Edmilson Teixeira

1 de agosto de 2015

Piranhas/AL perde um grande talento!

Piranhas está de luto desde quinta-feira última, com a morte do flautista Egildo Vieira, talento alagoano que chegou a integrar o grupo musical Quinteto Violado, e que também chegou a participar de eventos internacionais expondo  sua arte num grande festival ocorrido na Alemanha. A nossa coluna  resolveu publicar abaixo uma grande mensagem narrada pelo historiador e empresário Eliseu Gomes, ex-secretário de Cultura do município de Delmiro Gouveia, onde hoje lida no ramo turístico comandando passeios de catamarã entre Olho d’Água do Casado e Delmiro, além de um restaurante típico regional em pleno os Cânions  do Rio São Francisco.

Piranhas – histórico

“Como é difícil ser reconhecido nas Alagoas… possivelmente a morte realize esse ato de justiça que em vida lhe foi negado… Egildo, foi muito mais que um artista! As margens do São Francisco, ao longo dos séculos, foi o cenário onde se deu a formação do povo brasileiro… e aí, a violência dos capitães do mato, a escravidão, os massacres dos índios…mas, por aí também passaram os Jesuítas, catequizando, alfabetizando, protegendo a população nativa, construindo igrejas…e, sobretudo, usando a música como ferramenta principal de tão grandiosa obra humanista.

Piranhas- Jesuíta

Não é à toa, que a musicalidade eclode na maioria das cidades ribeirinhas, rio acima, desde Piaçabuçu até o teatro de Curaçá…das manifestações culturais do vale, a música é a amalgama que há trezentos anos nos traduz em seus variados tons… Egildo, foi a sublimação do espírito Jesuíta, ele era a música, um catequista…e, assim seguiu creio que inconsciente os passos da Companhia de Jesus, ele superou foi além na sua catequese, com os jovens de Piranhas, criou novos instrumentos musicais, ensinou a construir e a manuseá-los com maestria…

Piranhas – não morre

Dessa forma, construiu a Orquestra Harmorial, essa que, como secretário de Cultura de Delmiro Gouveia, tive a honra de trazer para os delmirenses, o que reputo como a maior apresentação artística e cultural de todos os tempos… Teríamos perdido definitivamente a ligação histórica da musicalidade nos sertões, se ilustres piranhenses não tivessem reconhecido o talento no nosso maestro, e, sobretudo, dado ao mesmo toda condição de trabalho para ousar… A Orquestra Harmorial de Piranhas é o legado que nos deixa o nosso querido Egildo, e com ele, terá o reconhecimento dos palcos do mundo, mesmo porque o que é música não morre…Obrigado Egidio!!”

Capela de luto!

“Foi com bastante pesar que recebemos uma triste notícia nesta  sexta-feira; o falecimento da ex – vereadora Marinalva Montenegro Através dessa mensagem, eu, em nome da minha família, quero mostrar meus sentimentos pelo que ocorreu, mas sei que as palavras não conseguirão cumprir esse papel. Sei que dói muito perder alguém que amamos. Infelizmente, por obras de forças que estão acima de nós, nem tudo segue o rumo que desejamos. Todavia, Deus sabe o que faz e o que é melhor para cada um de nós. Quero que saiba que estamos aqui para ajudá-lo no que for necessário. Que Deus ilumine e console a vida de vocês! Muita força! Conte sempre conosco!”  palavras postadas nas redes sociais do presidente da Câmara de Capela, vereador Marcos Lucena, o Quinho, sobre o falecimento de dona Marinalva, ex-vereadora do município.

Major Isidoro

Tida como a terra da produção leiteira e do queijo, Major Isidoro já está em ponto de bala, a fim de  realizar pela oitava vez, a sua badalada “Festa do Leite”. O evento foi agendado para setembro que vem, mas os organizadores  estão  convidando toda a população local e autoridades para a cerimônia de lançamento da grande festa, que será na próxima terça-feira.  A solenidade tem início marcado para às 8h, no Parque da Asplemi.  “Quando se fala nesse evento, as pessoas pensam em festa com bandas e outros no resgate da tradição. Essas pessoas estão certas, mas vejo que o mais importante mesmo é que a festa representa o resgate econômico para Major Isidoro. Vamos fazer dessa edição a porta de entrada e saída de grandes negócios e geração de emprego e renda para o nosso povo”, disse a prefeita Santana Mariano.

Barra de São Miguel

Festa pela passagem dos 52 anos de emancipação política do município acontece amanhã a partir da tarde com um grande desfile escolar, comandado pela banda musical do Exército brasileiro. À noite na praça de eventos, tem um grande show que promete virá o dia. A atração principal é o Galã do Brega, esse que está em todas!

Matriz de Camaragibe  

Prefeito Marquinhos marcou presença na quinta-feira, durante a abertura da VI Conferência Municipal de Assistência Social. O evento ocorreu no Centro Pastoral Paroquial. O tema foi centrado: “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”. “Funcionários públicos e a sociedade em geral participam dessa Conferência que teve em sua programação especialistas abordando assuntos relativos ao que há de melhor, em meio  as discussões que foram tratadas  em prol da melhoria social do povo de Matriz; sobretudo para o futuro” comentou o prefeito.  

Arapiraca

Durante quarta e quinta desta semana técnicos de 46 municípios pertencentes às VII e X Regiões de Saúde foram capacitados em Arapiraca, sobre a qualidade e segurança da água consumida pela população. O evento, que foi realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), na Escola de Governo, enfatizou a Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) e o Sistema de Informação da Qualidade da Água (Sisagua).  

Arapiraca- diarréia

Durante a capacitação, que acontece anualmente, os participantes receberam orientações sobre as garantias do acesso à água em qualidade compatível com o padrão da potabilidade estabelecida na legislação vigente. Também foram destacados os conceitos gerais, riscos ambientais, parâmetros de qualidade e situação do Vigiagua no Estado de Alagoas.  Outro assunto importante abordado foi o perigo do consumo de água inadequada e as principais doenças provocadas. Isso porque, além da hepatite, as diarréias e a cólera podem ser disseminadas por meio de água contaminada.