Flávio Gomes

24 de julho de 2015

A castração dos Castro

Glauco Fonseca, no site “Diário do Poder”: “Passados 54 anos, dois países afastados geograficamente por meros 90km e ideologicamente por uma eternidade voltaram a trocar mesuras. Neste dia 20 de julho, ambos reabriram suas embaixadas, com merecida pompa. Bandeiras voltaram a ser hasteadas e aquilo que parecia impossível deixou de ser num piscar de olhos. Cuba reabriu sua embaixada no número 2630 na 16ª avenida em Washington e os Estados Unidos retomaram operações em Calzada, quase à beira-mar em Havana…. A sorte grande se abre num generoso sorriso para o sofrido povo de Cuba. Ressurgem as possibilidades de retomada breve de um estado democrático e de um ambiente de liberdades não conhecidos por mais de duas gerações. Cuba poderá se tornar uma democracia moderna, com lideranças que, Deus permita, darão uma nova dinâmica à ilha sem a perda de seus valores culturais, evitando cometer os erros tanto de Fulgêncio Batista quanto dos irmãos Castro. Se tudo correr bem, Cuba logo poderá se tornar uma pequena potência econômica baseada no turismo e em seus recursos naturais e humanos. Enfim, Cuba poderá se tornar livre. Quem diria que os Castro iriam ser os grandes castradores das ideias de jerico deles próprios, de Chávez e dos demais idiotas do Foro de São Paulo.”

Combinação

Está em curso o fechamento de um grande acordo político para 2018, visando a reeleição do senador Renan Calheiros, a eleição de Téo Vilela para o Senado e a reeleição de Renan Filho ao governo. A articulação, que tem a participação de Guilherme Palmeira, que foi ministro do TCU, senador e governador, inclui a reeleição do prefeito Rui Palmeira.

Mas…

Rui Palmeira diz que tem conversado ultimamente com Renan Filho, mas apenas para tratar de parcerias entre a prefeitura e o governo estadual. Garante que nesses encontros não trataram de aliança alguma. Mas a convergência em torno do seu nome existe. E pode ter respaldo do senador Fernando Collor, muito amigo do seu pai, Guilherme Palmeira.

De fora

O principal excluído nessas tratativas para 2015 e 2018 é o senador Benedito de Lira. Primeiro, porque o vice-prefeito Marcelo Palmeira, seu enteado e correligionário de PP, perderia o espaço na chapa de Rui para alguém indicado pelos Renans, pai e filho. Segundo, por ter de enfrentar, na reeleição, forte dobradinha ao Senado, entre Renan e Téo.

Agenda

O Movimento Mais Mulheres será lançado hoje, 8h30m, na sede da OAB/AL, em Jacarecica. Tema: “O trabalhador Doméstico e a Nova legislação”. Participarão dos debates Alda Barros, Juíza do Trabalho; Rosimeire Lôbo, Procuradora do Trabalho; Ana Kilza Patriota, Advogada; Marialba Braga, Sub Corregedora da PGE-AL e Eloína Braz, da ABMCJ.

Crise geral

Endividamento acumulado, excesso de produção subsidiada de açúcar no mundo e crise financeira do Brasil são fatores que levaram ao fechamento de quatro usinas no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e à perda de seis mil empregos. Empresários alagoanos que saíram em busca de maior rentabilidade por lá também sentem as dificuldades.

Visita

Estudantes da Northeastern University, de Boston, Massachutsetts, conhecerão hoje a Braskem, no período da manhã. Os norte-americanos irão conhecer as duas unidades fabris e o Centro de Educação Ambiental, o Cinturão Verde. Serão anfitriões o Gerente de Marketing, Mlton Pradines, e os Gerentes de Produção locais, Paulo Tibana e Marco Aurélio Campelo.

Opinião

Interessante colocação de Joseph Arpaio, xerife da cidade de Maricopa, Arizona, Estados Unidos: O paraíso esquerdista é um lugar onde todos têm emprego garantido, saúde gratuita, comida gratuita, casa gratuita, roupas gratuitas, um lugar em que apenas a Polícia use armas. Esse lugar existe: chama-se prisão.”

 

*A Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas e a OAB/AL comunicam o falecimento do associado Antônio Gameleira Cavalcante. O velório será iniciado às 11 horas de hoje, no Parque das Flores, e o sepultamento às 17 horas, no mesmo local.

*De hoje até domingo as Testemunhas de Jeová realizam seu congresso 2015, com o tema “Imite a Jesus”, no Ginásio do Sesi, no Trapiche da Barra. Cerca de 20 mil pessoas devem participar. As sessões se iniciam, nos três dias, às 9h20m da manhã. A entrada é franca.

*A edição desta 6ª feira da happy hour do Sesc Poço tem como atrações as cantoras Kel Monalisa, cantando repertório de Dominguinhos, e Wilma Araújo, cantando samba. Como sempre, a programação tem início às 19h30m. Informações: 0800.284.2440.

*O Cine Sesi Cultural estará de hoje a domingo na cidade de Feliz Deserto, cumprindo seu propósito de levar cinema às cidades que não possuem sala de exibição. As sessões, gratuitas, serão na Praça Domingos Mendes, começando sempre às 18 horas.

*A Pinacoteca Universitária recebe, só até hoje, a exposição “Avulsas Inoportunas”, de Alessandra Cunha, artista mineira. A mostra trata da criação de diários de tecidos, onde ela escreve e desenha. A Pinacoteca Universitária fica na Praça Sinimbu, Centro. Aberto ao público.

*“Lagoa – O que faço com tudo isto?” é uma exposição de desenhos a nanquim do artista plástico Paulo Caldas, que será aberta hoje, no Museu Palácio Floriano Peixoto, onde ficará até 21 de agosto. A mostra tem também fotografias de Jorginho Vieira e poesias de Bento Calaça.

*Há jogador cobrando empenho dos recém-contratados. Os salários estão em dia, mas o clube não paga bicho por vitória e gera insatisfação. Há jogadores questionados, inclusive por dirigentes. Traduzindo: ou o CRB vence o Paysandu, amanhã, ou a confusão será grande.

 

Os Gomes não entram em partidos, eles passam por partidos”.

Cristovam Buarque

 

Senador do PDT/DF, reclamando do eventual ingresso dos irmãos Ciro e Cid Gomes na legenda