Roberto Baia

26 de junho de 2015

Eleições em Arapiraca

A prefeita Célia Rocha já se articula nos bastidores para garantir a sua reeleição.  Até momento pelo menos mais três nomes surgem no cenário político arapiraquense já de olho nas eleições de 2016. São eles: advogado e professor Rogério Teófilo, empresário Adoniran Guerra e o deputado estadual Tarcizo Freire.

 

Reaproximação

Embalada e com novo fôlego depois de superar uma crise em seu governo, fato atribuído a crise financeira e incompetência de alguns auxiliares mais próximos, a prefeita arapiraquense poderá se reaproximar do ex-aliado político Rogério Teófilo, cujo irmão Ricardo Teófilo é o atual superintendente da municipal de Transportes e Trânsito.

Teófilo enfrentou a prefeita nas últimas eleições e perdeu por um pouco mais de seis mil votos.

 

Greve na Canoa

 

A informação está no site arapiraquense 7segundos: Na manhã de ontem (25), os servidores municipais da Educação do município de Lagoa da Canoa realizaram um protesto em frente ao prédio da prefeitura. Os professores reivindicam o reajuste salarial de 13.01% , mas o município só ofereceu 8% parcelado em duas vezes.

 

Sem diálogo

Ainda de acordo com o 7segundos, apesar da pressão, os  professores não foram recebidos pelo prefeito Álvaro Melo. Segundo os manifestantes o presidente da Câmara de Vereadores foi quem esteve no local .  O presidente teria afirmado aos professores que esteve com o prefeito Álvaro Melo que mandou um recado para os manifestantes : “Não quero conversa nem com os professores e nem com o Sindicato, podem procurar a justiça”, teria afirmado o prefeito.

 

 

Vai parar

Sem conseguir nenhum avanço nas negociações, a categoria decidiu que, a partir da próxima quinta (01), vai paralisar todas as atividades no município.

 

Negociações

Desde abril a categoria tenta entrar em acordo com os gestores municipais,  mas há divergências no percentual de reajuste. De acordo com o presidente do Núcleo do Sinteal de Lagoa da Canoa, Cristiano Francisco, no início das negociações a categoria reivindicava 18%, mas a prefeitura só ofertou 6% de reajuste. Depois em novas negociações os professores solicitaram o reajuste nacional que foi de 13.01%. A contraproposta da prefeitura de Lagoa da Canoa foi de 8%, parcelado em duas vezes.

 

 

Festa no interior

A cidade de Arapiraca está tomada por festas neste mês de junho. São quatro polos de eventos espalhados pelos bairros, além de 10 arraiais comunitários.

Há atividades no segundo maior município de Alagoas desde o dia 12 deste mês, no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, Praça Luiz Pereira Lima (antiga Praça da Prefeitura), Sesc Arapiraca e, em breve, no Parque Municipal Ceci Cunha, local onde está sendo montada uma cidade cenográfica, representando um regresso ao interior sertanejo.

 

Acompanhando

A imprensa alagoana está acompanhando também, além destes polos, as 10 comunidades habilitadas em 2015 no 13º Concurso de Resgate às Tradições Juninas, levando o arrasta-pé e as quadrilhas para a porta de casa do arapiraquense.

 

Arraiá Pisoteio

A jovem estudante Elaine Oliveira foi uma das entrevistas pelo personagem Zé Caipira, do programa Boletim de Ocorrência, que vai ao ar pela TV Alagoas. “É lindo ver toda essa gente nas ruas, prestigiando o esforço dos quadrilheiros e dos organizadores destes arraiais”, diz ela, acompanhando o Arraiá Pisoteio, nas Batingas.

 

Boa escolha

O atual bicampeão Arraiá Forró na Roça, da Vila São Francisco, veio este ano com uma temática que relaciona o barro com o sertanejo, indo além: o momento da Criação.

O homem, segundo as Sagradas Escrituras, veio do barro e dele tirou seu sustento – artesanato, confecção de casas no interior nordestino etc.

 

Fez bonito

Na véspera de São João, na terça-feira (23), a comunidade fez bonito participando e interagindo do festejo, em reverência ao 13º Concurso de Resgate às Tradições Juninas.

Na cidade cenográfica montada – a partir do barro –, havia uma linda igreja, com os santos juninos, fonte e a casa do fazendeiro, contando com utensílios antigos a dar uma ambiência interiorano ainda maior.

 

… As festividades Juninas começaram pra valer a partir de terça-feira (23) e se estendem até o próximo dia 04 de julho na comunidade de Palmeira de Fora, em Palmeira dos Índios.

 

… O clima junino e a tradição da fogueira tomam conta dos moradores do pequeno lugar que se preparam para os festejos de São João. No Arraiá Matuto de Opinião, montado na Praça Lili Barros, haverá apresentação de quadrilhas juninas e apresentação do trio de forró Abanos. 

 

… Na quarta-feira, 24 de junho, houve apresentação de quadrilhas juninas e bandas de forró. Doce Desejo e Trio Supapo, fizeram a festa para os moradores sedentos por forró. “Assim como o carnaval, as festas juninas são muito aguardadas pelos nordestinos. Logo, não podemos deixar de realizar todo ano essa festa em nossa comunidade” destacou o vereador Júlio Cezar.