Roberto Baia

31 de julho de 2015

Personalidades alagoanas

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) realizará, no dia 20 de agosto, a primeira solenidade de entrega do título de Doutor Honoris Causa. A honraria será concedida a dez personalidades alagoanas cujas histórias são marcadas por relevantes contribuições em suas áreas de atuação.

Notáveis como José Marques de Melo; Audálio Dantas; Luitgarde Cavalcante; Moacir Palmeira; Moacir Sant’Ana; Marcello Lavenére; Hermann Baêta; José Geraldo Marques; Dirceu Lindoso e Douglas Apratto serão os homenageados.

 

Preparativos

O reitor da Uneal, professor Jairo José Campos da Costa, já iniciou os preparativos para a cerimônia, que será realizada no auditório do Campus I, em Arapiraca. “Vamos receber dez grandes personalidades alagoanas cuja consagração ultrapassa o Estado onde nasceram. São pessoas que marcaram a história de Alagoas, do Brasil”, disse.

 

É referência

Pela segunda vez, a cidade de Arapiraca, a 120 km de Maceió, segunda cidade mais populosa do estado de Alagoas, estimada em 229.329 habitantes em 2014, é destaque na revista Exame, edição de julho deste ano.

A publicação é um dos títulos do Grupo Abril, um dos maiores conglomerados de Comunicação da América Latina, e está entre as mais importantes referências de economia do país.

 

Geram empregos

Apesar da crise econômica e política pela qual passa o Brasil, dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgados neste semestre, apontam que até março de 2015 o país perdeu mais de 50 mil postos de trabalho.

Por outro lado, 20 cidades do interior estão em uma tendência inversa. Elas geram emprego, abrindo postos de trabalho e segurando a economia do país.

Arapiraca é a única do Nordeste e está entre as 20 cidades que se destacam nas regiões Sudeste, Sul e Centro Oeste.

 

Serviços em alta

 

O setor de serviços é o que dispara entre as cidades. Na capital do Agreste de Alagoas ele é responsável pela geração de 2.226 empregos em 2015. De janeiro a março deste ano Arapiraca criou 1846 novos postos de trabalho, segundo a Exame.

 

Concurso

A revista revela ainda que em 2014 a criação de empregos chegou a 978 vagas. No entanto, a publicação da Abril não contabiliza os empregos criados na administração pública.

No entanto, a Prefeitura de Arapiraca realizou concurso público em 2014 e abril mais de 1.500 vagas, oferecendo oportunidade no mercado de trabalho para aqueles com ensino médio e superior.

 

Crescimento

“O concurso público que realizamos contribuiu para garantirmos emprego para os arapiraquenses e pessoas de outras cidades e estados e com isso fortalecemos a economia. Somando-se as oportunidades do setor privado Arapiraca se destaca pela segunda vez em uma revista nacional”, destacou a prefeita Célia Rocha, do PTB.

A gestora municipal frisa, ainda, que nem todos os setores da economia tiveram o mesmo crescimento que o de serviços. Houve quedas no comércio, na construção civil, na agropecuária, entre outros.

 

Trânsito em Arapiraca

Trabalhar em parceria com a população de Arapiraca. Esta é uma das determinações da prefeita Célia Rocha (PTB), principalmente em relação às mudanças no trânsito da cidade.

Desta forma, é assim que o titular da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Ricardo Teófilo, executa as ações da autarquia, que reforçou a orientação dos Agentes de Autoridade de Trânsito (AAT), na manhã de quarta-feira (29), aos condutores sobre a mudança de fluxo das ruas Samaritana e São José, entre os bairros Santa Edwiges, Caititus e Alto do Cruzeiro.

 

Mudanças

É que o prazo da orientação dos agentes de trânsito acabou na quinta-feira (30), os condutores só podem trafegar pelas duas ruas no sentido shopping, bairros Santa Edwiges e Caititus, à Praça Lions, no bairro Brasília. Aqueles que desrespeitarem a nova sinalização serão autuados pela SMTT.

 

Trabalhos educativos

De volta ao trabalho na sede do órgão de Transportes e Trânsito, o superintendente Ricardo Teófilo solicitou ao diretor de Fiscalização, Marcos Pepeu, o acompanhamento dos trabalhos educativos pelos agentes de trânsito.

 

Orientação

“Esse período de orientação é muito importante para que possamos envolver a população em todo o processo de mudança do trânsito da cidade dentro do Plano Municipal de Circulação, Mobilidade e Acessibilidade de Arapiraca”, frisou Ricardo Teófilo.

 

… Na manhã desta terça-feira, 28, a prefeita Pauline Pereira juntamente com a secretária de Estado de Infraestrutura Aparecida Machado, visitaram às obras das 99 casas que estão em fase final de construção no Bairro Osar da Cunha Lima na cidade de Campo Alegre.

 

… Essa foi a segunda visita da secretária de estado as obras das casas que compõe o Conjunto Habitacional Eduardo José dos Santos.

 

 

… A data da entrega das novas unidades ainda não foi oficialmente marcada, mas de acordo com a secretária Aparecida Machado, a inauguração das casas deve acontecer em setembro próximo.

 

… A secretária garantiu ainda que todas as casas serão entregues com piso e azulejo nas áreas molhadas como banheiros e área de serviço.