Blog do Dresch

3 de julho de 2015

DER vai duplicar rodovia em Arapiraca

                   Assim que diminuir o período de chuvas no Agreste, possivelmente em Agosto, a AL-110 será duplicada. As obras, em uma extensão de 4 km, exatamente na área urbana de Arapiraca, serão realizadas pelo DER, anunciou o Secretário do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral. Paralelo á duplicação, o orgão também pretende restaurar o trecho da rodovia que liga Arapiraca a São Sebastião, em um total de 26,5km, o que certamente irá otimizar o fluxo de veículos na região, garantindo o escoamento da produção agrícola e oferecendo mais segurança para quem por ali trafega.

Morre o “Schindler britânico”

                   Aos 106 anos de idade, faleceu na última quarta feira, Sir Nicholas Winton, conhecido em todo o mundo como o “Schindler britânico”. Na Segunda Guerra ele salvou 669 crianças tchecas e eslovacas, a maioria judias, dos campos de concentração nazistas. O anúncio da sua morte foi feito pelo Rotary Club de Maidenhead, do qual ele era membro. “O mundo perdeu um grande homem. Não podemos jamais esquecer a humanidade demonstrada por Sir Nicholas Winton ao salvar tantas crianças do holocausto” publicou o primeiro-ministro inglês, David Cameron, no Twitter. Nicholas Winton era um jovem funcionário da Bolsa de Londres em 1938, quando foi a Praga a convite de um amigo que trabalhava na embaixada britânica. Parte da Tchecoslováquia estava nas mãos dos nazistas e foram criados campos de refugiados. Em um hotel de Praga, Winton recebia pais judeus à procura de segurança para seus filhos. A ajuda consistia em conseguir um visto para a Grã Bretanha, uma família adotiva para cada criança e levantar verba para o transporte de trem. Entre março e agosto de 1939, Winton conseguiu transportar 669 crianças para o seu país, em oito trens. O nono trem, com 250 crianças, foi bloqueado pela entrada da Grã Bretanha na guerra e as crianças desapareceram. Sir Winton foi ordenado cavaleiro pela Rainha Elizabeth II em 2002 e recebeu muitos outros prêmios em diversos países europeus por sua façanha.


Equipamentos para presídios

                   O Ministério da Justiça anunciou ontem a aquisição de 4.419 equipamentos de inspeção eletrônica para estabelecimentos prisionais. As máquinas serão distribuídas a todos os estados. Foram adquiridas 121 esteiras de raios-X, 564 detectores de metal em versão portal, 2.614 detectores de metal manuais e 1.120 detectores em versão banqueta. Esta substitui a revista íntima, com a pessoa sentada em um banco que faz a detecção de objetos, eliminando assim a necessidade da pessoa tirar a roupa. A banqueta de raios-X detecta objetos metálicos, como explosivos, aparelhos ou chip de celular, armas brancas e de fogo.

Carne do Brasil para os EUA

                   Em um prazo de 60 dias, 13 estados e o Distrito Federal poderão exportar carne in natura para os Estados Unidos, segundo anúncio feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. No momento somente é permitida a venda de carne industrializada para o mercado norte-americano. O Departamento de Agricultura dos EUA publicou a decisão em seu site, assinalando o reconhecimento sanitário do rebanho brasileiro, após 15 anos de negociações. A medida beneficia Bahia, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Carne do Brasil para os EUA 2

                   Todos os estados autorizados para exportar carne in natura para os EUA estão livres da febre aftosa e com a vacinação dos rebanhos em dia. A expectativa é que daqui a cinco anos o Brasil esteja exportando cerca de 100 mil toneladas anuais de carne bovina para o mercado norte-americano. Segundo a ministra Kátia Abreu em nota publicada por sua assessoria a decisão do governo americano vai ampliar o acesso da carne brasileira a novos mercados, depois de passar um atestado internacional de segurança para o produto nacional.

Ônibus a hidrogênio

                   A cidade de São Paulo saiu na frente e já utiliza os primeiros ônibus para transporte urbano movidos a hidrogênio. Os veículos têm tecnologia de propulsão que não emite poluentes, já que os escapamentos eliminam apenas vapor d’água. Além disso, oferecem mais espaço aos usuários, aperfeiçoamento dos sistemas de controle, integração a bordo e nacionalização de todo o sistema de tração. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, esses ônibus apresentam 45% de energia renovável, 31% a mais que no resto do mundo, o que coloca o Brasil em posição de destaque mundial. Além do Brasil, somente Alemanha, Canadá e Estados Unidos podem desenvolver e operar esse tipo de coletivo.

Ônibus a hidrogênio 2

                   As carrocerias dos veículos têm desenhos de pássaros da fauna brasileira e foram batizados com o nome de três espécies: Ararajuba (ave da Amazônia que representará as regiões Norte e Nordeste); Tuiuiú (ave símbolo

do Pantanal) e Sabiá Laranjeira considerada por decreto presidencial um dos quatro símbolos nacionais. Os desenhos são para assinalar que o projeto é totalmente nacional, financiado com recursos próprios. Os testes da utilização do hidrogênio como combustível para os coletivos iniciaram em 2010 e desde então vem superando as expectativas.

 

 

  • A Televisão por assinatura esta presente em apenas 13,1% dos domicílios do Estado, em um total de 127.188 assinantes registrados no mês de Maio. A informação é da Agência Nacional das Telecomunicações.
  • Maceió concentra mais de 78% das assinaturas, com 99.568 assinantes, seguida de Arapiraca, com 4.201 e Rio Largo com 2.346 mil.
  • Na Região Nordeste, proporcionalmente, o Rio Grande do Norte é o estado com maior densidade de assinaturas, com 22,9% dos domicílios, seguido pelo Ceará (15,8%), Pernambuco (14,4%) e Bahia (13,8%).
  • Alagoas (13,1%) aparece em quinto lugar, seguido por Sergipe (13%), Paraíba (12,7%), Maranhão (9%) e Piauí com 8,3%.
  • No país a maior densidade da TV por assinatura é de Brasília com 55,6%, seguida por São Paulo (51,1%) e Rio de Janeiro (45,4%).
  • Ainda segundo a Anatel, entre as empresas a Telemax (Claro/Embratel/Net) lidera o mercado com 51,72%, depois aparece a Sky/DirectTV com 28.90%. Em terceiro esta a Oi (6,04%) e a GVT (4,9%).