Roberto Baia

3 de julho de 2015

Serviço público

 

Neste mês de julho, os trabalhadores municipais da Prefeitura de Arapiraca estão recebendo cursos de formação diversos. O primeiro iniciou na quarta-feira (1º), no auditório da Escola de Governo, bairro de Santa Edwiges.

Com a temática “Instrução Processual”, ministrado pela facilitadora Mainara Rocha, o curso atenta para o fato de a prefeita Célia Rocha querer assegurar a qualidade do serviço público e a valorização e desenvolvimento do servidor.

Além de Mainara Rocha, estavam na mesa de abertura a secretária Municipal de Gestão de Pessoas, Patrimônio e Documentos (SMGPPD), Salete Amorim, e a diretora do Departamento de Gestão de Pessoas, Ana Valéria Peixoto, que deram as boas-vindas aos participantes.

 

Capacitação

“Estar sempre dinamizando e aprendendo mais no trabalho, com cursos de capacitação como este, é um dos fatores que internalizam os valores de mudança dentro do servidor – o que acaba se tornando em ações diárias concretas”, diz a secretária. O treinamento ocorreu ainda nesta quinta-feira (2) e no próximo dia 17.

 

Parceria

Outros cursos estão sendo ofertados também, alguns em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Aos servidores interessados, procurar o Departamento de Gestão de Pessoas, na SMGPPD, no Centro Administrativo Antônio Rocha.

 

Setor sucroalcooleiro

A informação é do jornalista João Mousinho: O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Açúcar do Estado de Alagoas (STIA/AL), Jackson de Lima Neto, realizou um balanço da atual situação da crise do setor sucroalcooleiro de Alagoas e avaliou o cenário econômico do País, o que não vem contribuindo para o crescimento da economia como ocorreu na última década.

 

Queda de preços

Há, pelo menos, cinco safras, os produtores nacionais sofrem com a queda de preços no mercado internacional, com as dificuldades internas decorrentes do preço do etanol, um produto do setor sucroalcooleiro nacional que vem perdendo competitividade ao concorrer em condições desiguais com a gasolina de preço administrado. Os preços gasolina artificialmente mais baixos que o do etanol, com a justificativa de segurar a inflação, prejudicaram os setores produtores da energia renovável e limpa, como a do etanol.

 

Produção nacional

Jackson destacou que a produção nacional de etanol caiu 16 bilhões de litros, em 2009, para 13 no ano passado; acarretando até mesmo no fechamento de algumas unidades menos competitivas em um setor que emprega mais de um milhão de trabalhadores no País.

 

 

 

Cortadores de cana

Esse é o cenário nacional. Mas, o Nordeste e, principalmente Alagoas, sofre mais com este cenário de dificuldades no setor sucroalcooleiro. Em Alagoas, o setor emprega mais de 50 mil cortadores de cana e mais de 15 mil trabalhadores na indústria.

 

Luziápolis

Na quarta-feira, 1º de Julho, estudantes da rede Municipal de Ensino participaram do plantio de aproximadamente 500 mudas de árvores de várias espécies durante a culminância do projeto de recuperação da mata ciliar do Rio Escorrega no Distrito de Luziápolis no município de Campo Alegre.

 

Empenhados

O projeto já existe a cerca de um ano, e nesse período os alunos que integram o projeto estavam empenhados na produção das mudas em um viveiro, onde houve a preocupação desde o plantio das sementes e acompanhamento das mudas até o momento do plantio na área de reflorestamento.

 

Coordenação

O projeto foi idealizado e é coordenado pelo professor Antonino Lopes dos Santos e conta com a participação de 44 alunos do Ensino Fundamental matriculados na Escola Municipal Pedro Oliveira Santos, onde o projeto vem sendo desenvolvido.

“Esse momento é a realização de um sonho, estávamos muitos ansiosos para esse dia, contribuir com o nosso planeta, e esse foi apenas o primeiro plantio de muitos que iremos realizar”, destacou o professor Antonino.

… Os novos mapas territoriais divulgados, na semana passada, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirmaram as informações colhidas pelo Departamento de Geoprocessamento da Prefeitura de Arapiraca.

 

… O órgão é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, sendo uma referência para outras cidades, inclusive capitais do Nordeste, como Aracaju e Recife, que já enviaram técnicos e especialistas para conhecer de perto o trabalho desenvolvido no setor de mapeamento e coleta de dados para adoção de políticas públicas em diferentes áreas sociais.

 

… De acordo com o especialista do Departamento Municipal de Geoprocessamento, Júlio Cesar dos Santos, o IBGE apenas atualizou os dados cartográficos do município de Arapiraca.