Edmilson Teixeira

27 de julho de 2015

Paulo Jacinto

Prefeito Nido de Jaime está ganhando um novo reforço para compor sua equipe de governo. Trata-se de Nerinho, ex-prefeito do município. Ao que sabe, ele deve ocupar a função de porta voz de Nido, sobretudo para acompanhar o andamento de projetos; tanto em Maceió como em Brasília. Em Paulo Jacinto, Marcos Lisboa o ex-prefeito que fez a carreira política do atual, Nildo -garantindo seu apoio para elegê-lo na eleição passada- vive hoje no desprezo. Os dois estão rompidos, visto que Nildo denunciou publicamente logo quando assumiu o rombo que encontrou na Prefeitura; principalmente vinculado a Previdência.  

Paulo Jacinto- inovação

Uma decisão inédita em Alagoas provou que o ambiente favorável aos pequenos negócios vem, aos poucos, sendo construído. É que o juiz  André Gêda Peixoto, de Paulo Jacinto, proferiu sentença favorável às micro e pequenas empresas em edital de licitação para compra de gêneros alimentícios, lançado pela Prefeitura  no início deste ano.

Paulo Jacinto- ousadia

Logo após a publicação do instrumento editalício, uma empresa de grande porte entrou com recurso alegando que tal certame restringia a sua possibilidade de participação. O recurso foi negado na esfera administrativa, o que levou a empresa a impetrar mandado de segurança no Judiciário, com a alegação de que o edital estaria ferindo os princípios da Competitividade, Legalidade e Supremacia do Interesse Público.

Pilar – cultura

Pilar promoveu sábado último, o IV Encontro dos Escritores Alagoanos. O evento ocorreu à noite no auditório da Câmara de Vereadores, oportunidade em que foi dada também, a posse da diretoria da Academia Pilarense de Letras, tendo à frente o presidente Sérgio Moraes que ocupará o cargo até 2017. Antes do encontro, na parte externa do prédio, a Filarmônica Raul Ramos fez uma grande apresentação musical. “Foi uma majestosa festa”, disse laconicamente o médico Jorge Soares, presidente da Academia Alagoana de Cultura, que marcou presença como convidado especial.  

Pilar- trilha

Uma manhãzinha com muita emoção foi o que se viu  domingo no município do Pilar. É que maratonistas de diversas partes de Alagoas marcaram presença na I Corrida Rural da Agricultura Alagoana. O evento ocorreu nas exóticas trilhas da Fazenda Lamarão, proporcionando muita adrenalina a todos os participantes, sobretudo pelo clima chuvoso  e de  muito frio; até porque a largada teria dado logo às 7:30h, com percursos de 3 e 6 km, para modalidades diferentes.  A iniciativa do evento foi  da Secretaria de Estado da Agricultura, com a participação organizacional  da FMX Sports  e com o amplo apoio da Prefeitura do Pilar. “Vamos realizar a nossa segunda edição, ainda este ano. Será no dia 7 de setembro, feriado nacional”, prometeu entusiasmado o prefeito Carlos Alberto Canuto.

 

Ama

Kleber Paz que é o novo superintendente da Caixa Econômica em Alagoas, esteve na manhã de ontem na sede da AMA, expondo durante reunião com os prefeitos, um montante de verba federal que adormece na instituição bancária. O valor que chega a casa de 63 milhões de reais está pronto para ser liberado, a fim de atender projetos devidamente já aprovados em Brasília. Na relação constam apenas 10 municípios alagoanos.  

  

Agricultura

 

Também ontem na AMA, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio de seu delegado regional em Alagoas, Estevão de Oliveira, marcou presença com os prefeitos. O órgão tratou de assuntos voltados para o fortalecimento da agricultura familiar, onde adiantou que cerca de três milhões de reais vão estar disponíveis para  programas em Alagoas. O delegado anunciou que os projetos variam entre R$ 400 e R$ 250 mil, mas precisam ser discutidos aprovados nos territórios rurais que dividem o Estado e contratados através das prefeituras municipais.

 

 

Agricultura- parceria

 

Ao que se sabe, a ação de apoio a projetos de infraestrutura e serviços em territórios rurais (Proinf) tem contribuído para a qualificação de processos produtivos e econômicos da agricultura familiar nos Territórios Rurais.  A parceria com os municípios, de acordo com o delegadoEstevão de Oliveira e a participação da sociedade têm apoiado a aquisição de equipamentos e a construção de infraestrutura para a produção, beneficiamento, escoamento e comercialização de produtos da agricultura familiar.

 

Maragogi

Depois de Maceió e Arapiraca agora será a vez de Maragogi. Esse é o plano do empresário Robson Rodas investir no próximo ano na construção de um Shopping Center na turística cidade de Maragogi. Disse que fará um levantamento por meio de uma pesquisa de viabilidade econômica, a fim de saber a dimensão que será investida no  empreendimento. Mas, diante mão, já calcula reservar 20 milhões para alavancar a obra.    

Penedo

Quinta-feira Penedo receberá a primeira edição do projeto “Escolha a Calma”, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação. O projeto, que foi lançado recentemente, contará com participação de representantes da 9ª CRE, órgão responsável pelos municípios de Feliz Deserto, Piaçabuçu, Penedo, Igreja Nova, Porto Real do Colégio, São Brás e Olho d’Água Grande. O evento acontecerá no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais

Penedo – cardápio

A campanha visa trabalhar a cultura de paz e harmonia laboral nas escolas da regional por meio de 12 valores: respeito, flexibilidade, gentileza, paciência, tolerância, humildade, perdão, amor, compaixão, cooperação, humor e confiança. Cada temática é abordada de forma mais pormenorizada em oficinas ministradas nas CREs. Lá vão estar: secretários municipais de Educação e representantes da comunidade escolar.  

Piaçabuçu

Domingo que vem, Piaçabuçu promove  mais uma edição de seu badalado  “Casamento do Matuto”. O evento que tradicionalmente conta com uma vasta programação e arrasta milhares de cavaleiros e amazonas pelas principais ruas da cidade entra para a sua 21ª edição e promete repetir o sucesso dos anos anteriores com muita animação, prêmios para os participantes que se destacarem, além de distribuição de bebidas. À noite tem show em praça pública.