Flávio Gomes

30 de junho de 2015

Fim de um ciclo

Do jornalista Ricardo Noblat, em seu blog: “… Lula está furioso com a companheira Dilma. Ele a acusa de não ter usado o poder do cargo para impedir que a Operação Lava-Jato, comandada pelo juiz Sérgio Moro, chegasse até onde chegou. Mas como Dilma poderia atender à vontade de Lula se ela se reelegeu com base em mentiras, lidera um governo cada vez mais fraco, e seu desempenho só é aprovado por 10% dos brasileiros? O fato é que Lula cobra de Dilma o que ela não pode dar. Ou talvez não queira dar. Poucas coisas boas ficarão do período Dilma. Uma delas, a justa fama de não ter atrapalhado o combate à corrupção. Ela quer ser lembrada como a “faxineira ética”. As críticas de Lula a Dilma, compartilhadas com os religiosos que o visitaram no Instituto Lula, deixam nu um político que não entende a real dimensão da crise do PT e da esquerda. A crise deriva dos erros cometidos por Lula e Dilma. O pai da crise é ele. A mãe, ela. De nada adianta Lula sugerir a Dilma que vá para a rua falar com o povo. Ela não tem o que dizer. O PT, tampouco. Envelheceram o discurso e os métodos do Sr. Brahma, como Lula foi chamado por alguns empreiteiros. É um ciclo político que se esgotou. Apenas isso, e nada mais.”

Segurança

O governador Renan Filho anda empolgado com a redução dos índices de violência no Estado. Dados dos primeiros cinco meses de gestão indicam que em Maceió os homicídios diminuíram em 35%, num comparativo com mesmo período de 2014. E a cidade, que era a capital em 1º lugar em homicídios, agora está em 5º.

 

Educação

Outro motivo de satisfação do governador: o plano para implantação de escolas de tempo integral. Uma está em funcionamento, em Maceió, desde março, e outras 13 devem ser instaladas até o final do próximo ano – duas delas também na capital. Todas são de 2º grau, com professores exclusivos e com ensino profissionalizante.

 

Enfim

Demorou, mas finalmente a Assembleia Legislativa de Alagoas vai debater, na próxima 3ª feira, 30, a crise do setor sucroalcooleiro. A situação é gravíssima, a pior de toda a História, e inclui usineiros, fornecedores de cana, empregados e prestadores de serviços e produtos. Participarão representantes de todos esses segmentos.

Reconciliação

Depois de conversar com Dilma Rousseff, Renan Calheiros mudou o tom em relação ao governo. Por exemplo, as declarações do presidente do Senado sobre a decisão da Câmara de reajustes todos os benefícios da Previdência Social à correção do salário mínimo são na linha do Planalto. “Essa é crucial para a sociedade brasileira”, diz.

 

Cotado

As especulações sobre a possibilidade de Rui Palmeira deixar o PSDB demonstram que a reeleição do prefeito é viável. A tendência é ele continuar no ninho tucano. Depende, apenas, de ser protagonista das decisões do PSDB. Afinal, hoje Rui é uma estrela do partido, assim como os deputados Rodrigo Cunha e Pedro Vilela.

 

Acervo

O historiador Geraldo de Majella ressalta em seu blog, no portal Cada Minuto, que está disponível um amplo material sobre a História de Alagoas, catalogado pelo jornalista Ediberto Ticianelli, em www.historiadealagoas.com.br. Lá se encontram textos e fotos inclusive de episódios históricos recentes, como o movimento estudantil.

 

Opinião 

De Paulo Guedes, em “O Globo”: “São reacionárias as vozes do establishment ante os ventos de renovação. O novo ministro do Supremo Tribunal Federal declara a insuficiência condenatória das delações premiadas, assim que empossado. O ministro da Justiça diz que seria abuso de poder impedir a participação das empresas acusadas no novo programa de concessões.”

 

*Givaldo Kleber produz e apresenta amanhã, na Rádio Difusora AM, “um especial com os maiores nomes da música nordestina de todos os tempos”, como ele próprio define. Em dois tempos: a partir das 7h30m, com reprise à tarde, das 13 às 19 horas.

*O São João organizado pela Prefeitura de Maceió, em Jaraguá, tem como atrações de hoje Mastruz com Leite, Messias Lima, Xote.Com, Zé Maravilha, Grupo Azueira, Heberth Azul, Zé do Brejo, Trio Forró Quentão e Forrozão Tradição Nordestina.

*Amanhã, no encerramento da festa de Jaraguá, irão se apresentar Magníficos, Lula Sabiá, Benedito Pontes com Banda Pé no Chão, Jaques Setton,Agrício do Acordeon, Trio Mistura Fina e Zé do Brejo. A abertura dos shows é às 20 horas.

*No Benedito Bentes, a festa junina organizada pelo vereador Silvânio Barbosa, com apoio do governo do Estado, tem como atrações de hoje Quadrilha Amanhecer do Sertão, Forró Estação e Geraldo Cardoso. Na Praça Padre Cícero, às 20 horas.

* A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação e a Coordenação do Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia da Ufal lançaram edital sobre seleção para mestrado e doutorado em Química e Biotecnologia. Inscrições só até amanhã.

* A Escola de Magistratura Federal da 5ª Região, Núcleo Alagoas, recebe inscrições até 3ª feira para o 8º Concurso de Monografias, que homenageia o desembargador Paulo Machado Cordeiro e visa discutir o papel do juiz no novo Código de Processo Civil.

*O ASA volta a jogar hoje em Arapiraca, pela Série C do Campeonato Brasileiro. Vai enfrentar a boa equipe do Cuiabá (MT), às 16h30m, no Estádio Municipal. A torcida alvinegra precisa prestigiar o clube, indo ao estádio para torcer.

 

“O Brasil está atrasado. A regulação da mídia aqui é de 1962. Não tinha nem fax.”

Luiz Inácio Lula da Silva

Ex-presidente da República, em mais uma manifestação de desapreço à imprensa que tanto contribuiu para ele chegar aonde chegou, politicamente