Edmilson Teixeira

23 de julho de 2015

Seminário –educação

Um grande evento reunindo talentos de renome nacional e internacional está programado para o próximo dia 11 de agosto, que é uma terça-feira inteira, em Maceió, no Hotel Radisson. Trata-se do Seminário Alagoano de Educação 2015. O evento tem como foco, esclarecer e discutir todo conteúdo do que foi aprovado sobre o Plano Nacional de Educação (PNE)- projeto de lei que entrou em vigou em junho do ano passado, sancionado pela presidenta Dilma. Na verdade, o seminário tratará a respeito do cumprimento das metas exigidas pelo PNE e suas possíveis consequências técnicas e jurídicas do não cumprimento das mesmas.

Seminário – alvo

Os organizadores do Seminário destacam que esse evento será uma oportunidade para os participantes (secretários municipais de Educação, prefeitos e gestores do segmento educacional) receberem dicas e orientações robustas dos palestrantes e autoridades presentes, sobre o referido  PNE; tanto na esfera estadual como na municipal. Sobretudo  para que sejam cumpridas todas as normas que entraram em vigor, cujo Plano se manterá vivo por um prazo de 10 anos.

Piranhas

Piranhas que foi palco de muitas passagens do perverso bandido  Virgulino Ferreira, o  Lampião, está anunciando que de sábado que vem, até a próxima terça-feira, haverá o Encontro de Cangaceirólogos do País. Trata-se de um evento focado na busca da verdade histórica, resgatando a cultura e identidade do povo sertanejo. O encontro está na sua terceira edição, e neste ano será realizado às margens do Rio São Francisco, na cidade de Piranhas/AL. 

Piranhas- alegria

E em meio ao encontro de Cangaceirólogos, o Instituto Cariri do Brasil e a Prefeitura local, por meio do deputado Inácio Loiola traz à público as palestras: “Piranhas e sua história” e “Contextualização histórico-geográfica da invasão dos cangaceiros”. Para o parlamentar, falar do cangaço em Alagoas é uma alegria constante, com o detalhamento do plano de invasão até a morte de Lampião, um verdadeiro resgate cultural.

 

Piranhas- trilha

 

O público, além da diversidade temática das palestras, poderá acompanhar de perto todo o mapeamento da Rota dos Cangaceiros para a invasão de Piranhas, com visitas orientadas na Fazenda Picos, Fazenda Pau de Arara, Maranduba (Poço Redondo/SE), Fazenda Cachoeirinha, Fazenda Patos, Grota do Angico (Poço Redondo/SE) e passeio pelos Canyons do São Francisco/AL.

 

Palmeira

Foi no dia de ontem, que empresários palmeirenses tiveram a oportunidade de obter informações e esclarecimentos voltados aos tributos e obrigações legais. Com o tema: “Tributação na Medida”, o evento reuniu muita gente, onde foi ministrado pelo consultor credenciado do Sebrae, Antônio Lyra. Foi destacado: “A importância social dos tributos”, “Tipos de opção tributária e comparação de opção tributária”, “Parcelamento do Simples Nacional” e “As obrigações do contador”.

Arapiraca/ Maceió

Teve início ontem e vai até sábado a primeira apresentação da Mostra Sonora Brasil 2015 em Alagoas. As cidades de Maceió e Arapiraca irão receber grupos com tema a musicalidade do estilo “Sonoros ofícios — cantos de trabalho” apresentando os cantos relacionados às atividades laborais, fato social presente na cultura brasileira, tanto no ambiente rural quanto no urbano, com registros que confirmam a sua existência já no século XVIII. O projeto é uma realização do Sesc por todo Brasil.

 

Arapiraca /Maceió – pauta

 

Três grupos representam formas tradicionais relacionadas a trabalhos rurais: Destaladeiras de Fumo de Arapiraca (AL); Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente (BA) e Quebradeiras de Coco Babaçu (MA) e o Grupo Ilumiara (MG), formado por músicos pesquisadores, apresenta repertório recolhido em pesquisas sobre diversas vertentes do tema.

 

 

Coruripe

Comunidade da Ilha da Cobra está em festa hoje com a  inauguração de um Posto de Saúde. A unidade, de 720m², foi feita pela GDS Construções, com investimento no valor de R$ 408.000,00 do Ministério da Saúde e da Prefeitura, empregando 30 profissionais locais durante as obras.   O espaço possui consultórios para atendimento clínico, odontológico, sala de procedimentos, imunização, nebulização, farmácia e ampla sala de espera e atendimento. A torcida agora é para que tudo isso funcione. 

 

Minador do Negrão

Teve inicio ontem como parte do projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial (DET) Bacia Leiteira, em Minador do Negrão, mais uma Ação Empreendedora do Sebrae/AL. A iniciativa que vai até amanhã, tem o objetivo de fomentar a cultura empreendedora e contribuir para o desenvolvimento dos pequenos negócios da cidade.

Minador- expectativa

Neste mesmo local, serão realizados os atendimentos empresariais, com consultorias e a atividade de formalização para os empreendedores que querem começar um novo negócio ou regularizar o já existente. A expectativa do Escritório Regional do Sebrae em Arapiraca é a de que ocorram cerca 100 atendimentos durante esta semana, no município.