Flávio Gomes

27 de junho de 2015

O caminho das pedras

Do jornalista Carlos Brickmann: “… Não gosta de uma entrevista? Mude de canal, vire a página, desligue a TV, destine o jornal à reciclagem, decida nunca mais assistir a um programa daquele cavalheiro que o irrita, ou a ler aquilo que ele escreve. Este colunista tem algumas pessoas na lista dos não acompanháveis: se estiverem na TV, se seu nome aparecer num veículo impresso, não será visto nem lido. Querer que ele morra, por quê? Por pior que uma pessoa seja, servirá ao menos de mau exemplo. Só que os ódios estão se agravando. O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, já insulta publicamente, pelo Twitter, quem é contra suas iniciativas. A troca de insultos entre alguns pastores evangélicos e adversários de suas iniciativas há muito tempo ultrapassou as fronteiras da convivência entre contrários. E até que ponto os incidentes de violência contra seguidores de religiões não majoritárias estarão buscando sua força nesse ódio, tão divulgado e incrementado pelos meios de comunicação?… Quando um pastor conhecido, com muitos seguidores, ataca um jornalista conhecido, e recebe um palavrão no ar, como resposta, aonde estamos chegando? Já não se trata daqueles malucos eventuais que assassinam porque chegaram à conclusão de que a vítima é um demônio disfarçado. É ódio organizado. E isso, já mostrou um tirano austríaco que na primeira metade do século passado chegou ao poder na Alemanha, não pode acabar bem.”

Argumento

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), justifica a convocação dos ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Lula para a reforma política: “A causa do fracasso das tentativas de mudanças da política é porque nunca se envolveu, num esforço só, todos os poderes da República”.

Sem sentido

A Câmara Municipal de Maceió concedeu a Comenda Pontes de Miranda ao presidente do PRB, Marcos Antônio Pereira, que recebeu da Assembleia Legislativa a Comenda Tavares Bastos. A ALE concedeu também ao senador Marcelo Crivella (PRB/RJ) a Comenda Zumbi dos Palmares. Merecimento, que é bom, zero.

Intolerância

O deputado estadual Dudu Holanda (PSD) requereu a retirada do termo “ideologia do gênero” do Plano Estadual de Educação.  Justificativa: “Esse tema já foi superado. É prego batido em pedra virada. Em tom mais popular, digo que esta safadeza não será inclusa nas escolas públicas da rede municipal, estadual ou particular”.

Compensação

A Prefeitura de Maceió está estudando a melhor forma de cortar, sem causar comoção, 138 árvores do canteiro central das Avenidas Fernandes Lima e Durval de Góis Monteiro, que estão em risco de cair. David Maia, secretário do Meio-Ambiente, garante que para cada árvore suprimida serão plantadas outras três.

Motivação

De 10 a 12 de julho será realizado no Hotel Ponta Verde Maceió o programa de imersão Carpe Diem, inspirado na expressão latina “Carpe Diem”, que significa “colha o dia” ou “aproveite o momento”. Serão 40 horas de imersão, com os especialistas César Araújo, Nelson Menezes, Gleide Villela e Elisangela Macedo. Contato: 8833.4346.

Forró

O São João da Prefeitura de Maceió tem hoje, em Jaraguá, Amazan, Luan Estilizado, Zé Mocó, Olha o Xote, Luana Costa, Índio Catuaba, Tinan Rodrigues e Saldoval do Forró. Para o Benedito Bentes o vereador Silvânio Barbosa anuncia, também para hoje, Coco de Roda Arco Íris, Ivana Pink e Poney, o Rei da Sofrência.

Sugestão

Do jornalista Ricardo Noblat: “Se quiser, Lula acaba  num piscar de olhos com a campanha ‘sórdida e de ódio contra ele’, conforme  nota assinada pelos 13 senadores do PT – três deles envolvidos com a Operação Lava Jato. É simples: manda Okamotto, contador de sua família, à CPI da Petrobras levando todas as informações sobre cada uma das viagens e palestras que ele, Lula, fez. Prova que nada tem a esconder.”

 

*Do desembargador João Pedro Gebran Neto, sobre habeas corpus pedido por Maurício Ramos Thomaz em favor do ex-presidente Lula: “Aventura jurídica prejudicando e expondo o próprio ex-presidente, vez que foi proposto à sua revelia”.

* O “MPB em Foco” de hoje, das 11 às 12h30m, na Educativa FM, abordará os 50 anos de carreira de Gal Costa, homenageará o saudoso cantor e compositor alagoano Roberto Becker e apresentará o novo disco do cearense Alcymar Monteiro.

*O Iloa Resort, da Barra de São Miguel, promove hoje o “Arraiá da Família”, com a quadrilha Explosão Nordestina e Jaques Setton com trio pé de serra. A diária para casal, com meia pensão, dá direito a duas crianças de até 11 anos. Contato: 3272.1205.

O “Sábado Divino” de hoje, no Resturante Divina Gula, será dedicado aos festejos de São João, com o samba de roda substituído pelo forró. A ambientação será também de acordo com a época. A partir das 16 horas. Informações: 3235.1016.

 

*No Iate Clube Pajussara, na orla de Pajuçara, hoje é dia da tradicional Festa dos Pedros, com o trio Coroas do Forró e a banda Forró Pesado, de Garanhuns. A diretoria recomenda traje típico. Abertura às 22 horas. Informações: 3231.8877.

*O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas promove hoje a festa junina da categoria. O “Arraial dos Jornalistas” começa às 21 horas, na casa de eventos Chez Marie, no Barro Duro. Com o Trio Arriégua, comidas típicas e bebidas.

*Hoje é dia de sentar em frente à TV e assistir futebol torcendo à distância: pela Série B do Brasileiro, Mogi Mirim x CRB, às 16h30m; pela Copa América, logo depois, às 18h30m, Brasil x Paraguai, valendo vaga na semifinal.

 

“Nosso estoque de extintores de incêndio não está no fim, mas está começando a ficar comprometido”

Eliseu Padilha

Ministro da Aviação Civil e membro da coordenação política do governo Dilma