Blog do Dresch

8 de julho de 2015

PM otimiza ações no interior

                   A Polícia Militar ganhará duas novas sedes no interior, nos municípios de Delmiro Gouveia e Penedo. Ambas serão construídas pelo Serveal (Serviços de Engenharia do Estado de Alagoas) com recursos do governo do estado. A informação é do Comandante da PM, coronel Lima Júnior, após reunião com engenheiros da Serveal para apresentação dos projetos das bases. “Além de oferecer uma nova estrutura aos nossos policiais, iremos aperfeiçoar o trabalho de policiamento, uma vez que as novas sedes estão localizadas em pontos estratégicos, possibilitando uma resposta mais eficiente da PM na região” explicou o Comandante.

Novas bases da PM 2

                   Como explicou o coronel Lima Júnior, em Delmiro Gouveia a nova sede contará com uma estrutura mais ampla e estará localizada na saída da cidade, na AL 145, próximo ao Campus da Universidade Federal de Alagoas, em um espaço cedido pela municipalidade. Em Penedo, na região sul do estado, a nova sede será erguida ás margens da AL 105, também em uma área cedida pela Prefeitura com dimensões de 60×100. Nesta sexta feira (10), o Comando da PM fará uma visita técnica a esta área, para conhecer o espaço destinado a instituição.

Contra as doações

                   Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, por encomenda da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mostrou que 74% dos brasileiros são contra as doações de empresas para campanhas eleitorais. Ou seja, a maior parte dos entrevistados é contrária ao financiamento empresarial de partidos e políticos. Apenas 16% apoiam a prática, enquanto que 10% não opinaram a respeito. O levantamento apontou ainda que a rejeição às doações eleitorais de empresas é maior entre as pessoas que possuem formação superior (80%) e ganham entre 5 e 10 salários mínimos. Outro resultado interessante obtido pela pesquisa mostrou que 79% dos entrevistados consideram que o financiamento de partidos por empresas estimula a corrupção. Para 12% porém, a prática não tem ligação com a corrupção, enquanto 3% acredita que a medida combate a corrupção e 6% alegou mão saber sobre o assunto. A pesquisa também levantou os partidos dos entrevistados e constatou que os que se declaram favoráveis ao PSDB e a “outros partidos” são os que proporcionalmente mais apoiam a iniciativa, chegando a 22%. Dos favoráveis ao PT, 20% apoiam as doações e para os favoráveis ao PMDB, o percentual é de 19%. Ainda assim, os contrários a medida são maioria tanto entre os eleitores do PT como do PSDB (75% contrários às doações), e também do PMDB (77%). Foram ouvidas 2.125 pessoas entre os dias 9 a 13 de Junho, em 135 municípios de todas as regiões do país, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais. 

 

A voz da experiência

                   O primeiro encontro do chamado Conselho de Desenvolvimento Estratégico do Futebol Brasileiro revelou que ideias e sugestões não faltam para aprimorar o futebol da seleção brasileira. Complicado é aplica-las adequadamente. Participaram do encontro além do técnico Dunga, os ex-técnicos Carlos Alberto Parreira, Sebastião Lazzaroni, Paulo Roberto Falcão e Zagallo. Não compareceram á sede da CBF Luiz Felipe Escolari, Mano Menezes e Vanderley Luxemburgo.

A voz da experiência 2

                   Para Carlos Alberto Parreira, campeão do mundo em 1994, a recuperação do futebol brasileiro passa pela restruturação dos clubes, pela capacitação dos treinadores e pela reformulação do calendário das competições. Defendeu ainda uma atenção especial com a “base da pirâmide” que tem no alto a seleção. Os demais técnicos concordaram com a ideia e também sugeriram uma gestão mais profissional do futebol, começando nos clubes e chegando até a seleção brasileira. Dunga pediu mudanças nos critérios de avaliação dos jogadores. “Alguns fazem dois bons jogos e já é considerado excepcional. Não é bem assim”, afirmou o atual treinador da seleção.

Nove dias entre os latinos

                   Até o próximo dia 13 o Papa Francisco visitará os três países mais pobres da América latina – o Equador, a Bolívia e o Paraguai, fechando a viagem iniciada no último dia 5. No período ele fará 22 discursos e subirá sete vezes em um avião para percorrer 24 mil quilômetros. A participação da Igreja Católica no debate democrático, o respeito pela identidade cultural de cada país, a proteção do ambiente e das famílias que sofrem são temas que o Papa vai abordar, segundo garantiu fontes do Vaticano.

A cor da doença

                   Uma camisinha que muda de cor quando detecta uma doença sexualmente transmissível durante a relação. Essa invenção elaborada por um grupo de estudantes do Reino Unido, garantiu o prêmio TeenTech, destinado a adolescentes com idade entre 11 a 16 anos. Os adolescentes pertencem a Academia Isaac Newton, de Illfort. O preservativo contém uma camada de moléculas que ficam fosforescentes quando entram em contato com bactérias e vírus associados á DSTs. Para clamídia, a camisinha fica verde; para herpes, amarela; para sífilis, azul; e para o papiloma vírus humano, o PPV, roxa.

 

  • Morreu ontem o japonês Sakari Momoi, que desde Agosto passado, ostentava o título de homem mais velho do mundo. Ele faleceu aos 112 anos, segundo informaram as autoridades de Saitama, ao norte de Toquio.
  • Ele faleceu em um hospital da capital japonesa, vitima de insuficiência renal, disse um funcionário da Prefeitura local.
  • A mulher mais velha do planeta é Susannah Mushatt Jones, que nasceu em 6 de Julho de 1899, no estado do Alabama, no sul dos Estados Unidos, completando 116 anos na última segunda feira.
  • A expectativa de vida dos japoneses, em 2013 superou pela primeira vez os 80 anos de idade. As mulheres, barbaridade, têm expectativa de 86 anos.
  • Em Setembro do ano passado, havia 59 mil centenários no Japão, sendo 87% mulheres, de acordo com o governo japonês.
  • O recorde de longevidade provada pertence à francesa Jeanne Calment, falecida em 1997 aos 122 anos.