubiratan Moreira, a iniciativa tem o total apoio da gestão da prefeita Célia Rocha.

Ele adiantou que também estão sendo feitas buscas ativas de casos de pessoas com algum tipo de dependência química, exames de saúde, entre outros serviços de atendimento à população de Arapiraca.

 

Petrolina

A secretária municipal de Planejamento, Cícera Pinheiro, vai representar a prefeita Célia Rocha, em reunião que está sendo organizada pela Prefeitura de Petrolina, no interior de Pernambuco.

Os preparativos para o G 20 Semiárido, que será realizado no dia 14 de agosto, no Sest/Senat, em Petrolina, estão em andamento.

Vão participar da reunião preparatória os secretários de planejamentos das cidades que compõem o grupo.

 

Encontro

De acordo com o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Geraldo Júnior, coordenador da reunião, este será um encontro preliminar com os secretários de Planejamento e Administração, deste encontro serão estabelecidas as prioridades de cúpula, que será apresentada aos gestores municipais,” explicou.

 

… Na oportunidade os presentes vão estabelecer os parâmetros da CARTA DO SEMIÁRIDO que será discutida no grande evento agendado para os dias 22 e 23 de outubro.

 

… O G20 tem como objetivo criar um grupo de articulação da região semiárida, na busca de implementar políticas públicas e específicas para a nossa realidade.

 

… Foram convidados para a reunião, os representantes dos municípios de Alagoas: Arapiraca; Bahia: Feira de Santana, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso e Vitória da Conquista; Ceará: Caucaia, Crato, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maranguape e Sobral; Paraíba: Patos e Campina Grande; Rio Grande do Norte: Mossoró; e Pernambuco: Caruaru, Garanhuns, Santa Cruz do Capibaribe e a cidade anfitriã Petrolina.