Flávio Gomes

31 de julho de 2015

Sem salvação

De Merval Pereira, em “O Globo”: “… Não há golpes quando as regras democráticas são seguidas e a Constituição obedecida. Desse ponto, a presidente Dilma tem duas travessias diante de si: a análise de suas explicações para o Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as questões fiscais, e, mais adiante, o exame de suas contas de campanha pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São formalidades de controle que têm que ser cumpridas numa democracia, para que o grupo político que está no governo não abuse do poder econômico ou político, desvirtuando assim a representatividade das urnas. As pressões legítimas dos grupos políticos antagônicos devem ter a proteção do Estado para que se manifestem sem constrangimentos. Portanto, tanto é legítimo a presidente da República ir à televisão dias antes das manifestações marcadas contra si (embora pareça o uso de um privilégio em benefício próprio), como a reação contrária, com um previsível panelaço nesse dia, será a demonstração democrática de rejeição da maioria já detectada pelas pesquisas de opinião. Não há que se considerar fascista a demonstração pública de desapreço por esta ou aquela figura política, desde que não se recorra à violência física para explicitar o desagrado… É certo que o clima acirrado, de tensão permanente, entre os grupos políticos não deveria prevalecer, impedindo o convívio de brasileiros, mas não é possível esquecer que esse ambiente de hostilidades, de ‘nós contra eles’, foi alimentado nos tempos de bonança pelo PT e seus seguidores, obedecendo a uma estratégia política de empurrar para um gueto os oposicionistas…”

 

Crise braba

 

Em Goiás, o governador Marconi Perilo determinou que os salários dos servidores, que eram pagos no último dia do mês, só serão liberados agora no dia 10 do mês seguinte. No Rio Grande do Sul, Ivo Sartori vai pagar agosto em parcelas a serem liberadas hoje e nos dias 3, 13 e 21. Cria-se, assim, o salário a prestação.

 

Adiamento

Hoje seria o prazo para publicação da Lei Delegada, pela qual o governador Renan Filho irá fazer profundas modificações na estrutura administrativa do Estado. Mas a polêmica é tanta, em relação à Lei Delegada, dentro e fora do governo, que não houve condições de ela ser editada. O novo prazo agora é agosto.

 

Razões

A superintendente do Procon-AL, ex-deputada Flávia Cavalcante, queixou-se que encontrou o órgão sucateado. Rodrigo Cunha, deputado estadual e ex-superintendente do órgão, disse que, por inércia do atual governo, Flávia só assumiu em fevereiro e que, antes dela, não havia ninguém para responder pela instituição.

 

Homenagem

O deputado estadual Inácio Loiola (PSB) recebe hoje, 9 horas, o título de Cidadão Honorário de Marechal Deodoro, em evento no Espaço Cultural Santa Maria Madalena Lagoa do Sul. Hoje, inclusive, é aniversário do parlamentar. Nascido em Piranhas, Inácio é formado em Direito e Agronomia, além de historiador.

 

Sucesso

 

A resina KM 6150HC, criada pela Braskem para uso em cadeiras plásticas, já apresenta eficiência para clientes, como a Tramontina, parceira na criação do produto. A empresa obteve aumento de 10% em produtividade e redução de 10% no consumo de energia. A Tramontina usa a resina em cerca de 40% do seu portfólio.

 

Agenda

“O papel do banco de desenvolvimento na economia do século XXI” é o tema do XXI Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento, que será realizado hoje, na sede da instituição, em Fortaleza. O evento, que comemora 63 anos do BNB, a maior instituição financeira de desenvolvimento regional da América Latina,

 

Perfil

De Michael Johnston, cientista político da Colgate University, New York, ao site da BBC Brasil: “Quando deixam o poder, [alguns governantes] entram nesse tipo de terreno parte público, parte privado de transações internacionais, onde não há regras claras. Qual a diferença entre suborno, taxa de consulta ou contribuição?”  Definição perfeita para Lula, o “Brahma”.

 

 

*Moradores do Jacintinho e região serão beneficiados, a partir de hoje, com os serviços do Programa “Defensoria nas Bases Comunitárias”, da Defensoria Pública de Alagoas. O ônibus da instituição estará, às 8h30m, na Base Comunitária do bairro. 

*Estão abertas, somente até hoje, as inscrições da etapa estadual do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil). Empresas interessadas podem se inscrever gratuitamente através do site www.mbc.org.br/mpe.

* Encerra-se hoje o prazo para pagamento da Taxa de Bombeiros, principal instrumento de arrecadação do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas. É por meio da TB que a corporação adquire novos equipamentos e viaturas para atender melhor à sociedade.

* A exposição “O Rei dos 8 Baixos”, em comemoração ao centenário do sanfoneiro alagoano Gerson Filho, estará disponível ao público só até hoje, no Museu da Imagem e do Som, na Praça Dois Leões, em Jaraguá. A visitação é das 8 às 17 horas.

*O seminário “Sala de Leitura”, da Editora Paulinas e Independence Consultoria, recebe até hoje inscrições para o mini concurso “As Melhores Ações de Estímulo à Leitura de Alagoas”. Os interessados devem acessas seminario.saladeleitura@gmail.com.

*O Cine Sesi Cultural continua presente em cidades do interior que não possuem salas de cinema ou cujas salas encontram-se desativadas. De hoje a domingo, sempre às 18 horas, exibirá filmes em Jequiá da Praia, em frente à Igreja Nossa Senhora do Pilar.

*O Nordeste Open de Jiu-Jitsu, uma das maiores competições nacionais no esporte, reuniu 1.900 atletas de 12 Estados, em Natal (RN). O alagoano Orlando César, 19 anos, do CT Eustáquio Gomes, da equipe Sandro Melo, foi 1º lugar na sua categoria.

 

“Dilma é um retrato na parede”

Ricardo Noblat 

Jornalista, resumindo a situação de inércia da Presidente da República