Roberto Baia

23 de julho de 2015

“Rasgou o mandato”

O empresário Adoniran Guerra pediu, durante entrevista a emissoras de rádio de Arapiraca, nesta quarta-feira, a renúncia do vice-governador, Luciano Barbosa, em função de ele não estar honrando os anseios da população da cidade que, há muitos anos, desejava ter um representante na chapa governista.

“O Luciano rasgou o mandato de vice-governador e virou secretário  de Educação. Pensamos que ele seria a solução dos nossos problemas, mas ele rasgou o mandato que o povo de Arapiraca lhe outorgou”, lamentou.

 

Grande grupo

“Se ele não está servindo para o fim proposto de ser um vice, que renuncie e continue sendo secretário”, pronunciou Guerra. O empresário anunciou que está sendo formado um grande grupo, com participação de empresários, médicos e comerciantes e também  pelo ex-deputado estadual e ex-deputado federal, Rogério Teófilo; pela secretária Aurélia Fernandes; pelo representante do DEM em Arapiraca, Fernando Resende; pelos representantes do PSB,  Ricardo Barreto e Kátia Born; pelo ex-governador Teotonio Vilela (PSDB) e pelo vice-governador, José Thomaz  Nonô (DEM) e também pelo deputado federal Maurício Quintella, do PR, ao qual Adoniran Guerra irá se filiar.

 

Encontro em outubro

 

“Iremos promover o ‘Encontro de Outubro’, que é o mês da Emancipação Política de Alagoas, quando iremos redigir uma carta aberta ao povo, com os motivos que estão levando à  união de um grupo comum novo modelo de gestão. Pretendemos  eleger um novo prefeito e vice de Arapiraca, um deputado federal, dois deputados estaduais e um senador”, resumiu.

 

Cangaço

Entre os dia 25 e 28 de julho, na “Lapinha do Sertão, o deputado estadual Inácio Loiola (PSB) participará do maior encontro de cangaceirólogos do país, na busca da verdade histórica, resgatando a cultura e identidade do povo sertanejo. O evento está em sua terceira edição, e neste ano será realizado às margens do São Francisco, na cidade de Piranhas/AL.

 

Piranhas

À convite do Instituto Cariri do Brasil e da Prefeitura Municipal de Piranhas, Inácio Loiola traz à público as palestras: “Piranhas e Sua História” e “Contextualização Histórico-Geográfica da Invasão dos Cangaceiros”. Para o parlamentar, falar do cangaço em Alagoas é uma alegria constante, com o detalhamento do plano de invasão até a morte de Lampião, um verdadeiro resgate cultural.

 

Palestras

O público, além da diversidade temática das palestras, poderá acompanhar de perto todo o mapeamento da Rota dos Cangaceiros para a invasão de Piranhas, com visitas orientadas na Fazenda Picos, Fazenda Pau de Arara, Maranduba (Poço Redondo/SE), Fazenda Cachoeirinha, Fazenda Patos, Grota do Angico (Poço Redondo/SE) e passeio pelos Canyons do São Francisco/AL.

 

Velho Chico

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) realiza na próxima segunda-feira (27), com início às 8h30, no auditório de sua sede no Poço, um debate sobre a situação do Rio São Francisco.

Promovido pela Escola Superior da instituição (ESMP), em parceria com o Núcleo do Meio Ambiente, o evento denominado “SOS Velho Chico” visa chamar a atenção da sociedade e contribuir na fomentação de ideias que possam propiciar soluções para a realidade enfrentada por esse patrimônio ambiental que passa por cinco Estados e diversos municípios.

 

Defensor

O diretor da ESMP, o procurador de Justiça Eduardo Tavares Mendes, é um defensor e amante do Rio, por isso dedica o seu blog (ducamendes.blogspot.com) para ele, onde discorre sobre histórias, fatos, necessidades e desafios . Ele que é natural de Traipu, um dos municípios que fica às margens do Rio São Francisco.

 

Patrimônio

“Não podemos deixar um patrimônio que é nosso morrer. Sempre fui e sou encantado pela beleza do Rio. Sou um verdadeiro apaixonado por suas belezas e, vê-lo nessa situação gritante me angustia e aumenta a minha necessidade de despertar a atenção de todos em prol de soluções. Há anos escrevo sobre o Velho Chico e me dedico a conhecê-lo. Ele que sempre foi um rio de grande importância econômica, social e cultural para os estados que percorre, por meio de suas águas diversas regiões se integram e os lugares áridos são irrigados. E agora?”, expôs o diretor.

 

Prefeitos

O evento pretende reunir prefeitos ribeirinhos, representantes de órgãos ambientais, membros, servidores, estagiários e voluntários do MPE/AL, estudantes do Ensino Superior das mais diversas áreas, jornalistas, e, ainda, outros especialistas e interessados no assunto. Para o debate já se tem presença confirmada do deputado Inácio Loiola e do prefeito de Aracaju João Alves Filho.

 

 

… Um grupo de artesãos e artesãs locais está percorrendo escolas, estabelecimentos comerciais e indústrias de Arapiraca para coletar garrafas pet e outros materiais recicláveis, como parte de projeto para enfeitar a cidade na época natalina.

 

 

… A iniciativa é da artesã Lucineide Bispo dos Santos, a Lu Artes, que conta com o apoio da Prefeitura de Arapiraca, por meio das secretarias de Cultura, Governo, Indústria, Comércio e Serviços, Assistência Social, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente, Iluminação, Educação e Imprensa.

 

… O grupo de artesãos também inclui José Johson, Wnilton Leandro e Pedro Rodrigues, que criou uma máquina para cortar as garrafas e facilitar o trabalho de modelagem das peças ornamentais.

 

… De acordo com a artesã Lucineide Bispo, a Lu Artes, a oficina funciona em um salão localizado na Rua Olavo Bilac, no centro da cidade