2 de julho de 2015

O que é utopia?


“Utopia é a ideia de civilização ideal, fantástica, imaginária. É um sistema ou plano que parece irrealizável, é uma fantasia, um devaneio, uma ilusão, um sonho. Do grego “ou+topos” que significa “lugar que não existe”.”

“No sentido geral, o termo é usado para denominar construções imaginárias de sociedades perfeitas, de acordo com os princípios filosóficos de seus idealizadores. No sentido mais limitado, significa toda doutrina social que aspira a uma transformação da ordem social existente, de acordo com os interesses de determinados grupos ou classes sociais”.

Na medicina podemos pensar em várias utopias. O atendimento médico para todos os brasileiros! Digno e a tempo e a hora quando qualquer um ser humano necessite. Seja na urgência ou emergência. Nos exames complementares e principalmente nos exames para a prevenção!

Na segurança: O direito de ir e vir livremente nas cidades a qualquer hora do dia ou da noite. A possibilidade de passar numa banca de revista e deixar o pagamento pelo jornal do dia numa caixa ao lado do mesmo. De não necessitar alarme no carro só uma simples tranca ou trava na porta. Ônibus só com motorista onde o usuário deixa o pagamento numa caixa e pega seu troco. Vi isso recentemente em Santiago do Chile.

Como usuário de um serviço prestado pelo estado. Marcada uma ligação de gás em sua residência e o técnico chegar no horário determinado. Não chegar antes ou depois. Não ir embora antes de falar com o usuário.

No serviço de telefonia móvel. A prestadora não fazer cair a ligação. Em viagens intermunicipais ficar sem sinal por horas a fio. Utopia!