Edmilson Teixeira

29 de julho de 2015

São Miguel dos Campos

Em meio às arrumações da disputa eleitoral de São Miguel dos Campos para o ano que vem, surge o nome de Aberivaldo Leite, o vereador Café como é conhecido. A fera que é filiada ao PTC, faz parte do grupo de apoio do ex-prefeito Nivaldo Jatobá. Também não está descartada a figura de Nivaldo Jatobá, para tentar um terceiro mandato à frente da Prefeitura. Cogitou-se muito no ano passado, que o ex-deputado Joãozinho Pereira estava se articulando para entrar na disputa miguelense, mas já noticiamos aqui que ele agora está decidido a retornar a Prefeitura de Teotônio Vilela em 2016.

Prazo – saúde

 

Os fundos municipais de Saúde têm até o dia 30 de agosto, para regularizarem, na Secretaria da Receita Federal, a inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Caso não haja a devida regularização, os repasses efetuados pelo governo federal por meio do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão suspensos a partir do mês de outubro deste ano.

Prazo – social

 

O governo federal prorrogou para o dia 15 de agosto o prazo para preenchimento do Plano de Ação 2015 pelos gestores e aprovação dos Conselhos de Assistência Social. As informações dos municípios, estados e do Distrito Federal devem estar atualizadas no Cadastro Nacional do Sistema Único da Assistência Social (CadSUAS) para garantir o controle de como as prefeituras irão utilizar os recursos repassados pelo governo federal, com as metas que estão se comprometendo a cumprir.

 

Barra de Santo Antônio

 

“Dia 20 de agosto nos 55 anos de emancipação politica de nosso município, farei questão de inaugurar a reconstrução do cemitério Santo Antônio. Recebi bastante pedido de meu povo para que esta obra fosse realizada. Prova que o pedido foi aceito em benefício dos entes queridos que ali se encontram”, Rogério Farias, prefeito da Barra. 

 

Mata Grande / Palmeira

 

Padre Sizino Lemos Telles Júnior, conhecido como “Sizo de Santa Teresinha”, teve outra vez as ordens eclesiásticas suspensas por tempo indeterminado pelo bispo da Diocese de Palmeira dos Índios, dom  Dulcênio Fontes de Matos. A bronca deve estar relacionada ao desentendimento do bispo com o padre por conta do Santuário de Santa Teresinha do Menino Jesus, construído pelo sacerdote em um terreno da família dele, localizado em Mata Grande, sua  terra natal.  Dom Dulcênio quer que o sacrário milionário seja entregue à diocese para que ela o administre, mas Sizo não aceita.

Duelo

A desavença entre os dois (Padre e Bispo) é tão grande que até o comunicado da suspenção do padre sertanejo, o bispo teria pedido para que fosse realizado pelo bispo da Diocese de Palmares – PE, dom Henrique Soares da Costa. Com o afastamento, Sizo não poderá mais realizar nenhuma atividade sacerdotal, como celebração de missa, casamento e batizado. A primeira suspensão do sacerdote de suas funções aconteceu em 2009; três anos depois ele retornou ao comando.

Batina

Ao portal Minuto Sertão, o padre sertanejo Sizo de Santa Teresinha disse que está cansado da situação entre ele e o bispo Dulcênio Fontes de Matos, e que não vai mais recorrer da decisão da Diocese junto à Santa Sé. “Vou continuar usando minha batina e respeitando a Igreja Católica. Também vou permanecer cuidando das obras do santuário e recebendo os romeiros que nele chegam todos os dias”, disse.

 

Maragogi

 

Sucesso de audiências nas tardes de domingo na TV Record, Rodrigo Faro desembarcará esta semana em Alagoas. Em Maceió, o apresentador gravará uma história especial que promete emocionar os telespectadores. Depois  segue para Maragogi, onde além de gravar uma entrevista com a eterna rainha do rebolado, Gretchen, também registrará as belezas naturais do município. A matéria que será produzida ainda não tem data para ir ao ar.

 

Agrícola

 

Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Setor Público Agrícola e Ambiental de Alagoas (Sindagro) realiza, nesta sexta-feira em Maceió, no auditório do Sindicato dos Urbanitários, Ladeira dos Martírios, a partir das 8h, uma assembleia geral extraordinária. Em pauta, planos e campanhas de reivindicações elaboradas pelo Conselho Deliberativo do órgão, inclusive, com reajuste referente aos anos de 2015/2016. E a partir das 10h:30, tem início a assembleia geral ordinária, no mesmo auditório, com pauta sobre prestação de contas, plano de saúde, correção de aposentadoria, entre outros temas.

 

Arapiraca – trânsito

 

Para fortalecer as ações de direção defensiva e segurança no trânsito a  SMTT realizou palestra na manhã de terça-feira, para funcionários da Eletrobras Alagoas que participam da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, no Teatro do Sesi/Senai, no bairro Primavera. A palestra foi realizada pela equipe do Departamento de Educação para o Trânsito da SMTT , que ressaltou a necessidade de o condutor de veículos exercer, diariamente, a direção defensiva e, evitar com isso, acidentes de trânsito. 

 

Arapiraca-  cubanos

 

Representantes da Organização Pan Americana de Saúde (Opas), da Embaixada de Cuba no Brasil e do Ministério da Saúde participaram, no último domingo, em Arapiraca,  de uma reunião com mais de 100 profissionais cubanos do Programa Mais Médicos em Alagoas. Na pauta, um balanço das ações do programa presente em 59 municípios do Estado. “Estes profissionais estão realizando um trabalho importante na evolução da assistência básica e servindo como referência nas comunidades em que atuam”, disse a coordenadora estadual do programa, Ivana Pita.

 

Penedo – prego

 

Prefeito Március Beltrão vai ser investigado pelo  MPE/AL, sobre uma farra exorbitante patrocinada pela Prefeitura, na Churrascaria O Laçador, lá em Penedo, em 2013, que resultou numa quantia de 70 mil reais e que até hoje não foi paga. Essa informação foi  publicada ontem no Diário Oficial do Estado. Informa que o MPE/AL, através da 2ª Promotoria de Justiça de Penedo, tomou conhecimento do caso através do portal da Câmara Municipal. Quem denunciou o caso, foi o vereador Dorivan Thomás (PMDB) ex-aliado do prefeito.

 

Penedo – argumento

Ao portal de notícia Aquiacontece, o prefeito Marcius Beltrão (PDT),  afirmou que está disposto em  atender todas as solicitações e esclarecimentos tanto da Câmara, quando do Ministério Público. “O que posso adiantar é que desconheço solicitação formal  de cobrança por porte do proprietário do estabelecimento. A partir da denúncia do vereador, acionei a Procuradoria do Município, a fim de verificar se existe envolvimento de algum servidor neste caso” disse, afirmando que tudo se trata de mais uma denúncia vazia e atribui os fatos a razões politiqueiras.

  

INSS

Na segunda-feira, a  Gerência-Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Maceió assinou convênio com as Colônias de Pescadores de Marechal Deodoro, Coruripe, Penedo, Piaçabuçu, Pão de Açúcar, Paripueira, Igaci e de São Miguel dos Milagres. O convênio foi assinado no edifício sede do INSS e visa uma parceria para beneficiar os associados, dando-lhes maior comodidade e rapidez na execução dos serviços previdenciários.