Blog do Dresch

29 de julho de 2015

Lula diz estar cansado de tantas mentiras

                   Ao discursar para uma plateia formada essencialmente por sindicalistas do ABC paulista, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou estar “de saco cheio” com as criticas e “as safadezas” dos opositores ao governo Dilma Rousseff. Lula disse que esta “cansado de mentiras e safadezas” e com a perseguição que o governo do PT esta sofrendo. “Sinceramente ando de saco cheio, profundamente irritado” disse ele para  a plateia que participava da posse da diretoria do Sindicato dos Bancários do ABC, em Santo André.

O desabafo de Lula 2

                   Outra queixa de Lula foi sobre as agressões gratuitas feitas à Presidente e da criminalização às esquerdas do país. “Tenho a impressão de que muitas vezes a gente vê na televisão e parece os nazistas criminalizando o povo judeu. Parece os romanos criminalizando os cristãos, parece os fascistas criminalizando o povo italiano, parece tantas outras perseguições” afirmou o ex-presidente. Ele voltou a falar que a “elite perversa” não suporta as conquistas sociais e somente isso explica “o ódio e as atitudes canalhas de alguns segmentos neste país”.

O desabafo de Lula 3

                   O líder maior do PT destacou ainda a preocupação dos trabalhadores com o aumento do desemprego e o crescimento da inflação. “Mas não há um só momento na história deste país que não tivemos uma crise” disse ele, pedindo que continuem acreditando na Presidente. “Não há nenhuma razão para ter medo do futuro, porque este país é comandado por uma mulher da maior dignidade”. Disse ainda que “não tem pessoa com caráter mais forte do que a Dilma, e ela esta sendo vitima de uma conjuntura mundial que esta prejudicando chinês, americano, alemão” explicou.

Ouvidoria bancária

                   O Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu que os bancos de todo o país deverão gravar o atendimento feito aos clientes através das suas ouvidorias. A nova regra terá de ser implementada até 30 de Junho do próximo ano. Até agora, a obrigação para a gravação valia apenas para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), que na verdade, é a primeira etapa para solucionar algum tipo de problema. Em relação à divulgação dos contatos, as instituições terão a opção de apresentar números de telefone da ouvidoria diretamente na página inicial ou de divulgar um link com a página dos contatos. O Conselho também alterou o prazo máximo de atendimento das ouvidorias de 15 dias corridos, para 10 dias úteis. As ouvidorias terão ainda de divulgar, a cada semestre, na internet, um relatório com as estatísticas de atendimento e as atividades desenvolvidas. A ouvidoria representa a última etapa de atendimento, quando o cliente não conseguiu resolver o problema nas agências bancárias ou no SAC. Segundo o Banco Central, as mudanças vão proporcionar mais transparência a esse tipo de serviço e tornarão mais transparentes as atribuições das ouvidorias. Sobre a divulgação das atividades na internet a cada seis meses, a medida visa garantir ao público em geral, o acesso às informações até agora restritas à autoridade monetária.

 

Economia de 20 milhões

                   No primeiro semestre de 2015, o estado de Alagoas conseguiu economizar cerca de R$ 20 milhões com a adoção de novas práticas no serviço público, com melhores propostas que estão apresentando resultados satisfatórios. A informação é do diretor-presidente da Agência de Modernização de Processos (Amgesp), Raphael Coimbra Lou. Ele explicou que as medidas adotadas pelo governo do estado reduziram os gastos da máquina pública e transformaram o método administrativo da economia estadual, com ênfase no controle de verbas e no custeio da estrutura governamental.

 

Comedores de ovos

                   A cidade de Bastos (SP) realizou, no final de semana passado, o concurso de comedores de ovos. Entre as mulheres, a vencedora foi a doméstica Creuza Ramos que comeu 122 ovos de codorna em 12 minutos, batendo o seu recorde do ano anterior que foi de 114 ovos. Entre os homens, houve empate triplo, já que três concorrentes comeram 39 ovos de galinha no tempo de 15 minutos. A cidade de Bastos é conhecida como “a capital do ovo”, uma vez que tem uma população de 20 milhões de galinhas, que produzem nas granjas 16 milhões de ovos a cada dia, ou 190 ovos a cada segundo.

Dialoga Brasil

                   O governo federal lançou ontem um novo canal de comunicação na internet, com o propósito de ampliar a participação da sociedade na elaboração de programas de governo. Com o nome de Dialoga Brasil, o novo site foi criado para estimular a participação de internautas nas atividades governamentais, com propostas e opiniões sobre os mais diversos assuntos. O Dialoga vai apresentar 14 temas e 80 programas prioritários do governo, que podem ser acessados nas mais diversas plataformas digitais.

 

  • O Polo de Tecnologia da Informação, Comunicação e Serviços poderá ganhar em breve um novo Centro de Pesquisa desenvolvido pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
  • O Centro de Pesquisa Institucional poderá dispor de atividades de computação gráfica, robótica e prototipagem como explicou o pró-reitor de pesquisa e inovação do Ifal, Carlos Henrique de Almeida Alves ao Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Pablo Viana.
  • O projeto do Centro conta com o amparo legal pelas leis de inovação tecnológica e amparo à pesquisa.
  • Ainda de acordo com o pró-reitor do Ifal, o Centro de Pesquisa Institucional pretende ser um espaço com serviços que atendam às demandas de pesquisa, inovação e transferência tecnológica, além de consultorias técnicas prestadas pelos cursos ofertados pelo Ifal ao setor produtivo de Alagoas.
  • A idéia é formalizar a parceria com a Secretaria de Estado para viabilizar a criação do Centro e incluindo suas atividades na proposta do Parque Tecnológico de Alagoas que esta sendo construído em Jaraguá.