Edmilson Teixeira

15 de julho de 2015

Viçosa – nova visão

Prefeito interino Manoel dos Passos, o Vô como é conhecido, tomou a iniciativa logo que assumiu o cargo (devido o afastamento do titular, Flauber Filho por determinação da Justiça) de reintegrar o município de Viçosa no quadro de associados da AMA. Era até então, o único município alagoano que não estava filiado à entidade, por conta de uma medida tomada pelo gestor afastado, fato que não agradou a direção municipalista.

Viçosa- boi

A iniciativa do Vô foi aplaudida por todos da AMA, cuja sua primeira participação numa reunião este mês, foi para cobrar do governo do estado a conclusão do matadouro público que vai atender o Vale do Paraíba. A obra segundo ele resta apenas 30% para ser concluída. O alerta foi tão valioso em uma reunião que tratava de outro assunto, que a AMA promoveu na última segunda-feira, um amplo debate sobre o fechamento dos matadouros dos municípios, oportunidade em que a equipe do governo se prontificou a cair em campo, a fim de finalizar o de Viçosa.   

Vale do Paraíba

Dirigentes da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal) tiveram um bate-papo está semana na sede da entidade, com a comandante do Batalhão de Policiamento Militar, que funciona na cidade de Atalaia. É o órgão militar  que atende parte da região do Vale do Paraíba, como: Capela, Cajueiro, Chã Preta, Paulo Jacinto, Pindoba e Viçosa. Segundo a idealizadora da reunião, vereadora Micheline Fernandes (Viçosa) foi discutido questões para o bom desempenho dos PMs na região, tanto na parte estrutural, como no aparelhamento das guarnições. O presidente Hugo Wanderley prometeu que a Uveal será um grande parceiro, na busca de melhoramentos junto aos prefeitos e governo do estado.

Capela

O administrador do Hospital Regional de Capela, Dedé Almeida achou espetacular a atuação do SUMU no dia de ontem, para atender uma idosa de 90 anos em Capela, que sofrerá uma queda, ocasionando uma fratura no fêmur. “A paciente chegou a ser a atendida em nosso Hospital, mas era preciso ser conduzida para Maceió. Foi quando acionamos o SAMU, e em pouco mais de 10 minutos aterrissou o helicóptero em nossa cidade”, disse emocionado.  

PEN

Antônio Carlos Chamariz, ex-deputado federal, continua firme com suas andanças pelo interior alagoano, a fim de agregar filiados para o PEN- Partido Ecológico Nacional. Na segunda-feira, esteve na sede da AMA, onde conversou com diversos representantes municipalistas. Para 2016, Chamariz espera contar com a presença do partido em mais de 50% dos municípios alagoanos, cujo propósito é o de lançar candidatos para prefeito e vereadores em grande parte deles.

PSC

Quem viajou para Brasília esta semana, foi o presidente estadual do Partido Social Cristão –PSC- economista Marcos Calheiros. É que o partido convocou todos os presidentes regionais, a fim de discutir sua eleição para o comando nacional do partido. Em Alagoas, segundo Calheiros, o PSC está se firmando por todo interior, e espera em 2016, aumentar o número de prefeitos eleitos, assim  com de vices e vereadores.  

Igreja Nova- bronca

Após duas assembleias na sede do Sindicado dos Servidores Públicos Municipais, ontem o funcionalismo resolveu paralisar as atividades por 72 horas, como forma de repúdio ao prefeito Gusto (PDT). A pressão tem sido grande, é o funcionalismo reivindica uma série de pontos, entre melhores condições de trabalho e reajuste salarial para todas as categorias. Na área de Educação, os profissionais pleiteiam os 13,01% do piso nacional.

Igreja Nova – buraco

A data base das negociações da Educação foi em junho, e ainda não houve uma sinalização de acordo. Além disso, os servidores da pasta reivindicam outros direitos, como:redução da carga horária das séries iniciais do 1º ao 5º e o pagamento do retroativo de 2014 do piso de 8,32%. Já as outras categorias lutam por melhores condições detrabalho, insalubridade, Plano de Cargos e Carreiras (PCC’s) e reajuste digno, seguindo a data base que também acontece no mês de junho. 

Minador do Negrão

Durante o dia de ontem, técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) estiveram no sítio Juazeiro, no interior de Minador do Negrão. Foram na missão de promover uma campanha de vacinação em de bezerras de três a oito meses contra a brucelose. A ação atendeu mais de dez pequenos criadores da região. A iniciativa também teve a finalidade de conscientizá-los sobre a importância de combater a doença em Alagoas. Uma única dose vale para toda a vida do animal. “Desde o dia 1º deste mês, o criador só pode movimentar as bezerras – com até um ano de vida – se tiver feito a vacinação e declarado nos escritórios do órgão de defesa”, informou o diretor-presidente da Adeal, Marcelo Lima. 

Inhapi

Paula Fernandes, Geraldo Cardoso e  a dupla sertaneja Jefferson & Thiago prometem agitar a VII Festa do Carro de Boi de Inhapi, tida hoje como a maior do gênero no Brasil. Tudo vai acontecer num dia só, será no sábado 25 deste mês. Simplesmente a Nestlé do Brasil é quem vai bancar a farra, por meio de um projeto cultural. No ano passado o evento reuniu 600 carreiros, motivo que levou a ser considerado o maior do país, comparado por um canal de TV que cobre esse tipo de festa nos estados de MG,ES,SP,GO e TO, onde a cultura do carro de boi é reconhecida nacionalmente.