Flávio Gomes

9 de julho de 2015

Pecado original

Trechos de editorial da mais recente edição da revista “Veja”: “O pecado original da era petista foi presumir que a conquista da Presidência da República pelo voto fazia do Brasil propriedade privada do partido. Desde o começo do primeiro mandato de Lula, em 2003, o PT acostumou-se a tratar a coisa pública como se fosse sua. Essa apropriação indébita não se deu apenas no campo material, como ficou amplamente comprovado nos escândalos do mensalão e do petróleo, entre tantas investidas dos militantes sobre o Erário. Ela se manifestou fortemente também na tentativa de por as instituições a serviço dos interesses partidários… Lula doou refinarias da Petrobras ao governo da Bolívia como se lhe pertencessem. Dilma Rousseff perdoou dívidas milionárias contraídas com o Brasil por ditadores africanos, usando dinheiro do contribuinte para azeitar a política eterna ideológica do seu partido. Nos dois governos, o BNDES emprestou centenas de milhões de dólares para a construção de um porto em Cuba, hidrelétrica no Equador, metrô na Venezuela e gasoduto na Argentina, como se a infraestrutura brasileira não estivesse absolutamente carente dessas obras…”

Legado

José Thomaz Nonô, presidente regional do DEM, está surpreso com a quantidade de lideranças políticas que o procuram, na sede do partido, para se filiar ou fazer aliança em 2016. O ex vice-governador tem uma explicação para isso: “Sempre fui de honrar compromissos. Nunca faltei com a palavra dada. Nunca traí ninguém.”

No páreo

Nonô, 65 anos de idade, foi seis vezes seguidas deputado federal e diz que sempre participará de eleição, direta ou indiretamente. Quanto a disputar de novo um mandato eletivo, ainda anda engasgado com a derrota ao Senado, em 2006, pelas circunstâncias. E deixa brecha para nova tentativa, em 2018, dependendo da situação.

Turismo

O governador Renan Filho participa hoje, às 10 horas, na Sedetur, da primeira reunião deste ano do Fórum de Turismo de Alagoas, que reúne órgãos oficiais e entidades de classe e visa subsidiar e apoiar demandas da atividade turística, incluindo infraestrutura, promoção e qualificação da mão de obra. Jeanine Pires preside o Foretur.

Cotação

O vereador Raimundo Souza (PROS) está sendo incentivado a concorrer à Prefeitura de Penedo no próximo ano. Médico bastante respeitado, ele foi secretário municipal de saúde e em duas gestões do ex-prefeito Alexandre Toledo ele foi seu vice. Raimundo ainda avalia a possibilidade dentro do seu grupo político.

Destaque

O Anuário Inovação Brasil, ranking elaborado pelo jornal Valor Econômico e pela consultoria Strategy&, aponta a Braskem como a quarta empresa mais inovadora do país. A Braskem se destaca por diferenciais inovadores, como o plástico de origem renovável, e aportes em centros de tecnologias, um deles nos Estados Unidos.

Alternativa

A Usina Petribu, na Zona da Mata de Pernambuco, é a primeira da região a substituir parte do seu canavial pelo plantio de eucalipto. A meta é plantar dois mil hectares por ano até alcançar, em 2021, 18 mil hectares. A Petribu se inspirou numa experiência do Grupo Carlos Lyra, de Alagoas, para fazer a opção pelo eucalipto.

Túnel do tempo

Recordar é viver. É o que demonstra o jornalista Ricardo Noblat, ao lembrar frase da presidente Dilma Rousseff, dita em 2014, à revista “Carta Capital”: “Para obter provas, Justiça e Ministério Público se valeram da delação premiada, método legítimo, previsto em lei. E muito útil para desmontar esquemas de corrupção.”

 

*Foi sepultado ontem, em Maceió, o empresário e homem de sociedade José Otávio Moreira Filho, de tradicional família de Capela. Foi diretor da Usina João de Deus e por um breve período atuou também como desportista, sendo presidente do CRB.

*A Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas realiza hoje Assembleia Geral Extraordinária, às 14 horas, em sua sede. Em pauta, o descumprimento, pelo governo do Estado, Lei nº 6909/08, e outros assuntos de interesse da categoria.

*Acontece hoje e amanhã, no Maceió Shopping, a Semana Municipal de Educação Fiscal.  É uma iniciativa da Secretaria de Finanças de Maceió, em parceria com Secretaria Municipal de Controle Interno, Secretaria da Fazenda, Sebrae e Receita Federal.

* Desde anteontem e até amanhã 30 apicultores alagoanos participam, com apoio do Sebrae, do VI Congresso Baiano de Apicultura e Meliponicultura e III Seminário de Própolis, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus, Bahia.

* Estão abertas as inscrições para o Curso de Emergências Clínico-Cirúrgicas, voltado para estudantes e profissionais médicos, em diversas especialidades clínicas. As aulas serão de 14 de agosto a 4 de setembro, das 19 às 22 horas. Contato: 3023.5460.

*O Clube do Jazz estreia hoje nova temporada, com algumas novidades. O palco será o restaurante Eça de Queiroz, do Hotel Pajuçara, na Avenida Antônio Gouveia, onde há um piano acústico. A abertura da noitada está prevista para as 20h30m.

*A derrota para o Santa Cruz (2×1), depois de abrir o placar e o adversário ficar com um jogador a menos durante todo o 2º tempo, reafirmou que o elenco do CRB é fraco, não tem raça e o time não tem padrão tático definido. Haja reza para ficar na Série B…

 

“Não somos donos do que vai acontecer nas próximas semanas, nos meses seguintes. Mas estamos prontos para assumir. O PSDB sabe governar.”

Fernando Henrique Cardoso

Ex-Presidente da República