27 de julho de 2015

Apelidos em Medicina

Dedo em mola ou dedo em gatilho. Dedo em martelo. Pata de ganso. Manguito rotador. Andar de periquito. Posição da TV. Cotovelo de tenista. Cotovelo de golfista. Febre reumática lambe as juntas e morde o coração. Lesão da baba.

Dedo em mola ou dedo em gatilho.

O dedo ou dedos que ao serem fletidos ficam presos numa polia. E ao ser estendido tem um ressalto.

Dedo em martelo.

O dedo que após um trauma ou movimento brusco rompe o tendão extensor na falange distal. Então a falange distal fica fletida mesmo quando é tentada a extensão.

Pata de ganso.

Um conjunto de tendões no joelho que se juntam formando o desenho de uma pata anserina.

Manguito rotado.

Um conjunto de tendões que dão a maior amplitude de movimento do ombro.

Andar de periquito.

É a ante versão do colo femoral. Mais comum em meninas que meninos. Devido sentar na posição de TV. Ou seja, com os pés para trás e dormir em decúbito ventral (de barriga para baixo). Os pés ficam virados para dentro tendendo ao meio dia. Normalmente andamos com os pés virados como dez para as duas horas.

Cotovelo de tenista e golfista.

Dor na face lateral do cotovelo. Devido aos movimentos no tênis principalmente o de campo. Ligado ao aprendizado do uso da raquete, tamanho do cabo e rigidez das cordas. O de golfista dor na face medial menos comum devido o esporte não ser muito difundido entre nós.

Febre reumática lambe as juntas e morde o coração.

Devido às dores articulares com edema. Cura das dores ósseas, porém pode causar algo ao coração que só será detectado a logo prazo por ser silenciosa.

Lesão da baba.

 A baba ao segurar a criança ao para não cair pegando só num membro superior a mesma gira e causa uma sub luxação da cabeça do rádio no cotovelo. Dor intensa com imobilização de todo o membro superior. O tratamento por um ortopedista experiente é simples e efetivo.