Roberto Baia

8 de julho de 2015

Duplicação da AL-110

As secretárias de Planejamento, Cícera Pinheiro, e de Indústria, Comércio e Serviços, Myrka Lúcio, estiveram reunidas, nesta quarta-feira (8), com o secretário de Estado de Transportes, Mosart Amaral, e o diretor-presidente do DER/AL, Helder Gazanneo, para acompanharem o andamento do Projeto Executivo da Duplicação da Rodovia AL-110.

O encontro mais uma vez ocorreu na sede da Gerência Regional do DER/AL, em Arapiraca.

 

Avaliação

Também estiveram presentes, o gerente-regional do DER/AL, Raimilson Nascimento; o superintendente-adjunto da SMTT de Arapiraca, tenente PM Willyan Nunes, além de técnicos e engenheiros do DER/AL e da Prefeitura de Arapiraca.

O grupo debateu algumas questões pontuais do projeto, que deve ser avaliado de forma total pelos técnicos e engenheiros da prefeitura, na próxima terça-feira (14).

 

Recursos

O projeto está orçado em R$ 23 milhões para, inicialmente, duplicar quatro quilômetros na área urbana de Arapiraca, e depois avançar mais de 18 quilômetros até a cidade de São Sebastião.

O secretário de Estado de Transportes, Mosart Amaral, voltou reafirmar o compromisso do governador Renan Filho com o desenvolvimento de Arapiraca e Região Metropolitana do Agreste.

A previsão é de que o Projeto Executivo seja concluído no dia 29 deste mês de julho, com data prevista para início da obra no dia 10 de agosto.

 

Sem surpresas

Durante entrevista concedida à Rádio Novo Nordeste, o técnico Vica afirmou não ver surpresas na campanha realizada pelo

alvinegro em 2015, assegurando que tudo que está acontecendo nesta

temporada é fruto de muito trabalho da comissão técnica, diretoria e do

elenco do ASA.

O treinador mostrou-se identificado com o povo arapiraquense e

parabenizou a diretoria alvinegra pelo trabalho e parceria que vem sendo

feita durante todos esses meses de convívio.

 

Emprego

O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que a Medida Provisória que cria o Programa de Proteção ao Emprego, “é confissão da realidade”.

Para Renan, fica claro que o ajuste é “recessivo, desemprega e aumenta impostos”, mas considerou a MP “muito importante”.

Segundo ele, “nós precisamos cada vez mais construir saídas para que esse momento seja ultrapassado”.

 

Crise política

 

O presidente do Senado, Renan Calheiros, comentou as notícias sobre a crise política e econômica enfrentadas pelo governo Dilma.

“É importante que a presidente fale. A democracia existe para que convivamos com diversos pontos de vista, da maneira mais natural possível”, disse Renan.

 

Foi suspenso

Desde terça-feira (7), o Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Arapiraca está passando por uma atualização que acontece em todo o país, suspendendo assim o atendimento no local.

O Sine fica na Casa Integrada do Trabalho (CIT), na Rua São Francisco, bairro do Centro, estando aberto sempre em horário comercial.

 

Será normalizado

Esta atualização para uma nova versão do sistema que está sendo instalado é uma determinação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Segundo a secretária Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), Myrka Lúcio, o atendimento só será normalizado na próxima segunda-feira (13).

 

Orientação profissional

O Sine atende, diariamente, uma média de 600 pessoas, tendo a atribuição de encaminhar e viabilizar a inserção dos arapiraquenses no mercado de trabalho e promovendo ações de orientação profissional, intermediação de mão-de-obra, habilitação de seguro-desemprego e cursos profissionalizantes, entre outros. Aos interessados, contatar os telefones (82) 3522-1902 e 8833-4354 ou pelo site maisemprego.mte.gov.br.

 

Melhorou

Os indicadores de endividamento do consumidor da capital alagoana voltaram a melhorar no mês de junho quando comparados a maio, aponta pesquisa do Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD), em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços (CNC).

 

… O Índice de Endividamento do Consumidor (IEC) entre os meses de maio e junho caiu pela quinta vez no ano, passando de 63,1% dos entrevistados para 62,4%, uma variação de 1,1%.

 

 

… Em relação ao mesmo período de 2014, aconteceu uma queda de 14%, demonstrando em 12 meses que o resultado é muito favorável. Na média, 2015 registrou 63% de taxa de endividamento, contra 67,3% verificada em 2014.

 

… A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Semov) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), colocou calçamento e sinalizou a Rua Professora Amália Fragoso, no Centro da cidade. Os serviços de sinalização vertical foram concluídos na manhã de quarta-feira (8).

 

… As melhorias na via, perpendicular à Rua Boa Vista, que dá acesso a residências, comércios e ao depósito de um supermercado na área central, fazem parte do Plano Municipal de Circulação, Mobilidade e Acessibilidade de Arapiraca. O plano prevê intervenções de obras no trânsito e na infraestrutura da cidade para garantir o direito de ir e vir do cidadão arapiraquense.