Flávio Gomes

2 de agosto de 2015

Tempo perdido

Do jornalista Ricardo Noblat, em seu blog: “Como era previsível, deu em nada a reunião de Dilma com 26 governadores e um vice-governador – o do Mato Grosso do Sul. O governador de lá tinha mais o que fazer e não foi à Brasília. Dilma pretendia engajar os governadores no esforço de evitar que o Congresso aprove a criação de novas despesas. Ou o que o governo prefere chamar de ‘pauta bomba’. Os governadores prometeram que o farão. Ocorre que eles não mandam nos deputados federais. Muito menos nos senadores. E assim… Ela imaginou atrair os governadores para a defesa do seu mandato, num claro repúdio a qualquer pretensão de tirá-la do poder antes da hora. A maioria deles driblou o assunto. Mais uma vez, Dilma atribuiu a crise econômica a fatores que escapam à responsabilidade do governo. E justificou-se: as promessas de campanha foram feitas em outro cenário econômico. Mentiu de novo, pois. Os governadores ouviram calados. Eles queriam um acordo sobre a reforma do ICMS. Foram embora sem conseguir. Daqui a uma semana, ninguém mais se lembrará da reunião. Uma semana? Estou sendo otimista. Em junho de 2013, surpreendida pelas multidões que foram às ruas protestar contra tudo e contra todos, Dilma reuniu os governadores para ouvi-la prometer a realização de cinco ‘pactos nacionais’. Um deles para combater a violência urbana. A promessa jamais foi cumprida.”

Número um

Gostem ou não dele, Renan Calheiros, presidente do Congresso Nacional, continua o político mais requisitado de Alagoas. Tem demonstrado isso nos dias que consegue passar aqui no Estado. Normalmente ele é procurado, não procura as pessoas. No apartamento de Maceió, na sede do PMDB ou na casa da Barra de São Miguel, gente não falta.

Tchau…

Ex-vereador e ex-deputado estadual, sempre com desempenho muito elogiado, o engenheiro Judson Cabral está a caminho do PDT. Peixe fora d’água no PT, principalmente depois de tantas falcatruas cometidas por membros do partido, sair passou a ser sua opção para a sobrevivência política. Em 2016 deverá concorrer a prefeito ou vereador.

Agenda

A Prefeitura de Arapiraca está elaborando o Plano Municipal de Saneamento Básico e, por conta disso, realiza amanhã a terceira reunião com gestores e técnicos que cuidam do projeto. O encontro será no Centro Administrativo Antônio Rocha, 9 horas. Serão debatidos os serviços de saneamento básico e seus impactos nas condições de vida e no meio ambiente. 

“Pátria Educadora”

O Comando Local Unificado da UFAL, que reúne professores, servidores e estudantes, faz amanhã o “Ato em defesa da escola pública”, às 14 horas, em frente ao Hotel Jatiúca, onde ocorrerá reunião do Conselho Nacional de Educação, com presença do ministro Renato Janine Ribeiro. O grupo protestará contra o corte de R$ 10 bilhões para a Educação.

Teste

A conselho do padrinho Lula, a presidente Dilma Rousseff vai fazer uma turnê pelo Nordeste, buscando recuperar os votos que, segundo inúmeras pesquisas, perdeu na região. Alagoas está no seu roteiro. Resta saber se alguns dos que costumavam bajulá-la, na época das vacas gordas, irão estar junto a ela, agora que a vaca está indo para o brejo.

Pauta

Habitual leitor desta “Conjuntura” chama atenção para um fato. É que Fernando Baiano, preso por ser um dos operadores do esquema de corrupção da Petrobras, e citado como de fortes ligações com o PMDB, é na verdade alagoano e nenhum órgão de imprensa aqui do Estado se interessou em apurar as suas ligações com os políticos conterrâneos.

Diferença

Do jornalista Carlos Chagas, no site “Diário do Poder”, sobre a participação de Dilma Rousseff no programa do PT na TV, dia 6: “A pergunta que se faz é se alguma coisa vai mudar, mesmo se por hipótese duvidosa o pronunciamento presidencial for considerado bom ou ótimo pelo PT. Porque uma coisa é o Brasil televisivo, outra, o Brasil real.”

 

* A 2ª Semana da Justiça pela Paz em Casa começa amanhã e segue até 6ª feira, 7, em todo o Estado. A campanha, uma iniciativa do STF, visa agilizar ações relativas à violência contra a mulher.  Em Maceió, estão previstas 100 audiências, no prédio do curso de Direito do Cesmac.

*Permissionários do Sistema de Transporte Rodoviário Complementar Intermunicipal de Passageiros que estão em débito com a Arsal terão, a partir de amanhã, oportunidade de quitar suas dívidas, de forma parcelada, pela campanha “Arsal Legal”. Contato: 0800 284-0429.

*De amanhã a 6ª feira, 7, a Escola Técnica de Artes da Ufal promove a “5ª Oficina Dalcroze de Pedagogia Musical – Cada som um movimento, cada movimento um som”. Sempre das 8 às 13 horas, no Espaço Cultural, com o professor Iramar Rodrigues, do Instituto Dalcroze, de Genebra. 

*A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio recebe até amanhã inscrições para a terceira edição de simpósio sobre as geotecnologias e geoinformação no Estado de Alagoas, a ocorrer em setembro. Infomações: geoalagoas.dados.al.gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 30,00.

*O Campus Maceió do Instituto Federal de Alagoas oferece, de amanhã a 6ª feira, 7, oportunidade de qualificação para artesãos ou iniciantes na prática artesanal, com o curso técnico integrado ao ensino médio em Artesanato. A inscrição é gratuita. Contato www.ifal.edu.br / 3194.1199.

Termina hoje a etapa Pro Evolution Soccer 2015 do Campeonato Alagoano Maceió Shopping de Futebol Digital. A etapa FIFA 2015 irá acontecer nos dias 07, 08 e 09. Na primeira modalidade, o vencedor estará garantido na fase nacional do campeonato, que vai ser realizada em Brasília.

*O ASA volta hoje a atuar em Arapiraca, pelo Campeonato Brasileiro da Série C. Vai enfrentar o Confiança, de Aracaju, a partir das 19 horas, buscando a reabilitação a derrota de 3×0 para o Vila Nova, em Goiânia. O time alagoano continua bem cotado para voltar à Série B.

 

“Não podemos, como representantes eleitos da população, correr o risco de trabalhar pautados por quem não tem condições éticas de exercer sua função”

Jarbas Vasconcelos

Deputado federal do PMDB/PE, sobre Eduardo Cunha, presidente da Câmara