Edmilson Teixeira

17 de julho de 2015

Água para todos

 

 Enquanto muitos ainda aprendem a conviver com o risco hídrico nos estados do sudeste, o sertão nordestino que vive com o problema da seca há mais de 50 anos já tem outra realidade. Onde antes havia somente seca, hoje já é possível, sobretudo neste período de chuva estocar água em milhares de cisternas entregues aos sertanejos. A ação que faz parte do ‘Programa Água Para Todos’ do governo federal, tem melhorado significativamente a vida de famílias castigadas pela estiagem. Aqui em Alagoas, por exemplo, nesses últimos três anos, já é possível registrar 43.738 cisternas instaladas em boa parte dos nossos municípios.  

 

Água para todos- dados  

 

O recorde de um milhão de cisternas entregues, considerando todos os programas existentes de 2003 a 2014, foi alcançado graças à velocidade de fabricação e instalação das mais de 400 mil cisternas de polietileno distribuídas no curto intervalo de três anos (2012 a 2014). Apesar disso, os planos emergenciais por mais água como perfuração de poços e adutoras ainda estão a todo vapor. Só em cisternas, segundo dados do IBGE/CENSO, ainda há demanda por mais 400 mil unidades nas comunidades rurais difusas do Nordeste e Norte de Minas Gerais, onde justamente se concentra a extrema pobreza. 

 

Santa Luzia do Norte

 

Clima de revolta na cidade de Santa Luzia do Norte, com o elevado grau de violência que vem atormentando a população. Na noite de quarta-feira, três bandidos fizeram um arrastão dentro de um bar, onde a vítima maior foi o jovem sargento da PM, Diete Marques, Marcos do Genário como era conhecido. O militar perdeu a vida com três balaços. Seu amigo, Genilson (Barbeiro), chegou a ser atingido com um tiro na perna, mas escapou. O líder comunitário, Pedro Soares (Pedão) está revoltadíssimo com o quadro vivenciado hoje pelo seu povo, sobretudo pela falta de empenho e determinação do poder público, que finge em não enxergar tal situação.  

  

 

Codevasf

 

Ontem a Codevasf completou 41 anos. Criada em 16 de julho de 1974, a Codevasf é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional, cuja missão é promover o desenvolvimento e a revitalização das bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim com o uso sustentável dos recursos naturais e a estruturação de atividades produtivas para inclusão econômica e social. Em Alagoas, o órgão agora possui novo superintendente regional. Trata-se do engenheiro agrônomo Luciano José Chagas de Santana, que deverá ser empossado pelo presidente da Codevasf, Felipe Mendes, nos próximos dias.

 

Girau do Ponciano

O novo superintendente regional da Codevasf em Alagoas é engenheiro agrônomo formado pela Ufal. Luciano Chagas já ocupou o cargo de secretário municipal de Agricultura do município de Girau do Ponciano, tendo exercido a presidência do Fórum Alagoano de Secretários Municipais de Agricultura. Como secretário, foi responsável pela gestão municipal de convênios. Ele também coordenou a equipe de projetos do Incra/AL em assentamentos.

 

União dos Palmares

 

Representantes de 14 municípios alagoanos da zona da Mata estiveram ontem na cidade de União dos Palmares, participando de um encontro regional sobre “Salas do Empreendedor”. O evento foi promovido pelo Sebrae/AL e ocorreu no auditório da Prefeitura.

 

Arapiraca

Na terça-feira, mais um Fórum da Mandioca foi realizado em Arapiraca. Foi  no Campus UFAL, onde reuniu cerca de 70 produtores e beneficiadores da mandioca integrantes do Arranjo Produtivo Local (APL) Mandioca do Agreste. A programação contou com palestras de professores da universidade, consultores e especialistas na área.

 

Mar Vermelho

 

Raimundo Fagner será a principal atração musical deste ano, no Festival de Inverno de Mar Vermelho. O evento que entra para a sua III edição acontece entre os dias 7 e 8 do próximo mês. Além do cantor cearense, vão se apresentar no palco; o padre Frei Damião (esse é outro!), Orquestra Golden Hit’s e Ana Lobo. No roteiro da programação também têm: arte, cultura, frio e muita beleza natural, cuja região é chamada de Suíça alagoana.

 

Viçosa

 

A Coordenadora UVEAL Mulher, vereadora  Micheline Fernandes (Viçosa) esteve reunida com a coordenadora geral do Nordeste da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente, Taciana Amorim. Definiram agendar reuniões com vereadores de todo estado, a fim de aproximá-los com a entidade. A meta é elaborar projetos de lei criando os Conselhos Municipais do Meio Ambiente, para que sejam debatidos a situação em cada município. “A ANAMMA está disposta a colaborar dando suporte na criação desses Conselhos”, frisou Taciana.

 

Barra de Santo Antônio

Prefeito da Barra de Santo Antônio, Rogério Farias, afirma que seu secretário Ronaldo Lessa Campos tem se destacado à frente das Secretarias de Assistência Social e do Trabalho pelo seu jeito maior, de ver a grandeza de todos do município. Diz que Lessa porta dinamismo e criatividade para desenvolver trabalhos que qualificam e integram o cidadão, com atitudes louváveis e que tem mostrado bons resultados.

Barra de Santo Antônio – Globo

Para quem não sabe; hoje a Barra mantém um projeto social com crianças, adolescentes e jovens, que ganhou destaque na TV-Gazeta de Alagoas, matéria de tão grande valia, que chegou a ser exibida no mesmo dia no Jornal da Globo, repercutindo nacionalmente. Trata-se do “Projeto Trampolim” que atua com mais de 50 filhos de pescadores e marisqueiras da região; onde para participar, tem que frequentar as salas de aulas e com boas notas nas provas mensais.

Barra de Santo Antônio – inclusão

 “É um projeto social que vem dando significados importantes; sobretudo de qualidade na esfera da inclusão social para uma infinidade de pessoas que vivem na estrema situação de pobreza de vida”, diz Lessa. Afirma ainda, que a Prefeitura viabilizou uma casa exclusivamente para o funcionamento do projeto. Nela existe piscina, campo de vôlei, cama elástica entre outros instrumentos voltados para o trampolim, cujo renomado professor Gilvan Ciriaco é quem comanda os trabalhos.

Barra de Santo Antônio – Huck

Recentemente, o Trampolim recebeu a visita de um acróbata internacional, Wellington, do Circo de Soleil, que fez questão de conhecer de perto o projeto. Ele aplaudiu a iniciativa. “Estamos trabalhando agora para se apresentar dentro de em breve, no programa ‘Caldeirão do Huck’. Para isso, estamos enviando todo um apanhado de como funciona o nosso projeto, a fim de que a produção do programa nos convoque” diz esperançoso o professor Gilvan Ciriaco, bicampeão brasileiro de acrobacia e também campeão pernambucano.