Roberto Baia

16 de julho de 2015

Greve de advertência

Durante assembleia geral, os servidores da educação da cidade de Barra de Santo Antônio decidiram não aceitar as propostas, que consideram indecorosas, por parte da administração municipal e decidiram fazer uma paralisação de advertência nos próximos dias 20, 21 e 22.

A presidente do Sindicado dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), Consuelo Correia, afirmou que os trabalhadores cobram uma defasagem de 8,32%, que era para ser aplicado em janeiro de 2014, e mais 13,10% no mesmo mês de 2015, o que dá um total de 21,42% de diferença nos salários dos servidores da educação.

 

Não abre mão

“O Sinteal está com o trabalhador,  e não abre mão, por ser um índice que compõe o piso salarial profissional regido pela lei federal nº 11.738”, assegura a presidente Consuelo Correia para afirmar que as reivindicações não se restringem só ao índice de defasagem de 21,42%.

 

Caos total

– O Sindicato está preocupado, também, com os investimentos na educação que não existem. Isso sem falar nos programas federais de merenda escolar e PDDE que servem para pequenas compras e serviços nas escolas, que não são aplicados como deveriam. Outro problema é a falta de segurança dos alunos e servidores dentro das escolas, por conta das estruturas físicas que são precárias”, disse a líder sindical Consuelo Correia, para lembrar que há dez dias, caiu uma parte da escola 7 de setembro.

 Com a palavra, a secretária de educação Tânia Sales.

 

Saúde do homem

A Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca está realizando, desde o dia dez deste mês de julho, uma série de ações educativas e preventivas a favor da saúde do homem.

As atividades começaram nas empresas e nos bairos da cidade e comunidades rurais, com o apoio de equipes de profissionais e técnicos das superintendências de Atenção à Saúde, que tem à frente Noélia Barbosa, e de Vigilância em Saúde, Aglaí Tojal, com apoio da coordenação da Promoção da Saúde, Fátima Ramalho, e equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

 

Comemoração

A iniciativa faz parte da celebração ao Dia do Homem, que foi comemorado neste dia 15 de julho em todo o território nacional desde o ano de 1992, e, também, no dia 19 de novembro, em vários países, incluindo o Brasil, com a realização do Novembro Azul.

 

Ações em Arapiraca

 

Na quarta-feira (15), as ações também foram realizadas no Centro Administrativo Municipal, e nas unidades básicas de saúde (UBS), com testes de glicemia (sangue), aferição da pressão arterial, dicas de nutrição com apoio de nutricionistas, orientação acerca das práticas esportivas e exercícios físicos, bem como o teste de massa corpórea (relação peso e altura), entre outras ações educativas e de promoção da saúde.

 

Cavalgada em Limoeiro

A Cavalgada de Padre Cícero, considerada a maior do interior do Estado, acontece neste domingo (19) em Lagoa da Canoa. Na 13ª edição do evento estão sendo aguardadas milhares de pessoas, entre cavaleiros, amazonas, autoridades políticas e demais convidados.

 

Festa religiosa

A Cavalgada não é conhecida apenas por ser a maior em volume e estrutura, mas também como uma das mais tradicionais festas culturais e religiosas do Estado. O evento ainda é bastante democrático, pois quem não tem cavalo participa montado em jegues, jumentos e até mesmo em motocicletas.

 

Concentração

O percurso, com pouco mais de sete quilômetros, terá sua concentração no povoado Mata Limpa a partir das 9 horas. O trajeto contempla as comunidades Pau d’Arco, Capim e, finalmente, chegando na zona urbana por volta das 14 horas, onde cavaleiros e amazonas serão recepcionados com um farto almoço e show com Ponney do Arrocha na Garagem Municipal.

 

Realização

A Cavalgada de Padre Cícero é uma realização da Prefeitura de Lagoa da Canoa e conta com o total apoio dos prefeitos Álvaro Melo e Veridiano Almir, de Feira Grande, além do deputado estadual Jairzinho Lira.

 

 

Maragogi

A Prefeitura de Maragogi, através da Secretaria de Saúde, promoveu na terça-feira (14) no auditório da Coopeagro, a 7ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, o evento teve o objetivo de formatar propostas que servirão para nortear ações de melhorias na área.

 

Mudança

“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço onde se discute e se constrói a política de saúde de uma região. Trata-se de um instrumento legal de participação popular e uma forma de firmar o pacto entre o poder público e a sociedade por mudanças que visem à melhoria do sistema de saúde.” disse o Secretário, Dr. Eduardo Montezuma.

 

 

… Durante todo o dia, profissionais da saúde participaram de palestras, formação de mesas redondas e dinâmicas em grupo, onde foi possível analisar as prioridades locais de saúde e formular propostas para atender as prioritárias demandas da população.

 

… Após passar por 16 países competindo em certames mundiais, o acrobata mineiro Ricardo Machado Cardoso visualizou em Arapiraca o local ideal para ministrar aulas com crianças.

 

… Ele, que é cinco vezes campeão brasileiro de Ginástica de Tumbling, agora integra a companhia Le Cirque, instalada durante todo este mês no estacionamento do Arapiraca Garden Shopping, bairro de Santa Edwiges.