Edmilson Teixeira

31 de julho de 2015

Ministro – amizade segura!

Por conta da grande amizade que deixou aqui no Estado, sobretudo com os prefeitos, o ministro da Integração, Gilberto Ochi (ex-superintendente da Caixa em Alagoas) foi bastante receptivo esta semana com o presidente da AMA, Marcelo Beltrão. É que os nossos gestores enfrentam sérios problemas de burocracia, a fim de conseguir a   liberação de projetos junto aquele Ministério, cujo prazo de casos relacionados a abastecimento de água está se esgotando, mas conforme acordo com a AMA,  Occhi  resolveu estender  por mais 20 dias.

 

Ministro- poços

O  ministro  Gilberto Ochi também abriu a possibilidade da perfuração de poços para a captação de água através de mananciais já existentes. Tendo em vista que alguns projetos terão que passar por ajustes, a equipe técnica da Associação dos Municípios –AMA-  já está em contato com a Codevasf , a fim de agilizar os procedimentos. “Esses sistemas são de fundamental importância para as comunidades que sofrem com a seca contínua”, disse o presidente da AMA, Marcelo Beltrão.

 

Ministro – relação

Os municípios beneficiados com os sistemas simplificados de abastecimento são: Água Branca, Batalha, Canapi, Carneiros, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Inhapi, Jaramataia, Maravilha, Olho D’ Água das Flores, Ouro Branco, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema e Senador Rui Palmeira

 

Campo Alegre

O estado em parceria com a Prefeitura está alavancando a construção de 99 casas populares. Ontem a secretária de Infraestrutura, Aparecida Machado fez questão de ir acompanhar os trabalhos junto com a prefeita Pauline Pereira, fato que já aconteceu pela segunda vez. “Provavelmente as casas serão entregues no mês de setembro”, disse Aparecida.

 

Pilar

Desde quando assumiu esse mandato,  Carlos Alberto Canuto prefeito pilarense vem travando uma luta sem igual, a fim de garantir a presença de indústrias e empresas,  com o propósito de aquecer a economia do município;  garantindo acima de tudo, a geração de emprego e renda. Na terça-feira desta semana, ele recebeu um grupo de empresários,  justamente  para definir planos para  alavancar tão logo o  Polo Multisetorial, onde já tem em mãos, a relação de algumas  empresas que  se prontificaram a investir na região.

 

Jequiá da Praia

A pacata cidade praiana da região sul de Alagoas, Jequiá da Praia, recebe neste final de semana, o projeto Cine Sesi Cultural. O projeto vai garantir para aquela comunidade, exibições gratuitas de cinema, além da distribuição de pipoca em meio a um  tapete vermelho, ao ar livre. Este ano, 20 cidades alagoanas foram escaladas para recepcionar esse projeto que entrou para a sua 10ª edição.

  

Cacimbinhas

Uma grande mobilização festiva começa a tomar conta da cidade sertaneja de Cacimbinhas, visando a IV Cavalgada da Cidade. É esperado um número recorde de participante, onde na programação haverá café da manhã, almoço, muita bebida, show de boiadeiro e tudo mais. Os organizadores estão cobrando 40 reais por uma camisa, que dará direito a tudo, inclusive para o show musical com a banda Delírios.

 

 Palmeira dos Índios

 

Faleceu ontem no Hospital Unimed Maceió, o médico palmeirense  Valdomiro Mota, 83, depois de 20 dias internado naquela unidade hospitalar acometido de problemas respiratórios e renais. Seu ex-companheiro de profissão lá em Palmeira dos Índios, Emídio Silva, disse  ao Portal Estadão, que a trajetória de vida de Valdomiro Mota se confunde com a própria história do sexagenário Hospital Regional Santa Rita.

 

Viçosa

Na tarde dessa quinta-feira 30, uma caçamba que recolhe o lixo residencial na cidade de Viçosa, segundo testemunhas, faltou freio e causou um acidente descendo a ladeira e atingindo uma lanchonete que fica em pleno Centro. Felizmente não houve vítimas fatais, apenas o motorista e um ajudante tiveram ferimentos leves. “Toda frota da Prefeitura precisa urgentemente de manutenção. Estão colocando em risco a vida dos condutores, pedestres e até mesmo de quem está em casa. Outros acidentes já aconteceram pela falta de manutenção nos veículos, como foi o caso da carregadeira que também faltou freio e desceu a ladeira do Cemitério atingido a mureta de proteção”, comentou a vereadora Micheline Fernandes.

 

Sucesso

O mês de julho, em Alagoas, foi marcado pela realização das Rodadas de Negócios da Região de Craíbas e Entorno, em Arapiraca, e da Região de Coruripe e Entorno, em São Miguel dos Campos, metodologia aplicada pelo Sebrae/AL,  para oportunizar, através de encontros presenciais, o contato direto entre empresas âncoras – que buscam comprar produtos ou serviços – e as empresas ofertantes – fornecedoras. Juntas, as duas rodadas geraram cerca de R$ 1,8 milhão em negócios futuros.

 

Arapiraca

Representantes de 26 empresas ceramistas atendidas pela Cadeia Produtiva da Construção Civil Maceió e Entorno participaram, nessa terça-feira (28), de palestras que discutiram práticas de gestão e inovação empresarial, com foco no desenvolvimento desse segmento no estado. O grupo se reuniu em um café da manhã realizado no Escritório Regional do Sebrae em Arapiraca.

Limoeiro de Anadia

Representada por 72% da mão de obra rural em Alagoas, a Agricultura Familiar celebra seu dia neste mês de julho. Em Alagoas, diversos municípios  já organizam os festejos para lembrar a data.  Em Limoeiro de Anadia, por exemplo, a comemoração  foi na  terça-feira, no Ginásio de Esportes que leva o nome da cidade. O evento foi organizado pelos próprios agricultores familiares, em parceria com a Prefeitura local.