Flávio Gomes

12 de julho de 2015

À espera do fim

De Ricardo Noblat, em seu blog: “… No PSDB, o melhor para Aécio seria o impeachment da chapa Dilma-Michel Temer, com a convocação de novas eleições dentro de 90 dias. Nesse período, Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados, presidiria o país. Aécio e Eduardo têm conversado muito sobre o assunto. O senador José Serra (PSDB-SP) e o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) preferem o impeachment de Dilma e a ascensão de Temer. Que governaria até 2018, quando um deles poderia sucedê-lo. Com a discrição que o caso requer, ministros de tribunais superiores medem a temperatura entre seus colegas e avaliam as pressões que sofrem. Uma pedra importante no tabuleiro do poder parece confusa. Lula é o nome dela. Há cerca de 20 dias, ele atirou forte em Dilma, no governo e no PT, acusando-os de estarem abaixo do volume morto. Recuou quando soube que Dilma poderia deixá-lo aos cuidados do juiz Sérgio Moro. Lula admite que Dilma não tem mais salvação. A ser assim, melhor para ele e o PT que ela vá embora logo. Se fosse, Lula e o PT se pintariam para a guerra e voltariam a ser oposição. Até 2018 teriam tempo para montar uma frente de partidos de esquerda que bancaria a candidatura de Lula a presidente. Ou outra candidatura. Pois Lula carece de coragem para entrar em bola dividida.”   

Requentado 

Não há novidade na revelação de Renan Filho de que o governo estadual pretende a construção de um novo porto em Alagoas. Estudos feitos pela equipe do ex-secretário de Planejamento Luiz Otávio Gomes, há três anos, já propunham essa alternativa, inclusive sugerindo a implantação no litoral Sul.

Efeito

Avaliação de experiente político alagoano, hoje sem mandato: Téo Vilela terá dificuldade de viabilizar candidatura dele ao Senado, em 2018: “O sentimento de traição ainda é forte dentre aqueles do grupo político de Téo que foram deixados para trás na campanha de 2014, para facilitar a vitória de Renan Filho”.

Afinidade

A secretária Jeanine Pires tem comemorado o que considera bons resultados com a fusão do Turismo com o Desenvolvimento Econômico, uma novidade do atual governo. O governador Renan Filho tem o mesmo entendimento, considerando que muita coisa de turismo tem a ver com desenvolvimento econômico.

Sem distinção

Importante assessor do prefeito Rui Palmeira diz que a paralisação na Educação, com fechamento de escolas, por conta de greves, gera mais questionamentos da população do que as questões da Saúde. Ainda assim, o prefeito considera os dois setores como dos mais fundamentais e tem dedicado a ambos a mesma atenção.

Há mais

Fernando Falcão não é o único a liderar um grupo de oposição à atual diretoria da OAB/AL. Além do seu grupo há outro, formado por advogados bem mais jovens, onde desponta como liderança o advogado Roberto Mendes Filho. E que, por enquanto, não pretende aderir para formar um bloco único de oposição.

O que será?

Dilma Rousseff ainda não despachou com o ministro do Turismo, Henrique Alves, a quem aceitou por imposição do PMDB. Também nunca recebeu nosso conterrâneo Vinícius Lages, que passou um ano ministro do turismo, outro indicado pelo PMDB. É preciso saber se a aversão é ao partido ou ao turismo.

Opinião

De Carlos Ayres Brito, ex-presidente do STF: “Ninguém está blindado contra qualquer tipo de investigação. Eu não vejo perigo de golpe se as instituições controladoras do poder, o Ministério Público, a própria cidadania, o TCU, se todas essas instituições atuarem nos limites da Constituição, não há que se falar em golpe”.

 

 

*Dilma Rousseff, acuada pelos desacertos na economia, pela pressão política e por ações judiciais, encontrou-se nesta semana, em Portugal, com Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal. Por que tão longe, dá pra desconfiar…

*O comediante Maurício Meirelles se apresenta hoje, em Maceió, com a peça “Não leve a sério 2 + facebullying”. Maurício integra o programa CQC, da TV Bandeirantes, e é bem cotado no YouTube. Às 20 horas, no Teatro Gustavo Leite. Contato: 3317.0865.

*O Centro de Belas Artes de Alagoas dispõe de 45 vagas para cursos de música e arte. As aulas terão início já amanhã. O Cenarte funciona na rua Pedro Monteiro, 108, Centro de Maceió. Interessados em mais informações devem acessar o telefone 3315.7871.

* O Programa Inglês Sem Fronteiras aceita até 26 de julho inscrições para as provas do TOEFL iTP, exame exigido para concessão de bolsas do Ciência sem Fronteiras e outros programas em países de Língua Inglesa. Contato: isfaluno.mec.gov.br.

* O seminário “Sala de Leitura”, da Editora Paulinas e Independence Consultoria, lança o miniconcurso “As Melhores Ações de Estímulo à Leitura de Alagoas”. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 em seminario.saladeleitura@gmail.com.

 

“Naquele tempo o delator foi apenas um. E o Brasil era governado pela rainha Maria, a Louca.”

James Akel

Jornalista, a respeito da opinião de Dilma sobre as semelhanças entre os atuais delatores e Joaquim Silvério dos Reis